Bacalhau no forno

Como fazer bacalhau ao forno

Como fazer bacalhau ao forno
Imagem: saporeditalia.com.br

Bacalhau, este não é o nome do peixe, por mais estranho que pareça, bacalhau é o nome que se dá ao preparado de salga e secagem. O nome do peixe é gadus e vive nos mares gelados do norte. O bacalhau é muito apreciado em várias culturas, algumas pessoas preferem-no cozido, outras grelhado, outras ainda no forno. Vamos deixar aqui uma receita de bacalhau ao forno muito simples e prática de fazer. Ótima para aquelas alturas em que lhe apetece um bacalhau mesmo com sabor a bacalhau, sem muitos temperos, simples e rápido de fazer. Em umComo.com.br vai aprender como fazer bacalhau ao forno de forma a ficar úmido por dentro e bastante saboroso.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como preparar arraia
Passos a seguir:
1

Se você tiver bacalhau congelado e demolhado pode saltar este passo, mas se tem bacalhau seco deve começar por passá-lo em água corrente, colocá-lo no fundo de um recipiente com a pele virada para baixo. Cubra o bacalhau com água e guarde-o na geladeira. Troque a água 3 ou 4 vezes por dia, em média o bacalhau fica pronto a utilizar de 24 a 48 horas, tudo depende da grossura do bacalhau e se gosta mais ou menos salgado.

Como fazer bacalhau ao forno - Passo 1
Imagem: eudouadica.com
2

Para fazer o bacalhau ao forno você precisa de ter as postas dessalgadas. Ligue o forno a 150º C, corte às rodelas a cebola e o alho, faça um refogado breve com a cebola, o alho, o azeite e o louro. Retire do lume quando a cebola estiver translúcida.

Como fazer bacalhau ao forno - Passo 2
3

Numa travessa de ir ao fogo coloque o refogado, disponha as postas de bacalhau por cima, tempere com a pimenta e o pimentão em pó.

4

Coloque o bacalhau no forno, para evitar que o bacalhau fique seco não aumente a temperatura do forno, ele deve se manter sempre a 150º C. Não tire as espinhas do bacalhau nem a pele, deixe-o inteiro para ir ao forno. Se retirar a pele e espinhas ele perde o sabor e fica muito mais seco.

5

Deixe o bacalhau alourar isso deve demorar uns 20 a 30 minutos. Retire-o, de seguida sirva-o com batatas e legumes cozidos. Pode servir com batatas assada no forno, batatas panaderas, batatas gratinadas ou ainda com batatas sauté.

Este bacalhau é ótimo para uma boa dieta mediterrânea, simples, rápido e saudável. Pode também fazer arroz de bacalhau, bolinhos de balhau ou bacalhau com natas. As variedades de receitas são muitas, escolha a que mais apreciar.

Lembre-se que comer peixe faz muito bem à saúde, aproveite a quantidade de pratos para variar as suas refeições.

Como fazer bacalhau ao forno - Passo 5
Imagem: suasreceitas.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bacalhau ao forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
berta maria
5 estrelas
Imagem: saporeditalia.com.br
Imagem: eudouadica.com
Imagem: suasreceitas.com.br
1 de 4
Como fazer bacalhau ao forno