Tipos de mostarda
A mostarda é um dos molhos mais populares em todo o mundo. É feito misturando sementes de mostarda inteiras, trituradas ou moídas com água, suco de limão, vinagre, vinho ou outros líquidos, especiarias, sal e outros temperos. O resultado é um molho ou uma pasta que pode ser amarelo brilhante a marrom escuro, com um sabor que varia de doce a picante.
As sementes obtidas da planta da mostarda sempre foram processadas para consumo. Em seu preparo, passam por uma transformação completa até chegarem à forma de molho com o qual costumam ser comercializados. Na gastronomia, tem uma variedade quase ilimitada de aplicações. Para descobrir os diferentes tipos de mostarda, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
1. Mostarda amarela americana
A mostarda amarela americana é atualmente o tipo de mostarda mais comercializado. Ou seja, é oferecida na maioria das redes de fast food, com sabor levemente picante e tom amarelo intenso. Esta cor amarela brilhante vem do uso de sementes de mostarda amarela finamente moídas e do uso de açafrão em pó.
Na sua preparação, estes dois ingredientes são misturados com água e vinagre. Às vezes, outras especiarias suaves também são incluídas na mistura para criar um molho espesso. Este tipo de mostarda é mais utilizada para acompanhar hambúrgueres e cachorros-quentes, mas também pode ser utilizado para fazer marinadas ou molhos para saladas.
A mostarda amarela americana geralmente contém um pouco de açúcar, embora às vezes contenha quantidades significativas. Por outro lado, existem marcas que não adicionam açúcar em seu preparo, como a French's, uma das mais clássicas mostardas americanas.
2. Mostarda marrom doce
Na Alemanha eles têm muitos tipos de mostarda, com diferentes graus de tempero e condimento. Mesmo assim, a preparação mais tradicional desse molho é a mostarda doce marrom, típica da Baviera. É uma mostarda que tem uma quantidade de açúcar muito maior que as demais, contendo mais açúcar que mostarda: cerca de 38 gramas a cada 100 gramas.
A mostarda doce é a que sempre aparece nas promoções da Oktoberfest. Devido ao seu alto teor de açúcar, não se deve abusar dela, mas é uma das melhores opções quando se trata de acompanhar salsichas.
3. Mostarda amarela inglesa
A mostarda amarela americana é derivada da mostarda inglesa, que ainda é produzida sob a marca Colman's. No início, esta marca vendia apenas uma versão em pó que ainda se pode comprar para fazer uma mostarda caseira.
A mostarda amarela inglesa é especialmente picante. Ao saborear este tipo de mostarda, a sensação ardente sobe muito pelo nariz. Embora não seja muito doce, tem açúcar (cerca de 13 gramas a cada 100 gramas). É a mostarda ideal para acompanhar carnes e sanduíches, mas seu sabor é forte demais para outras preparações cruas.
Você gosta de molhos? Descubra também como fazer molho cheddar.
4. Mostarda Dijon
É a mostarda preferida na França. Jean Naigeon foi o primeiro a preparar esta mostarda em 1856, na cidade francesa de Dijon. Substituiu o vinagre por um mosto ácido de uvas verdes. Atualmente, a maior parte deste tipo de mostarda é feita com vinho branco ou vinagre de aguardente.
A mostarda de Dijon é a mais picante que você pode encontrar, por isso é frequentemente combinada em outras preparações. É ideal para fazer vinagretes, usar em ensopados como brócolis com iogurte e mostarda, ou adicionar à maionese.
Você também pode usá-la em pratos como peixe assado com molho de mostarda ou rosbife com mostarda. É uma das mostardas mais saudáveis porque não contém açúcar.
Conheça os Benefícios da pimenta para a saúde.
5. Mostarda à moda antiga
Esta mostarda distingue-se das restantes por ser feita com grãos de mostarda inteiros misturados com outros ingredientes. Em seu preparo, as sementes são moídas até formar uma pasta, mas nem todas são totalmente quebradas, fator que lhe confere aspecto e textura crocantes.
Embora a mostarda 'à moda antiga' seja preparada com sementes marrons e pretas, que são mais picantes, pois não são totalmente quebradas, o picante ao saborear o molho é menor. Também contém mais vinagre, sendo por isso uma mostarda mais ácida.
A mostarda 'à moda antiga' tem um pouco de açúcar e funciona muito bem em molhos para salada, sanduíches e em receitas como as seguintes:
- Espaguete com bechamel de mostarda à moda antiga e bacon.
- Salmão ao vapor com molho de mostarda à moda antiga e cidra.
6. Mostarda picante
É um tipo de mostarda típico dos Estados Unidos, especificamente através da marca Gulden's. É feito de sementes de mostarda marrom, moídas grosseiramente e embebidas em uma quantidade menor de vinagre em comparação com uma mostarda padrão.
Este tipo de mostarda é mais picante que a amarela, com uma textura mais espessa e sem açúcar. É a mostarda que costuma acompanhar o pastrami nova-iorquino. Também combina perfeitamente com salsichas e carne assada.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de mostarda, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.