Os alimentos orgânicos

Como fazer stevia líquida caseira

Como fazer stevia líquida caseira

A stevia é um adoçante natural da família do girassol que a cada dia é mais utilizado já que pode ser consumido por pessoas diabéticas, pois não tem impacto sobre a glicose do sangue. Neste artigo ensinamos-lhe a fazer stevia líquida em casa, de uma forma fácil e rápida.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer leite de coco caseiro

Passos a seguir:

1

Colocque as folhas picadas da Stevia em um recipiente de vidro e adicione 1 xícara de água. Tampe bem e deixe repousar durante 24 horas. Verifique a doçura. Se não estiver suficientemente doce, deixe repousar outras 12 a 24 horas.

Como fazer stevia líquida caseira - Passo 1
2

Filtre para uma caçarola (cerâmica, se possível), acrescente as outras duas xícaras de água e leve ao fogo baixo. Deixe ferver em fogo baixo durante 20 minutos, deixe arrefecer. Há que se ter cuidado caso se queira obter um xarope muito doce. Quem conhece a stevia sabe que ela tem um "travo" um pouco amargo e se a deixamos repousar demais ele pode ser intensificado. O ideal é não deixar repousar por mais de 48 horas, neste caso, menos é mais.

Como fazer stevia líquida caseira - Passo 2
3

Este xarope deve ser refrigerado, e vai durar pelo menos umas duas semanas na geladeira. A cor ver é típica e acontece devido às folhas. Deste modo dá um toque especial a um sobremesa de fécula de milho, por exemplo. Bom proveito!

Como fazer stevia líquida caseira - Passo 3
4

Agora que já sabe como fazer stevia líquida em casa veja o nosso artigo em que lhe explicamos como substituir o açúcar por stevia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer stevia líquida caseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • A stevia é uma planta, mas não é por isso que é isenta de riscos. Há estudos que afirmam que além do glicosídeo que dá o sabor doce denominado Rebaudiosídeo A, ela contém vários compostos ativos, entre os quais algum alcaloide que pode provocar uma diminuição da tensão arterial.
  • É um xarope porque usamos água e o tempo de repouso ou infusão é muito curto. Como não se usa álcool e não o deixamos por vários dias não fazemos extrato. O xarope deve ser refrigerado e, além do mais, dura menos tempo.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Adriana
Pode ser as folhas secas?
Natalina
Pra fazer stevia líquida é necessário secar as folhas, ou não? Obrigado.
A sua avaliação:
Agostinho Pedro Andrade
Boas. Penso que a sua exposição é clara, bem como as "advertências". Experimentarei e ajustarei ao meu processo/produto, visando dela (stevia) procurar obter o melhor resultado (sabor, textura, equilíbrio nutricional). Obrigado
1 de 4
Como fazer stevia líquida caseira