O leite de amêndoas

Como fazer leite de amêndoas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 agosto 2019
Como fazer leite de amêndoas
Imagem: awentis.com

O leite de amêndoas é uma alternativa perfeita para todas aquelas pessoas que apresentam alergia ou intolerância à lactose, pois só leva amêndoas, água e o aroma que mais gostemos. Além disso, conta com uma infinidade de propriedades que beneficiam potencialmente a nossa saúde e o convertem em um alimento ideal para todo o mundo, com exceção das pessoas alérgicas às frutas secas. Entre todos os seus benefícios, destacamos seu alto conteúdo de potássio, fato que a converte em um perfeito tratamento diurético, suas propriedades digestivas e sua alta porcentagem de fibra. Se quiser saber como fazer leite de amêndoas em casa, continue lendo este artigo de umComo e descubra os passos.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer leite de alpiste

Passos a seguir:

1

Para fazer o leite de amêndoas caseiro precisará de amêndoas cruas, sem sal, nem óleos, nem nada. As quantidades especificadas para pouco mais de 1 litro de leite não têm que ser definitivas; mudam em função da intensidade que queiramos dar ao sabor. Assim, se queremos um leite com mais sabor de amêndoas, pode aumentar a quantidade destas e diminuir a de água. Deve ter em conta que se reduzir os ml de água, também deve reduzir a quantidade final de leite de amêndoas.

Como fazer leite de amêndoas - Passo 1
Imagem: lainfertilidad.com
2

Não é necessário tirar a pele das amêndoas, isso não alterará o sabor. O que deve fazer é deixá-las de molho com água durante 4 horas ou inclusive toda a noite. Desta forma se potencializarão todas as suas propriedades nutritivas. Passado o tempo, tire a água e enxágue as amêndoas várias vezes com água limpa.

Como fazer leite de amêndoas - Passo 2
3

Introduza as amêndoas limpas em um liquidificador, verta as três xícaras de água e bata tudo durante uns minutos. Se não tiver liquidificador, pode utilizar uma batedeira normal, só tem que ter em conta que demorará mais tempo, mas o resultado é praticamente o mesmo. Deve bater até que não fiquem restos de amêndoas, mas uma massa. Neste momento, pode adicionar o aroma que mais gostar para intensificar o sabor de seu leite de amêndoas caseiro e continuar batendo. Não é obrigatório, mas lhe dará um toque diferente. Pode utilizar canela, baunilha, cardamomo..., o que quiser.

Como fazer leite de amêndoas - Passo 3
Imagem: masalladelgluten.com
4

Uma vez que tenha a mistura bem batida, é o momento de coar para obter o leite de amêndoas. Para isso, precisará de um recipiente e uma peneira de teia ou malha fina, de preferência o primeiro. Se não dispõe de nenhuma destas peneiras, pode utilizar um saco de algodão orgânico, um pano fino de algodão limpo ou gaze. No caso de utilizar o pano, tela de algodão ou gaze, deverá colocá-lo em uma peneira comum, e esta sobre o recipiente.

Como fazer leite de amêndoas - Passo 4
5

Só tem de pôr a peneira sobre o recipiente e verter nela a mistura. O processo de coar o leite levará uns minutos já que a massa que ficou das amêndoas é bastante espessa. Para acelerar o processo, pegue uma colher e mexa a mistura aos poucos.

Como fazer leite de amêndoas - Passo 5
Imagem: alimentoybuenvivir.com
6

Quando tiver coado o leite caseiro, pode utilizar a massa restante para molho de amêndoas ou qualquer receita de cozinha com amêndoas. Seu leite de amêndoas já está feito! Como vê, é um processo muito simples e que não requer muitos ingredientes. Deve saber que este leite não dura muitos dias, de modo que recomendamos a você que o guarde em potes ou garrafas de vidro com fechamento hermético e consuma-o antes de 3 dias.

Como fazer leite de amêndoas - Passo 6
Imagem: americanvida.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer leite de amêndoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: awentis.com
Imagem: lainfertilidad.com
Imagem: masalladelgluten.com
Imagem: alimentoybuenvivir.com
Imagem: americanvida.com
1 de 7
Como fazer leite de amêndoas