Brócolis

Como congelar couve-flor

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 agosto 2019
Como congelar couve-flor
Imagem: acomerbien.info

A couve-flor é uma verdura muito nutritiva que traz importantes benefícios para nossa saúde, sendo a protagonista de deliciosas receitas que acompanham carnes e verduras. Apesar de que o ideal é consumir a couve-flor fresca, congelá-la também é uma excelente alternativa para evitar que se estrague ou para preservá-la por mais tempo. Sabe como congelar couve-flor adequadamente? Em umComo.com.br explicamos com detalhes a melhor forma de fazê-lo.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar couve-flor

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para congelar a couve-flor é lavar muito bem esta verdura para remover todos os possíveis insetos que costumam ficar entre suas folhas. Para fazer isso você pode preparar uma embalagem com água fria e um pouco de sal ou vinagre, mergulhar a couve-flor e deixa repousar por pelo menos 5 minutos.

2

Depois, retire e lave sua couve-flor com água fresca em abundância. Elimine todas as folhas que não pretende consumir e depois corte e separe suas flores do tamanho que mais gostar, lembrando que não devem ser muito grandes para poder consumir a gosto.

3

Como a ideia é preservar suas propriedades ao máximo, a melhor forma de congelar a couve-flor é cozinhando-a previamente. Para isso coloque água para ferver, acrescente sal a gosto e deixe a couve-flor ferver por pelo menos 3 minutos na água; depois peneire com cuidado para não maltratar as suas flores.

4

Depois de peneirar a água é recomendável esfriar a couve-flor; a forma mais rápida de fazer isso é colocando-a sob a água fria da torneira. Retire muito bem o excesso de umidade antes de congelar. Você pode usar um pano limpo ou uma toalha de papel para fazer isso.

5

Pode congelar a couve-flor usando saquinhos especiais para o congelador ou colocando a verdura em uma embalagem com tampa hermética. Depois coloque no congelador. Pode cozinhar sem necessidade de descongelar previamente.

Lembre que este processo pode alterar a textura do vegetal e que sempre será mais saboroso se for consumido fresco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar couve-flor, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: acomerbien.info
Como congelar couve-flor