Outras sobremesas

Como fazer calda de laranja

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer calda de laranja

Gostaria de dar um toque especial a muitas de suas sobremesas? Se for assim, não perca a seguinte receita de calda de laranja, um acompanhamento incrível para crepes, torradas, tortinhas, tortas, doces, bolos... Encontrará nela um grande aliado para oferecer um ligeiro sabor cítrico e doce às suas receitas preferidas de confeitaria, bem como uma frescura muito agradável se servido bem frio. Tome nota do passo a passo deste artigo de umComo e descubra como em poucos minutos pode fazer uma calda de laranja caseira.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer sorvete de laranja

Passos a seguir:

1

A elaboração da calda de laranja é muito simples e o primeiro passo que deve fazer é preparar uma espécie de calda misturando o açúcar e a água. Verta a água em uma panela, adicione o açúcar e coloque no fogo para que o açúcar se vá dissolvendo a uma temperatura média. É muito importante mexer a mistura para que comece a engrossar e não chegue ao ponto de caramelizar. Este passo pode levar uns 15 minutos aproximadamente, se quer ver como fazer com mais detalhes convidamos você a consultar o artigo Como fazer calda de açúcar.

2

Enquanto a calda vai cozinhando, lave três das laranjas que vai utilizar e rale a casca delas para adicionar mais à frente e contribuir com um sabor e aroma mais intenso à calda. Uma vez que esteja pronta a casca ralada de laranja, com a ajuda de um espremedor manual ou elétrico extraia o suco das laranjas e reserve.

Como fazer calda de laranja - Passo 2
3

No preciso momento no qual a mistura de água e açúcar comece a ferver, então deverá adicionar a casca ralada de laranja, mexer todos os ingredientes e deixar que a calda cozinhe durante mais 5 minutos.

4

Passados esses 5 minutos, retire a panela do fogo, adicione o suco de laranja à mistura e mexa por uns segundos. Para que a calda de laranja adquira a consistência adequada, é fundamental deixar macerar a mistura de ingredientes durante 24 horas e, quando tiver passado esse dia, então poderá filtrar com um coador de tecido ou malha fina para retirar todos os restos de polpa e casca ralada de laranja que tenham ficado.

5

Agora já está pronta a sua calda de laranja, conserve-a em potes de vidro previamente esterilizados para que se mantenha em perfeitas condições, e já poderá servi-la como acompanhamento perfeito para uma infinidade de sobremesas, crepes, bolos, tortinhas, tortas, etc.

E se você adora doces, então não pode perder o nosso artigo sobre Como fazer calda de caramelo, simplesmente deliciosos!

Como fazer calda de laranja - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer calda de laranja, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer calda de laranja