Partilhar

Como fazer tortilhas de milho

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer tortilhas de milho
Imagem: guidacatering.it

As tortilhas de milho são imprescindíveis dentro da gastronomia mexicana, sendo um prato muito básico que costuma ser usado tanto para os tacos e fajitas, como para acompanhar qualquer comida. É normal comprar as tortilhas de milho já prontas, mas se quiser um produto delicioso e de alta qualidade nada melhor que fazê-las em casa, afinal de contas trata-se de uma receita muito simples e deliciosa. Por isso, em umComo explicamos a você como fazer tortilhas de milho de forma simples e com um resultado excelente.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Diferenças entre milho branco e amarelo
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

As tortilhas de milho são muito fáceis de elaborar em casa, o que nos permitirá poupar em custos e obter um produto bem mais saudável e delicioso.

Para começar deveremos escolher farinha de milho nixtamalizado ou instantânea, também conhecida como massa farinha ou massa instantânea de milho. Este produto é o que nos permitirá conseguir a textura perfeita de nossas tortilhas de milho caseiras.

2

Adicione em um recipiente a xícara de farinha de milho nixtamalizado e 1/4 de colher de café de sal. Depois vá adicionando pouco a pouco os 3/4 de água morna e mexendo, é importante fazê-lo pouco a pouco para evitar que a massa fique dura demais.

Como fazer tortilhas de milho - Passo 2
Imagem: cocinaycomparte.com
3

Se tiver um "comal" para fazer suas tortilhas de milho você obterá um sabor e aparência mais tradicionais. Se não contar com ele, você pode usar também um prancha de ferro ou frigideira antiaderente plana. Seja qual for a sua escolha, coloque para esquentar o "comal" ou a frigideira em fogo médio.

Como fazer tortilhas de milho - Passo 3
Imagem: feralkitchen.com
4

Forme bolinhas com a massa, o tamanho das mesmas dependerá do tamanho final das tortilhas de milho. Se tiver uma prensa para elaborar tortilhas, coloque o papel manteiga e a bolinha e feche a prensa. Repita este processo com a cada tortilha.

Se não tiver prensa, você pode achatar as tortilhas com a ajuda de um rolo de madeira.

5

No "comal" ou frigideira bem quente, vá colocando as tortilhas de milho. Deixe dois minutos de cada lado, se não tiverem adquirido a cor de que gosta, você pode virar mais uma vez. É importante que uma vez que você leve as tortilhas ao fogo não se distraia, pois elas cozinham muito rápido e se não estiver atento você poderia queimá-las.

Como fazer tortilhas de milho - Passo 5
Imagem: cocinaycomparte.com
6

Para que as tortilhas de milho que vão saindo se mantenham quentes e em perfeito estado, enrole-as em um pano limpo. Uma vez que todas estejam prontas você poderá servi-las acompanhadas do que quiser. Bom apetite!

Como fazer tortilhas de milho - Passo 6
Imagem: cdm.me

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tortilhas de milho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer tortilhas de milho

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
David
Oi. Onde comprar massa instantânea de milho?
Luiza
Oi Sarah. Queria muito tentar essa receita Mas não encontro a farinha De milho certa. pode me indicar a marca que vc usa? Obrigada!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Luiza, qualquer marca de farinha de milho instantânea serve. Espero que consiga fazer as tortilhas! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando ;)
Suzana
Olá Sarah. Nunca ouvi falar em farinha de milho instantânea e nenhuma farinha de milho, de nenhum tipo, tem isso descrito no rótulo. Acredito que seja a mesma dificuldade da Luiza. Vc poderia nos dizer exatamente qual farinha vc usa?

Como fazer tortilhas de milho
Imagem: guidacatering.it
Imagem: cocinaycomparte.com
Imagem: feralkitchen.com
Imagem: cocinaycomparte.com
Imagem: cdm.me
1 de 5
Como fazer tortilhas de milho

Voltar ao topo da página