Descongele los alimentos congelados

Como descongelar carne no micro-ondas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 24 dezembro 2020
Como descongelar carne no micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos de maior utilidade e comodidade nas cozinhas do mundo todo. Ele não apenas permite que você cozinhe receitas rapidamente, mas também é capaz de descongelar alimentos em poucos minutos. Ainda que preferivelmente seja sempre melhor tirar o produto do congelador um dia antes de consumi-lo, quando surgem imprevistos o micro-ondas pode acabar nos salvando na cozinha. Porém, é preciso usar o aparelho adequadamente para evitar que o produto acabe ficando cozido enquanto descongela. Para facilitar o processo, nós do umCOMO te ensinamos a seguir como descongelar carne no micro-ondas e outros alimentos também.

Também lhe pode interessar: Como derreter chocolate no micro-ondas

Índice

  1. Como descongelar no micro-ondas: passos básicos
  2. Como descongelar peixe no micro-ondas
  3. Como descongelar carne no micro-ondas
  4. O que fazer antes de descongelar os alimentos
  5. Como descongelar alimentos em micro-ondas moderno
  6. Evite cozinhar o alimento

Como descongelar no micro-ondas: passos básicos

O procedimento habitual para como descongelar no micro-ondas é o seguinte: primeiro, você precisa colocar o alimento em seu interior e, em seguida, ligar o eletrodoméstico, na potência mínima, durante 1 ou 2 minutos. Caso você tenha a opção de descongelamento já no visor do aparelho, ela também pode ser usada. A seguir, dê uma olhada para comprovar o estado do alimento: se ele continuar congelado, separe-o em pedaços para que descongele também por dentro, e volte a esperar por mais um par de minutos. Se o alimento soltou líquido durante o processo, mas você ainda precisa que ele descongele, primeiro escorra o líquido na pia e evite que ele comece a cozinhar. Repita os passos até que o produto descongele corretamente.

Como descongelar peixe no micro-ondas

Quando falamos sobre como descongelar peixe no micro-ondas, o mais adequado, em primeiro lugar, é retirar o plástico da peça. A seguir, lave o peixe com água para eliminar a capa de gelo que costuma cobrir o alimento, e coloque o peixe em um recipiente apto para micro-ondas. Finalmente, introduza o peixe no eletrodoméstico durante um tempo inferior a dois minutos.

Lembre-se de ficar atento/a para que o peixe não comece a cozinhar, e trate de tirar o filé do micro enquanto ele ainda estiver frio. Além disso, tenha em mente que uma vez descongelado o peixe deve ser preparado para consumo o mais rápido possível, e nunca deve ser congelado novamente. O ideal é que a potência do micro-ondas esteja baixa.

Como descongelar carne no micro-ondas - Como descongelar peixe no micro-ondas

Como descongelar carne no micro-ondas

Estas instruções vão te ajudar a descongelar carne no micro-ondas rapidamente, mas isso só é recomendável se você não puder lançar mão de outro método de descongelamento. Primeiro, retire a embalagem da carne para que ela não derreta com o calor do micro e, a seguir, coloque-a em um recipiente ou prato apto para micro-ondas.

Depois, coloque-a dentro do aparelho e selecione a opção para descongelar durante um ou dois minutos. Se seu micro não conta com essa opção, escolha a potência mínima. Quando comprovar que o alimento está descongelado, cozinhe a carne imediatamente. Se ela ainda não tiver descongelado, insista por mais alguns minutos, virando a carne no prato. Recomendamos, ainda, que você consulte nosso artigo como descongelar carne.

Como descongelar carne no micro-ondas - Como descongelar carne no micro-ondas

O que fazer antes de descongelar os alimentos

No caso do alimento que você pretende consumir ter sido congelado previamente dentro de um saco de congelamento, em primeiro lugar, você deve tirá-lo do congelador, esperar até que o saco desgrude do alimento para, depois, removê-lo. Depois, introduza o alimento em um recipiente apto para micro-ondas, para que assim o líquido saia dele durante o processo de descongelamento, de forma segura. Dessa maneira, você evita que o prato giratório que fica dentro do micro-ondas seja manchado.

Se você precisa descongelar no micro-ondas uma série de filés empilhados, sejam eles de peixe ou de carne, que estão tão unidos por conta do congelamento que formam uma única peça, você pode colocá-la completamente dentro do micro durante alguns segundos, até comprovar que seu interior está ligeiramente amolecido. Isso vai permitir que você desgrude os filés. Em seguida, prossiga com o descongelamento de cada filé, individualmente.

Como descongelar carne no micro-ondas - O que fazer antes de descongelar os alimentos

Como descongelar alimentos em micro-ondas moderno

Os micro-ondas modernos vêm equipados com uma série de programas de descongelamento automáticos, para todo tipo de alimento, levando em conta fatores como o peso de cada um deles. Por isso, é realmente útil introduzir certos dados relativos ao produto ao colocá-lo dentro do aparelho, já que isso acaba facilitando todo o processo. Além disso, esses eletrodomésticos de última geração têm uma função capaz de te avisar sobre o momento certo para virar o lado do alimento dentro do recipiente.

Se você tem um aparelho deste tipo, não deixe de ler as instruções do seu micro-ondas para descongelar cada alimento da maneira adequada.

Como descongelar carne no micro-ondas - Como descongelar alimentos em micro-ondas moderno

Evite cozinhar o alimento

Da mesma forma, é recomendável estar sempre atento/a ao processo de descongelamento, pois é preciso levar em consideração que o produto não deve esquentar em qualquer área. Isso geralmente acontece com as partes finas dos alimentos, e pode ser percebido graças a uma mudança de cor: por exemplo, no caso dos bifes de carne, as bordas finas podem começar a cozinhar durante o processo de descongelar o alimento no micro-ondas.

Portanto, fique de olho no micro-ondas e lembre-se de que você quer descongelar o alimento, e não cozinhá-lo. Por isso, aja imediatamente ao notar uma mudança de cor no produto, ou assim que notar que uma área dele está mais quente do que a outra ao tocar a peça com os dedos: gire o alimento diversas vezes para evitar que isso aconteça e permitir que ele descongele corretamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descongelar carne no micro-ondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Se ao finalizar o tempo de descongelamento definido pelo micro-ondas o alimento não tiver descongelado completamente, aguarde alguns minutos com o alimento fora da geladeira.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como descongelar carne no micro-ondas