menu
Partilhar

Como congelar arroz

 
Por Redação umCOMO. 28 novembro 2020
Como congelar arroz

Congelar alimentos é um procedimento normal em muitas casas, tanto na intenção de conservá-los em bom estado quanto para consumi-los em porções menores. Graças à refrigeração e congelamento, é bastante fácil preparar pratos que duram a semana toda, caso você não tenha tanto tempo para cozinhar ou porque precisa fracionar a alimentação para levar comida para o trabalho.

O arroz é um dos ingredientes mais usados na cozinha em geral e é bastante útil saber quais as melhores formas de conservá-lo para que ele dure e possa ser bem aproveitado. Mas, será que isso realmente pode ser feito? Se você quer saber como congelar arroz cozido, no umCOMO te contamos se é recomendável fazer isso, o passo a passo que você deve seguir e os melhores conselhos para descongela-lo e consumi-lo novamente.

Também lhe pode interessar: Como congelar salsão

Pode congelar arroz?

O arroz pode ser congelado, mas o melhor método para fazer isso vai depender de como você optou por cozinhá-lo: se é um arroz seco, branco ou cozido, ao forno ou frito, você pode congelar sem nenhum problema e sem maiores preocupações, somente as de seguir as recomendações corretas antes de colocar o alimento no congelador.

Por outro lado, se é um arroz feito com sopa, caldo ou mais melado é melhor não congelar o alimento de uma só vez. Se você decidir congelar todo o arroz que sobrou na panela, nesse caso, ele não vai congelar corretamente e, na hora de descongelar, será quase impossível de consumi-lo – os grãos e o restante dos ingredientes provavelmente estarão moles e com sabor desagradável.

Porém, no umCOMO, recomendamos que, caso você queira congelar pratos que contenham arroz com caldo ou mais melado, use um coador para remover o caldo da receita e congele tudo separadamente, em diferentes recipientes. Dessa forma, você poderá consumir, posteriormente, tanto o caldo quanto o arroz. Tenha em mente que os grãos sempre vão ficar afetados, e nunca com a textura original, diferentemente do que ocorre com o arroz seco.

Se você quiser conhecer mais truques para congelar alimentos previamente cozidos, como o arroz, te recomendamos que você dê uma olhada no artigo do umCOMO sobre esse assunto. E, você também pode se interessar por conhecer o processo de congelamento destes outros alimentos:

Como congelar arroz: passo a passo

Começamos com o passo a passo de como congelar arroz. Antes de congelar o arroz branco ou de outro tipo, é importante que você respeite os tempos caso ele esteja recém-cozido. Dessa forma, deixe que o arroz descanse em temperatura ambiente até que o vapor desapareça. Saiba, ainda, que não é necessário colocá-lo na geladeira antes de congelar: só deixar o alimento descansar já é suficiente.

Adicionar um pouco de óleo vegetal ao arroz também é bastante positivo para conservar os grãos separadamente, evitando que eles grudem e mantendo uma boa textura.

Levando em consideração o que dissemos acima, siga o passo a passo de como congelar arroz corretamente:

  1. Coloque o arroz em um pedaço de papel filme. Divida o arroz em pedaços diferentes para criar porções, de acordo com a quantidade que você quer congelar.
  2. Envolva o arroz no papel criando, dessa forma, “pacotes” que vão proteger os grãos do gelo.
  3. Guarde os pacotinhos em uma sacola hermética, própria para congelador. Se você não tem uma dessas, use um recipiente plástico que fique muito bem fechado.
  4. Certifique-se de tirar todo o ar possível que possa existir na sacola antes de fechá-la. Assim, o arroz se manterá fresco.
  5. Coloque o recipiente ou o saquinho dentro do congelador. Faça com que, caso você guarde várias sacolas com diversas quantidades de arroz no mesmo recipiente, elas estejam esticadas e planas. Isso vai fazer com que não forme gelo ao redor delas, o que vai tornar mais fácil aquecê-las novamente no futuro.
  6. Coloque o recipiente no congelador em um local afastado de alimentos pesados, para evitar que eles amassem o arroz.
  7. Quando congelado, o arroz pode ser conservado em bom estado durante um mês. Ainda assim, é importante que você não tire o arroz do congelador até o momento de comê-lo.
  8. Recomendamos que você coloque uma etiqueta na sacola ou recipiente, indicando a data correspondente ao dia que você congelou o arroz. Dessa forma, você saberá se ele ainda está bom para consumo ou se estragou.
Como congelar arroz - Como congelar arroz: passo a passo

Dicas de como descongelar arroz

Tão importante quanto saber como congelar um alimento é conhecer as melhores maneiras de descongelar cada um deles. Por isso, no umCOMO, te damos as seguintes dicas para descongelar arroz corretamente e voltar a aproveitar todo seu sabor:

  • Coloque o arroz em um recipiente próprio para micro-ondas e aqueça por 1 minuto. Faça isso novamente, por mais um minuto. Depois, por 30 segundos, até descongelar. Dessa forma, você evita que ele cozinhe. Descubra mais truques em como descongelar no micro-ondas.
  • Se o arroz estiver seco por ter ficado muito tempo no freezer, adicione uma colher de sopa de água fria a cada vez que abrir o micro-ondas, mexendo bem tanto a água quanto os grãos.
  • Em determinadas receitas com arroz, como sopas e caldos, você pode pular o processo de descongelamento no micro-ondas e adicionar o arroz diretamente na frigideira ou panela, para que cozinhe enquanto os demais ingredientes são preparados. Procure separar as porções de arroz congelado antes de misturá-lo às outras partes da receita.
  • Misturar o arroz congelado em outras receita funciona bem em pratos como ensopados e arroz frito, já que os grãos ficarão expostos a temperaturas mais altas e, logo, esquentam mais.
  • Descongele apenas a quantidade de arroz que você irá consumir. Voltar a congelar o alimento vai fazer com que ele perca toda a qualidade, além das propriedades que você conseguiu conservar até agora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar arroz, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como congelar arroz
1 de 2
Como congelar arroz

Voltar ao topo da página