Partilhar

Como congelar alimentos cozidos

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como congelar alimentos cozidos
Imagem: simplypurelyhealthy.wordpress.com

Para facilitar o seu dia a dia deve ter sempre algumas refeições congeladas, isso fará com que você não perca tanto tempo cozinhando. Se tiver uma vida preenchida você vai ter pouco tempo para se dedicar à cozinha, aproveite as dicas de umComo.com.br e aprenda como congelar alimentos cozidos de forma a não perder os seus nutrientes. Tenha sempre pelo menos uma refeição congelada para um caso de emergência, torna-se uma opção mais saudável do que comer qualquer besteira rápida, coma a sua refeição caseira em poucos minutos basta descongelar no microondas.

Também lhe pode interessar: Como congelar alimentos crus
Passos a seguir:
1

Tenha o freezer a uma temperatura no mínino -10ºC para poder congelar alimentos cozidos e não perder os seus nutrientes. Use alimentos de qualidade, cozinhe o alimento ainda fresco, não o deixe perdido na geladeira e depois o cozinhe. Congelar preserva a qualidade do alimento, não a aumenta, por esse motivo tenha atenção na altura de cozinhar o alimento, se for para congelar, o alimento tem que estar em ótimas condições.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 1
Imagem: tips2share.com
2

Deve guardar os alimentos cozidos em potes de plástico esterilizados com água a ferver e bem secos. A esterilização mata bactérias e outros microrganismos que são nocivos à saúde por isso é aconselhado que sempre que troque os ingredientes dos potinhos faça uma esterilização para garantir que fica mesmo limpo. O plástico dos potinhos tem que ser duro e próprio para altas e baixas temperaturas.

Imagem: panelinha.ig.com.br
3

Nunca guarde os alimentos ainda quentes, deixe arrefecer totalmente antes de tampá-los e congelá-los. Caso introduza os alimentos quentes no freezer vai afetar negativamente os restantes alimentos que já estão congelados, uma vez que aumenta a temperatura do freezer.

Imagem: nicioli.com.br
4

Não encha os potinhos com os alimentos, deixe sempre um a dois dedos de espaço pois os alimentos depois de congelados aumentam de volume, se encher o pote pode quebrá-lo ou estourar a tampa e vai ter os alimentos espalhados no freezer.

Imagem: solucoeslucymizael.com.br
5

Organize o seu freezer de modo a caberem todos os alimentos de forma organizada, pode optar por organizá-los por datas assim não corre o risco de deixar algum potinho de plástico perdido no congelador com meses de congelado. Adquira bolsas e potes de plástico próprios para ir ao freezer de vários tamanhos, assim consegue aproveitar melhor o espaço do seu freezer.

Imagem: missfit.blog.br
6

Existem alimentos que não devem ser congelados, ovo com casca, maionese, creme de leite, chantilly, queijo cremoso, iogurte, macarrão sem molho, pudim e batata pois esta não conserva a mesma textura depois de congelada, opte por fazer puré em vez de batata cozida, fica bem mais gostoso.

Imagem: meilleurduchef.com
7

Não descongele os alimentos à temperatura ambiente, retire as refeiçoes do freezer no dia anterior e coloque-as na geladeira. Isto fará com que a refeição descongele toda ao mesmo tempo não criando microrganismos. Caso tenha pouco tempo pode optar por descongelar os alimentos com água, coloque o potinho numa cuba e encha de água corrente, vá trocando essa água. Se não tiver mesmo tempo, sempre pode escolher descongelar no microondas.

Imagem: thecollegiatecooker.com
8

Os alimentos congelados cozidos têm uma duração menor que os crus, não devem ultrapassar os 3 a 4 meses no freezer. Informe-se também como congelar alimentos crus, não estrague os alimentos, se não conseguir consumi-los aprovei-te para congelar e desfrutar deles mais tarde com a mesma frescura do dia em que os congelou.

Imagem: missfit.blog.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar alimentos cozidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Não congele alimentos que já foram descongelados.

Escrever comentário sobre Como congelar alimentos cozidos

1 comentário
maria keiko
posso congelar strogonof? obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Caso você queira congelar, tem de congelar a mistura para depois torná-la um estrogonofe mesmo, pois o creme de leite não pode ser congelado. Por isso pegue as porções, divida em vários potes e guarde no freezer. Na hora de descongelar é só tirar um dia antes, deixar na geladeira e na hora de fazer adicionar o creme de leite e um pouco de leite e servir.Vai parecer que você acabou de fazer, ninguém vai perceber que estava congelado !!

Como congelar alimentos cozidos
Imagem: tips2share.com
Imagem: panelinha.ig.com.br
Imagem: nicioli.com.br
Imagem: solucoeslucymizael.com.br
Imagem: missfit.blog.br
Imagem: meilleurduchef.com
Imagem: thecollegiatecooker.com
Imagem: missfit.blog.br
1 de 9
Como congelar alimentos cozidos

Voltar ao topo da página