PARTILHAR

Como fazer o molho filetto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 julho 2019
Como fazer o molho filetto

Uma dos molhos mais simples e tradicionais da gastronomia italiana é o chamado molho fileto ou filetto, o qual tem como principal ingrediente o tomate e outros ingredientes que lhe conferem sabor, como o alho, a cebola, o manjericão ou o orégano. É um molho que pode ser preparado de várias formas, pois são muitos os ingredientes que podem ser adicionados, mas o mais importante é que o resultado final tenha a suave característica deste molho. Se quiser tentar e dar um toque diferente e extraordinário aos seus pratos de massa, preste atenção ao passo a passo deste artigo de umComo no qual explicamos como fazer o molho filetto.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer molho cocktail ou molho rosa
Passos a seguir:
1

Para fazer o molho filetto, deverá começar por lavar bem e descascar os tomates. Para isso, é aconselhável fazer um corte em cruz em cada extremo do tomate com a ajuda de uma faca e, depois, mergulhá-los em um pote com água fervendo durante 20 segundos, aproximadamente, para que amoleçam e seja bem mais fácil retirar-lhes a pele. De seguida, tire as sementes ou não, dependendo do seu gosto pessoal. Por último, corte os tomates em cubos pequenos.

Como fazer o molho filetto - Passo 1
2

Uma vez cortados os tomates, é o momento de descascar e picar a cebola e o alho em pedaços bem finos. Se não gosta de sentir a textura destes ingredientes enquanto come o molho, pode processá-los. Em seguida, pique-os, e coloque-os em uma panela com um fio de azeite quente e frite-os enquanto mexe um pouco com uma colher de madeira.

Como fazer o molho filetto - Passo 2
3

Após a cebola e o alho adquirirem uma cor transparente, adicione os tomates cortados e uma colher de chá de açúcar para diminuir ligeiramente a acidez. Mexa e adicione 4 colheres de sopa de água; por último, adicione os restantes ingredientes: o manjericão e o orégano, e adicione a quantidade de sal a gosto.

4

Em seguida, deixe o molho filetto reduzir pouco a pouco, cozinhando em fogo lento durante pelo menos 10 minutos. Uma vez passado este tempo, comprove novamente o ponto de sal e corrija-o caso seja necessário. De seguida, retire do fogo e verta em uma saladeira para servir à mesa.

Como fazer o molho filetto - Passo 4
5

Como você pode ver, a preparação do molho filetto é super simples e rápida, além de ser um delicioso complemento para os seus pratos de massa e receitas com o mais puro estilo italiano. De seguida, vamos lhe dar alguns pratos de massa que podem acompanhar o molho filetto:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o molho filetto, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer o molho filetto
1 de 4
Como fazer o molho filetto

Voltar ao topo da página ↑