Outros Alimentos e Saúde

Como fazer manteiga ghee

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 25 março 2021
Como fazer manteiga ghee

A manteiga ghee ou clarificada é uma gordura saudável muito empregada na gastronomia (especialmente na confeitaria), cujos usos se estendem ao âmbito da saúde e cosmética. Por um lado, seu típico sabor de noz dá a cada prato um toque único, muito apreciado na comida indiana. Por outro, se considera um remédio eficaz para muitas doenças, especialmente na medicina ayurvédica.

Por tudo isso, a manteiga ghee se converte em uma magnífica alternativa se queremos substituir a manteiga comum ou a margarina. Além do mais, esta manteiga não tem caseína ou lactose, portanto é apta para pessoas intolerantes a estes componentes. Se você quer saber mais sobre esta gordura saudável, no umCOMO te contamos tudo: o que é, as propriedades, suas contraindicações, e o processo de como fazer manteiga ghee, além de receitas para incluí-la.

Também lhe pode interessar: Pode congelar purê de batata?

Índice

  1. O que é ghee
  2. Propriedades e benefícios da manteiga ghee ou manteiga clarificada
  3. Como fazer manteiga ghee passo a passo
  4. Receitas com ghee
  5. Contraindicações da manteiga ghee

O que é ghee

Mas, afinal, o que é ghee? A manteiga ghee é um tipo de manteiga que submete a um processo de separação dos sólidos do leite e da água. Como resultado, sobra somente a gordura sem lactose, nem caseína.

A princípio a manteiga clarificada se considera um sinônimo de ghee (nome hindu para a manteiga clarificada), pois ambas se assemelham muito no processo de elaboração. Entretanto, há quem considera que a ghee é um processo posterior ao clarificado da manteiga, pois em muitas receitas indianas se tostam os sólidos lácteos um pouco mais até adquirir o sabor da noz. Por isso, alguns consideram que seriam classificados como dois produtos distintos.

A manteiga ghee é muito apreciada na cozinha indiana. Se emprega, especialmente, para fritar alimentos, assim como aqui no Brasil usamos óleo, azeite, manteiga ou margarina. Além disso, essa manteiga costuma ser usada para untar o chapati, pão indiano, entre outros alimentos.

Dado curioso: na Índia, a ghee possui diferentes nomes de acordo com sua idade e tempo de maturação:

  • Puran (10 anos)
  • Kumbhaghrta (100 anos)
  • Mahaghrta (mais de 100 anos)

Por outro lado, também existem muitos tipos de manteiga ghee, classificados segundo os ingredientes: ghee com óleo de coco, ghee com fava de baunilha de Madagascar, ghee com alho, ghee com cúrcuma, etc. Mais adiante, veremos como fazer manteiga ghee para você prove em casa.

Propriedades e benefícios da manteiga ghee ou manteiga clarificada

Estas são as principais propriedades e os benefícios da manteiga ghee ou clarificada:

Propriedades da manteiga ghee ou clarificada

A manteiga clarificada junto com outros óleos como o de coco, linhaça, abacate ou outros, pertence ao grupo de gorduras saudáveis que podemos usar para cozinhar. Algumas de suas propriedades mais importantes incluem:

  • Não contém lactose nem caseína: por essa razão podem consumir as pessoas que são intolerantes a produtos lácteos.
  • Contém importantes nutrientes: fornecer principalmente as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
  • Conserva-se por mais tempo: já que não contém nada de água, nem de lácteos, você pode conservá-la fora do refrigerador por tempo indefinido. A manteiga ghee quanto mais antiga é, mais propriedades adquire.
  • Possui propriedades anti-inflamatórias: em partes, por seu conteúdo em ácidos polinsaturados, a manteiga ghee previne doenças inflamatórias como a artrite e a artrose. Além do mais, atenua outras, as quais um quadro inflamatório pode piorar a dor, como, por exemplo, a arterosclerose.
  • Considera-se um antioxidante natural: devido ao grande aporte em vitaminas, principalmente A e E. Por esta razão, favorece o atraso do envelhecimento, já que regenera os tecidos orgânicos, melhorando assim a pele e os músculos.

Benefícios da manteiga ghee

A manteiga ghee se utiliza há séculos na medicina indiana para diferentes fins: nutrir a pele e os tecidos, ajudar nos processos digestivos, entre muitas outras aplicações medicinais. Hoje em dia, os usos dessas gorduras saudáveis são muito difundidos e as pessoas se interessam cada vez mais por esse produto. Por isso, é interessante que você conheça suas propriedades e contraindicações antes de usá-la.

Por suas propriedades, são muito interessantes os benefícios de incorporar a ghee como gordura saudável em nossa alimentação e usá-la para substituir gorduras mais saturadas. Alguns dos mais importantes são:

  • Melhora o transporte de nutrientes a nível celular: já que penetra facilmente nas membranas celulares e aumenta a eficiência na absorção de nutrientes. Isto é, ao adicionar esta manteiga nos alimentos, facilita o aproveitamento deles no organismo.
  • É associada a prevenção do câncer: devido ao seu conteúdo de óleos monoinsaturados (27%).
  • Melhora a saúde cardiovascular: o consumo de ghee melhora o perfil lipídico sempre e quando se consuma com moderação. Assim, se mantém equilibrados o colesterol e os triglicerídeos no sangue, ajudando a prevenção das seguintes doenças: hipertensão, deficiências cardíacas e acidentes cerebrovasculares.
  • Favorece o combate do sobrepeso e a diabetes: por seu conteúdo em ácido butírico, influencia na sensibilidade a insulina e na perda de peso corporal.
  • Estimula a produção de ácidos graxos polinsaturados: este grupo de gorduras naturais saudáveis integram os ômegas 3, 6 e 9. Alguns dos benefícios que proporcionam são a nivelação dos triglicerídeos e prevenção de doenças neurodegenerativas (Alzheimer, senilidade e Parkinson).
  • Melhora a circulação e a saúde óssea: seu conteúdo em vitamina K2 melhora a coagulação e previne problemas hemorrágicos. Além do mais, fortalece a estrutura óssea.
  • Ajuda a limpar a voz: se você a consome com mel e limão, pode eliminar impurezas da garganta.
  • Favorece o sistema digestivo: graças ao seu efeito levemente laxante, suaviza a mucosidade gástrica e estimula o movimento intestinal. Além do mais, contribui para a absorção de nutrientes lipossolúveis. Por ambas as razões, combate as úlceras, a constipação, a gastrite, a acidez e o refluxo.
  • Depura e protege o fígado: estimula a segregação de bilis por parte desse órgão, assim que o corpo dissolve mais facilmente os ácidos graxos. Desta maneira, se previnem dores como os cálculos e a intoxicação hepática.
  • Protege e melhora a pele: traz benefícios tanto pelo consumo, como seu uso em forma tópica (uso externo). A manteiga ghee costuma ser aplicada diretamente em erupções, eczemas, bolhas e, inclusive, queimaduras leves. Outros usos desse produto são cosméticos em bálsamo para os lábios e até para delinear os olhos.
Como fazer manteiga ghee - Propriedades e benefícios da manteiga ghee ou manteiga clarificada

Como fazer manteiga ghee passo a passo

Fazer manteiga ghee ou clarificada caseira é muito fácil e você pode dar muitos usos para ela: culinários, medicinais ou cosméticos. Além do mais, este produto tem grande durabilidade, por isso é interessante se você quiser manter a dispensa bem equipada por uma grande temporada. Dito isto, vejamos como fazer manteiga ghee caseira seguindo este passo a passo fácil:

Manteiga ghee: ingredientes

  1. 750g de manteiga sem sal
  2. 1 panela com fundo grosso
  3. 1pedaço de tecido ou gaze (feito de algodão)
  4. 1 coador fino
  5. 1 frasco de vidro esterilizado

Preparação

  1. Corte a manteiga, coloque em uma panela e derreta-a em fogo baixo. Não pré-aqueça a panela, já que poderia queimar-se durante o processo. Uma alternativa interessante seria fazer a ghee em banho-maria.
  2. Assim que a manteiga termine de derreter, apague o fogo e retire a panela com muito cuidado para que não se misturem novamente os lácteos e a gordura. Até aqui, você tem a manteiga clarificada, só necessita evitar o seguinte passo e seguir com os restantes para finalizá-la. Se você quer fazer manteiga ghee, agregue o seguinte passo.
  3. Desde que você coloca a manteiga para derreter conte 20 minutos. Se a intensidade a boca do fogão é muito alta, você pode colocar uma frigideira para servir de intermediária entre a panela e a boca, especialmente se observar que a manteiga está adquirindo muita temperatura. No final, a manteiga clarificada passará a ghee, adquirindo sua cor âmbar característica. Uma vez finalizado o tempo cozimento, apague o fogo e retire a panela com cuidado.
  4. Deixe-a repousar por 4-5 minutos. Isso ajuda a assentar parte da caseína no fundo da panela. Da mesma maneira permite homogeneizar a outra parte acumulada na superfície da preparação (a espuma). Deste modo, poderá retirar ambas com mais facilidade.
  5. Retire a camada branca que se formou na superfície. Tire a parte esbranquiçada e espumosa em duas partes. Primeiro com uma espumadeira para retirar a maior parte. Depois com uma colher ou concha, elimine as partes menores. Passe os utensílios sempre superficialmente, sem mergulhá-los.
  6. Decante a manteiga despejando a ghee em um recipiente. Decantar significa separar os líquidos dos sólidos. Existem duas formas de fazê-lo, a primeira consiste em esvaziar lentamente a parte amarela ou ghee em uma tigela grande. Você deve fazê-lo com cuidado e bem lentamente para não trazer os sólidos do fundo. A medida que vá chegando ao final, tenha mais cuidado. Não importa se sobre um pouco de ghee no fundo.
  7. Decante a manteiga filtrando-a. Para esta seguinte opção, passe a preparação por um coador coberto com gaze e deposite-a em um recipiente ou diretamente em um frasco. Faça com muito cuidado, como te indicamos antes.
  8. Guarde a ghee em um recipiente esterilizado. Deixe que se refresque entre 15 a 20 minutos antes de fechá-lo. Pode guardá-lo na geladeira, no freezer ou em temperatura ambiente. Tenha em conta que o calor e os líquidos podem fazer com que a ghee estrague. Mantenha-a em um local fresco, escuro e seco. Se você não tem um pote esterilizado, descubra aqui como esterilizar frascos para conserva.
  9. A ghee se conserve no mínimo durante 2 meses. Ainda que tenha uma duração indefinida, o período pode ser mais curto dependendo da forma de elaboração e manipulação. Por isso, se calcula um mínimo de 2 meses.

Esta receita rende 500 ml de manteiga ghee.

Como fazer manteiga ghee - Como fazer manteiga ghee passo a passo

Receitas com ghee

No mundo culinário profissional, muitas vezes se substitui a manteiga comum por ghee, principalmente para refogar alimentos. Além do mais, o sabor da ghee é delicioso, lembra às nozes e combina com uma grande variedade de pratos: peixes, hambúrgueres, vegetais defumados, tubérculos, sopas, etc.

Da mesma maneira, na confeitaria se utiliza muito (especialmente a francesa), já que funciona melhor que a manteiga comum no cozimento em alta temperatura, pois tem um ponto de fumaça entre 230 e 240ºC (a manteiga tradicional tem aos 175ºC. Entretanto, ao substituir a manteiga tradicional por ghee, sempre deve-se considerar a porcentagem de água faltando para não desiquilibrar as medidas originais da receita escolhida.

Considerando tudo isso e tomando em conta que já sabemos como fazer manteiga clarificada e ghee, o único que nos falta é conhecer algumas receitas onde aplicá-la. Por isso, a seguir te deixamos algumas sugestões muito gostosas:

  • Untada sobre alimentos: combina com verduras, cereais, pipocas, pão, etc. Se você mistura ghee, sal, e cebolinhas, pode untar o pão sírio.
  • Para engrossar molhos: faça a redução de uma a duas xícaras de molho e apague o fogo. Depois, em vez de agregar uma barra de manteiga pequena, substitua por 4 a 5 colheradas de ghee. Mexa para que se integre por completo. Existem molhos que pedem manteiga ou ghee entre seus ingredientes, como é o caso do molho holandês.
  • Tempero para aves: misture ghee, salsa, alho picado, sal e pimenta recém moída. Depois deixe repousar um pouco e refrigerar. Uma vez preparado este tempero, introduza a metade no orifício da ave e espalhe o rosto sobre a pele antes de assar no forno, seja frango ou peru.
  • Vitamina de creme de amendoim: adicione uma colherzinha de ghee. Assim, sua vitamina terá mais nutrientes e obterá um gosto leve de frutos secos.
  • Cogumelos refogados: susbtitua a manteiga ou azeite por ghee para fazer qualquer refogado de verduras. Se se trata de cogumelos, você pode adicionar uma colherada de ghee, vinho branco e sal.
  • Café: agregue uma colherinha de ghee, o sabor ficará como se você tivesse adicionado leite cremoso.
  • Pudins: adicione 1/2 colherada de ghee enquanto seu pudim está quente, para enriquecer o sabor.
Como fazer manteiga ghee - Receitas com ghee

Contraindicações da manteiga ghee

Apesar de serem muitos os benefícios da manteiga ghee, é importante ter em conta as seguintes contraindicações antes de incorporá-la a sua alimentação:

  • Contém gorduras saturadas: ainda que contenha 0,2g por cada 100g, este tipo de gorduras, diferentemente das polinsaturadas, podem causar obesidade e desencadear doenças como diabetes, problemas hepáticos, doenças renais, depressão, fadiga e apneia. Por isso, é essencial consumir esta manteiga com moderação.
  • Pode causar problemas na pele: se o organismo se satura de gordura, certos sintomas aparecem, por exemplo, doenças de pele, como acne e celulite. Por isso é importante não exagerar na quantidade de ghee consumida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer manteiga ghee, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Use preferencialmente manteiga de vaca livres para elaborar a sua ghee, ainda que possa usar a que você mais goste.
  • Algumas pessoas utilizam o forno para clarificar a manteiga.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer manteiga ghee