Tortellini

Como fazer tortellinis caseiros

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2019
Como fazer tortellinis caseiros
Imagem: sheknows.com

Não precisa de ir até Itália para comer uma boa massa: com umComo pode fazê-la em sua cozinha! Os tortellinis são um prato estrela na categoria de massas, eles podem ser recheados com uma grande variedade de ingredientes, como por exemplo, carnes ou espinafre e, ainda, combinam com molhos de diferentes tipos que aumentam o seu sabor. Neste artigo de umComo mostramos a você uma receita de tortellinis caseiros para que possa prepará-los quando quiser e surpreender todos os convidados.

Dificuldade média

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer tortellini no forno

Passos a seguir:

1

A preparação dos tortellinis caseiros é muito simples de fazer. Em primeiro lugar, deve-se cozinhar a massa. Para isso, pegue em um recipiente e introduza 300 gramas de farinha para cozinhar e meia colher de chá de sal. De seguida, bata 3 ovos e verta no recipiente com duas colheres de sopa de azeite de oliva. Depois, com uma colher de madeira, mexa todos os ingredientes até que estejam bem misturados.

2

Em segundo lugar, pegue em uma tábua de madeira onde possa colocar a mistura, pois será nela que trabalhará a seguir. Também pode fazê-lo sobre a mesa ou balcão limpos. Com as mãos, amasse esta combinação de ingredientes sobre a superfície até conseguir criar uma massa elástica.

3

Se achar necessário, adicione um pouco mais de farinha à massa enquanto trabalha. Caso a massa esteja dura, jogue um pouco de água, mas que seja fria. Quando a massa estiver terminada, deve tampar e deixar repousar durante 15 minutos. Passado esse tempo, estique a massa até a deixar muito fina, com cuidado para não a quebrar. A seguir, deixe-a repousando mais quinze minutos cobrindo-a com um pano.

4

Depois de ter preparado a massa, agora é a vez do molho. Para começar, misture 1 litro de leite, 6 colheres de sopa de fermento e a noz moscada ralada. Adicione ainda uma pitada de sal e um pouco de pimenta, segundo o seu gosto. Coloque para ferver estes ingredientes em fogo médio, sempre mexendo com uma colher. Uma vez que comece a ferver, reduza a temperatura para fogo baixo, depois retire do fogo e guarde este molho para mais tarde.

5

Por último, comece a fazer o recheio da massa. Primeiro, misture 100 gramas de carne moída com 100 gramas de presunto picado, 1 ovo e sal. Caso queira mais consistência, pode adicionar um pouco de farinha de rosca. Depois, amasse esta mistura com as mãos até conseguir bolinhas que serão o recheio do tortellini.

6

A seguir, corte a massa em quadrados de cerca de 8 cm e introduza no interior de cada um o recheio. Depois, dobre a massa formando um triângulo e, com um pouco de água, molhe as bordas para depois as fechar bem enquanto os aperta manualmente. Para terminar, volte a dobrar a massa, mas desta vez una as pontas, simulando a forma característica do tortellini original e deixe secar repousando sobre uma mesa ligeiramente coberta de farinha.

Como fazer tortellinis caseiros - Passo 6
Imagem: recetin.com
7

Com a massa, o molho e o recheio já prontos, só falta cozinhar a sua massa com bastante água e um pouco de sal por cerca de 10 minutos. Na hora de servir, impregne-os de molho e espalhe queijo ralado por cima para obter um sabor mais intenso. Já estão prontos os seus tortellinis caseiros, bom apetite!

Veja também: Como fazer lasanha de carne

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tortellinis caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: sheknows.com
Imagem: recetin.com
1 de 2
Como fazer tortellinis caseiros