Alternativas ao açúcar

Como substituir o açúcar por stevia

Como substituir o açúcar por stevia
Imagem: salud.com.ar

A stevia tornou-se em uma das melhores alternativas ao açúcar para as pessoas que procuram cuidar de sua saúde eliminando este ingrediente de sua dieta. Sem um valor calórico muito alto e bem mais natural que o açúcar comum, este adoçante proveniente da planta do mesmo nome é uma excelente alternativa para ser adicionada às sobremesas e refeições, mas você sabe como substituir o açúcar por stevia? Em umComo.com.br, explicamos tudo com detalhe.

Também lhe pode interessar: Como substituir o açúcar
Passos a seguir:
1

O açúcar da stevia é proveniente da planta do mesmo nome. Você pode adquiri-lo já pronto em uma loja de produtos naturais, ou retirá-lo de plantas de stevia em casa.

Para este processo, você poderá secar as folhas de stevia ou extrair o açúcar da planta de forma líquida, desse modo conseguirá uma boa quantidade deste adoçante natural.

2

A primeira coisa que tem que saber ao substituir o açúcar pela stevia é que as porções nunca serão iguais. Este adoçante natural é muito forte e uma pequena quantidade basta para conseguir grandes resultados. Exceder-se na dose corre o risco de que os alimentos fiquem muito doces e com um toque amargo, produto dos componentes da planta.

3

Uma vez que o açúcar além de adoçar ajuda a dourar as sobremesas e alimentos e dar-lhes um sabor especial, esteja ciente de que, ao substituí-lo completamente pela stevia, é possível que a aparência e sabor do prato ou sobremesa mude significativamente. A recomendação é usar só este adoçante natural para substituir metade da quantidade de açúcar sugerida na receita.

4

As sobremesas e pratos que necessitam de fermento em sua elaboração e que são preparados com stevia, também não crescem da mesma forma como se fossem feitos com açúcar. É importante conhecer este detalhe porque pode mudar a aparência de determinadas receitas.

5

A stevia é uma excelente alternativa para substituir o açúcar no momento de adoçar bebidas como o café e o chá, os sucos naturais ou os coquetéis que requeiram açúcar em sua preparação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o açúcar por stevia, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Marilda dos santos
Boa tarde. Preciso saber como proceder numa receita de bolo com açúcar stevia. Só faço bolo batido no liquidificador. Obrigada.
A sua avaliação:
Vitor
Como se pode substituir, em quantidades, a stévia pelo açucar em receitas de doces e bolos, quando por exemplo a receita leva 2cs (colheres de sopa) ? Pomos também 2cs de stévia?
A sua avaliação:
Maria Odete Martins Helena
Tenho muitas dúvidas na conversão da stévia/ açúcar Obrigada
A sua avaliação:
Maria Odete Martins Helena
Qual o género de stévia se usa para fazer um bolo que seja mais prático para fazer a equivalência? Obrigada Odete
Heminia
Sou diabética e gostava de comer de vez em quando um bolito mas não sei a equivalência do açúcar para a agência pó ex se a receita diz 100gr de açúcar k quantidade uso de Stevie
A sua avaliação:
nilce freese
minha duvida as folhas devem ser usadas verdes ou secas para usadas no cha cafe
A sua avaliação:
Maria Miguel
Tenho embalagens de Stevia em saquetas de 1g, que diz ter na composição os ingredientes: Eritritol e Glucosídeos de Esteviol (2,2%)! Quantas saquetas devo utilizar num bolo que leva 400g de farinha integral, 6 ovos e 2 laranjas sumo e raspa. Agradeço resposta urgente para meu gmail, Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! E quantas gramas de açúcar leva essa receita? Depois disso é que tem de fazer a conversão para a stevia.
nilce freese
so restou uma duvida stevia pode ser usado pessoas com diabete
Imagem: salud.com.ar
Como substituir o açúcar por stevia