PARTILHAR

Como congelar abacate

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 13 agosto 2020
Como congelar abacate

Como ocorre com a maioria dos alimentos, o abacate pode ser conservado e reutilizado mais tarde. Quando falamos sobre a fruta fresca, ela pode ser armazenada cortada em pedaços ou inteira, madura ou não, já que o leque de possibilidades é muito maior. Porém, qual o melhor jeito de conservar frutas que tendem a oxidar ou escurecer rapidamente? Hoje, no umCOMO, falamos especificamente sobre os abacates, um tipo de fruta que acaba ficando com a coloração amarronzada quando não tomamos os devidos cuidados.

Para que você possa consumir a fruta em qualquer momento do dia, te damos as melhores dicas sobre como congelar abacate. Se os abacates estão sobrando por aí, não deixe de aproveitar todo o sabor dessa delícia... coloque-o para congelar!

Também lhe pode interessar: Pode congelar abacate?

Pode congelar abacate?

Sim, desde que algumas regras sejam repeitadas, você pode congelar o abacate sem problemas. Você vai ver que armazenar abacates é bastante simples, você precisa apenas decidir como quer conservá-los.As possibilidades são diversas: cortados ou inteiros, maduros ou não, e até mesmo em forma de guacamole. Pense primeiro em como você quer comer a fruta antes de escolher o método de congelamento que mais irá atender suas necessidades no futuro.

Geralmente os abacates que ainda não amadureceram devem ser conservados inteiros, sem cortar. Se eles ainda não foram abertos, vão aguentar perfeitamente a temperatura do freezer entre dois e três dias e, a temperatura ambiente, entre quatro e cinco dias. Aconselhamos que você os deixe primeiro em temperatura ambiente para que terminem de amadurecer, já que a refrigeração acaba atrasando o amadurecimento da fruta, o que faz com que ela perca qualidades como sabor e textura.

Como congelar abacate - Pode congelar abacate?

Como congelar abacate maduro

Se o abacate que você quer congelar está bem maduro, a única forma de conservá-lo adequadamente é através do congelador. Um dos melhores truques para usar o abacate em forma de pasta, adicioná-lo em molhos ou preparar o guacamole é congelando a fruta como se fosse um purê. Isso porque, nesses casos, se você congelar a peça completa do abacate ou então cortá-lo em pedacinhos, pode ser que a fruta perca suas propriedades – o ideal, então, é congelá-lo esmagado.

Como congelar abacate

  1. Para começar, lave previamente a peça inteira do abacate. Assim que estiver bem limpa, descasque a fruta. O melhor truque para tirar a casca é cortando a peça pela metade, ao redor do caroço. Depois, use uma faca para abrir o abacate e remova o caroço com auxílio de uma colher.
  2. Com o abacate aberto, retire a parte comestível da fruta, ou seja, a polpa, a amasse-a até que ele vire um purê. Para isso, você pode usar tanto um triturador quanto um garfo, de acordo com a textura que você quer dar à fruta. Para que ela seja melhor conservada no congelador, adicione uma colherzinha de suco de limão ou, caso você não possua limões em casa, um pouco de vinagre branco. Ambas as substâncias evitam que o abacate escureça e oxide.
  3. Por último, coloque o purê de abacate em um recipiente hermético ou Tupperware e, depois, no congelador.

Por quanto tempo o abacate pode ficar no congelador?

Os abacates podem ser conservados no freezer por um período que varia entre 5 e 6 meses. Quando você for descongelar a fruta, terá o abacate prontinho para colocá-lo em sanduíches, torradas, lanchinhos, saladas, sopas, ou então para preparar um delicioso guacamole.

Caso você queira conservar os abacates cortados em cubos ou fatias, não aconselhamos que você os coloque no congelador. Adicione aos pedacinhos de abacate que você cortou um pouco de suco de limão ou vinagre branco para evitar a oxidação, envolva-os com papel plástico ou filme transparente e coloque o abacate na geladeira. Dessa forma o abacate vai aguentar um dia, o que torna essa forma ideal caso você vá consumi-lo rapidamente.

Como congelar abacate - Por quanto tempo o abacate pode ficar no congelador?

Pode congelar guacamole?

Sim, lembre-se de que o abacate pode ser congelado uma vez que você tenha preparado o guacamole com ele. Os dias de conservação vão depender dos ingredientes que você colocar na receita, mas é sempre importante adicionar um ingrediente ácido no preparo, como suco de limão ou vinagre branco, para prevenir a oxidação e o escurecimento do guacamole. Se você notar que a área mais superficial da receita acabou oxidando um pouco, você pode removê-la e consumir o restante sem problemas. Coloque o guacamole em um recipiente hermético e, logo em seguida, no congelador.

Receitas com abacate

Com o seu abacate descongelado, sugerimos algumas receitas como inspiração:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como congelar abacate
1 de 3
Como congelar abacate

Voltar ao topo da página ↑