PARTILHAR

Como congelar salsão

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 9 novembro 2020
Como congelar salsão

É muito importante saber como conservar os alimentos para que você não precise jogá-los no lixo caso estraguem ou até apodreçam. Alguns produtos frescos, inclusive, são bem difíceis de serem mantidos em bom estado, como acontece com o salsão.

É que certas verduras são complicadas de congelar sem que estraguem, e isso tem a ver com as altas concentrações de água em sua composição. Além disso, uma vez colocado no congelador, o salsão, também conhecido como aipo, provavelmente terá perdido seu sabor natural quando for consumido novamente em uma receita. Tudo isso nos leva a fazer a pergunta da vez: como congelar salsão? É possível conservá-lo no congelador? Para resolver todas essas dúvidas e descobrir como congelá-lo corretamente, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como congelar arroz

Congelar salsão estraga a verdura?

Apesar de existirem alguns inconvenientes por conta de uma possível perda de textura e de sabor, sim, é possível congelar salsão na intenção de mantê-lo em ótimas condições de consumo durante um maior período de tempo.

Levando em consideração os múltiplos benefícios e as propriedades do salsão, como: contribuir para combater a prisão de ventre, ser digestivo e fortalecer o sistema imunológico e é diurético, convém congela-lo, caso você queira mantê-lo em bom estado e quando vá demorar um tempo para consumi-lo. O fator mais importante, aqui, é saber como fazer isso – tanto se você quer congelar o salsão cortado quanto em forma de suco.

Como congelar salsão - Congelar salsão estraga a verdura?

Como congelar salsão fresco

Para descobrir como conservar o salsão, é importante que você saiba que existem diferenças entre conservá-lo fresco e em forma de suco. Para conservá-lo corretamente quando ainda estiver fresco, siga este passo a passo de como congelar salsão:

  1. Lave o salsão com água e, depois, descasque-o com auxílio de uma faca. Procure usar uma bem afiada, já que você vai precisar remover pelo menos meio centímetro da casca do salsão para que seja mais fácil conservá-lo no freezer.
  2. Conservar o salsão cortado é a melhor opção para que possa ser feito corretamente. Por isso, opte por cortá-lo em rodelas pequenas ou grandes, isso vai de acordo com a sua preferência ou com as recomendações específicas de cada receita que você for preparar.
  3. Coloque as rodelas de salsão em um recipiente resistente. Se você vai congelar uma grande quantidade, divida as porções em diferentes recipientes. Prefira os de aço inoxidável, vidro ou saquinhos com fecho hermético.
  4. Coloque etiquetas com as datas de congelamento do salsão em cada recipiente e, em seguida, já pode guardá-lo no congelador.

Leve em conta as dicas a seguir para assegurar-se de congelar bem o salsão fresco:

  • Evite congelar as folhas de salsão com o próprio caule, pois dessa forma o caule costuma amolecer facilmente e as folhas acabam apodrecendo.
  • Corte as folhas e congele-as separadamente caso sua intenção seja preparar saladas ou infusões.
Como congelar salsão - Como congelar salsão fresco

Como congelar suco de salsão

Se o que você deseja é congelar o suco do salsão, siga os passos para conservá-lo corretamente:

  1. Lave o salsão e corte-o em pedaços pequenos.
  2. Coloque um pouco de água no copo do liquidificador ou na batedeira.
  3. Adicione os pedaços de salsão e bata-os até obter o líquido.
  4. O jeito mais prático de conservar o suco é usar uma forminha de gelo. Dessa forma, você poderá usar a quantidade de suco de salsão congelado que preferir a cada vez que for consumi-lo.

O suco de salsão pode ser usado na elaboração de diferentes receitas: para consumo imediato, em caldos, ensopados, sopas e molhos, além de funcionar como aromatizante em outros preparos. Se quiser, você pode preparar um creme de salsão delicioso, e adicionar um pouco do próprio suco do vegetal para aumentar ainda mais o sabor e a textura da receita.

Quanto tempo dura o salsão congelado no freezer?

Após descobrir que você pode congelar salsão tanto fresco como em forma de suco e como fazê-lo, para que o processo seja feito corretamente você deve saber por quanto tempo ele é capaz de se manter em bom estado dentro do congelador. Qualquer que seja o caso, você sempre deve etiquetar os recipientes nos quais você guarda o salsão para garantir que você não o mantenha congelado por um período maior do que o recomendado e, dessa forma, manter um bom controle dos seus alimentos.

Os diferentes tipos de duração do salsão congelado são os seguintes:

  • Congelado cru: aguenta um período máximo de 6 meses.
  • Congelado cozido: o tempo é reduzido pela metade, ou seja, 3 meses.
  • Na geladeira, o salsão aguenta um período máximo de 20 dias. Esse tempo é prolongado caso você corte os caules e armazene-os separadamente.

O período de congelamento também vai depender do estado no qual você vai congelar o salsão. Em todo caso, não espere que ele mantenha a mesma textura e sabor de antes do congelamento, pois ele já terá perdido muito da textura crocante. Isso vai condicionar o uso da verdura nas suas receitas: você pode optar por usá-lo em pratos cozidos em vez de escolher receitas feitas majoritariamente com ingredientes crus, como faria ao usar o salsão fresco.

Como congelar salsão - Quanto tempo dura o salsão congelado no freezer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar salsão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como congelar salsão
1 de 4
Como congelar salsão

Voltar ao topo da página ↑