Outras Técnicas para cozinhar

Como congelar alimentos cozidos

Como congelar alimentos cozidos
Imagem: simplypurelyhealthy.wordpress.com

Para facilitar o seu dia a dia deve ter sempre algumas refeições congeladas, isso fará com que você não perca tanto tempo cozinhando. Se tiver uma vida preenchida você vai ter pouco tempo para se dedicar à cozinha, aproveite as dicas de umComo.com.br e aprenda como congelar alimentos cozidos de forma a não perder os seus nutrientes. Tenha sempre pelo menos uma refeição congelada para um caso de emergência, torna-se uma opção mais saudável do que comer qualquer besteira rápida, coma a sua refeição caseira em poucos minutos basta descongelar no microondas.

Também lhe pode interessar: Como congelar alimentos crus
Passos a seguir:
1

Tenha o freezer a uma temperatura no mínino -10ºC para poder congelar alimentos cozidos e não perder os seus nutrientes. Use alimentos de qualidade, cozinhe o alimento ainda fresco, não o deixe perdido na geladeira e depois o cozinhe. Congelar preserva a qualidade do alimento, não a aumenta, por esse motivo tenha atenção na altura de cozinhar o alimento, se for para congelar, o alimento tem que estar em ótimas condições.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 1
Imagem: tips2share.com
2

Deve guardar os alimentos cozidos em potes de plástico esterilizados com água a ferver e bem secos. A esterilização mata bactérias e outros microrganismos que são nocivos à saúde por isso é aconselhado que sempre que troque os ingredientes dos potinhos faça uma esterilização para garantir que fica mesmo limpo. O plástico dos potinhos tem que ser duro e próprio para altas e baixas temperaturas.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 2
Imagem: panelinha.ig.com.br
3

Nunca guarde os alimentos ainda quentes, deixe arrefecer totalmente antes de tampá-los e congelá-los. Caso introduza os alimentos quentes no freezer vai afetar negativamente os restantes alimentos que já estão congelados, uma vez que aumenta a temperatura do freezer.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 3
Imagem: nicioli.com.br
4

Não encha os potinhos com os alimentos, deixe sempre um a dois dedos de espaço pois os alimentos depois de congelados aumentam de volume, se encher o pote pode quebrá-lo ou estourar a tampa e vai ter os alimentos espalhados no freezer.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 4
Imagem: solucoeslucymizael.com.br
5

Organize o seu freezer de modo a caberem todos os alimentos de forma organizada, pode optar por organizá-los por datas assim não corre o risco de deixar algum potinho de plástico perdido no congelador com meses de congelado. Adquira bolsas e potes de plástico próprios para ir ao freezer de vários tamanhos, assim consegue aproveitar melhor o espaço do seu freezer.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 5
Imagem: missfit.blog.br
6

Existem alimentos que não devem ser congelados, ovo com casca, maionese, creme de leite, chantilly, queijo cremoso, iogurte, macarrão sem molho, pudim e batata pois esta não conserva a mesma textura depois de congelada, opte por fazer puré em vez de batata cozida, fica bem mais gostoso.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 6
Imagem: meilleurduchef.com
7

Não descongele os alimentos à temperatura ambiente, retire as refeiçoes do freezer no dia anterior e coloque-as na geladeira. Isto fará com que a refeição descongele toda ao mesmo tempo não criando microrganismos. Caso tenha pouco tempo pode optar por descongelar os alimentos com água, coloque o potinho numa cuba e encha de água corrente, vá trocando essa água. Se não tiver mesmo tempo, sempre pode escolher descongelar no microondas.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 7
Imagem: thecollegiatecooker.com
8

Os alimentos congelados cozidos têm uma duração menor que os crus, não devem ultrapassar os 3 a 4 meses no freezer. Informe-se também como congelar alimentos crus, não estrague os alimentos, se não conseguir consumi-los aprovei-te para congelar e desfrutar deles mais tarde com a mesma frescura do dia em que os congelou.

Como congelar alimentos cozidos - Passo 8
Imagem: missfit.blog.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar alimentos cozidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Não congele alimentos que já foram descongelados.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
mari
trabalho com marmitas tradicionais gostaria de agregar no meu cardapio marmita fitness gostaria de algumas dicas
maria keiko
posso congelar strogonof? obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Caso você queira congelar, tem de congelar a mistura para depois torná-la um estrogonofe mesmo, pois o creme de leite não pode ser congelado. Por isso pegue as porções, divida em vários potes e guarde no freezer. Na hora de descongelar é só tirar um dia antes, deixar na geladeira e na hora de fazer adicionar o creme de leite e um pouco de leite e servir.Vai parecer que você acabou de fazer, ninguém vai perceber que estava congelado !!
Imagem: simplypurelyhealthy.wordpress.com
Imagem: tips2share.com
Imagem: panelinha.ig.com.br
Imagem: nicioli.com.br
Imagem: solucoeslucymizael.com.br
Imagem: missfit.blog.br
Imagem: meilleurduchef.com
Imagem: thecollegiatecooker.com
Imagem: missfit.blog.br
1 de 9
Como congelar alimentos cozidos