Cozinhar o atum

Como fazer atum ao alho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer atum ao alho

O atum é um peixe azul muito recomendado pelo seu elevado conteúdo em proteínas e ácidos graxos ômega 3. São muitas as receitas que podem ser elaboradas com ele, mas sem dúvida, uma das formas de lhe dar mais sabor é fazê-lo ao alho, adicionando-lhe uma espécie de molho elaborado com alho, vinho branco, limão, azeite, sal, pimenta e salsinha. Com este prato pode ampliar o leque de receitas de peixe que costuma cozinhar e surpreender todos com algo completamente diferente e fora do comum. Tome nota do passo a passo deste artigo de umComo para aprender como fazer atum ao alho.

4 convidados Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como cozinhar o atum

Passos a seguir:

1

Para fazer esta receita de atum ao alho, o ideal é que adquira o atum já limpo e em filés na peixaria para que a elaboração seja mais rápida e simples. Se, pelo contrário, preferir adquirir um atum fresco, deverá limpar muito bem a peça em casa, tirar a pele e as espinhas e cortá-lo em fatias você mesmo para conseguir os filés necessários para preparar esta receita.

2

A primeira coisa que tem que fazer é preparar o alho, assim, comece descascando os dentes de alho e pique-os em pedaços muito pequenos e finos para mal os notar ao comer. Se o processo de descascar alhos parece uma tarefa aborrecida, recomendamos a você consultar o nosso artigo Como descascar alhos facilmente para ver diferentes opções muito simples e rápidas de fazer.

Como fazer atum ao alho - Passo 2
3

Quando tiver acabado de picar o alho, adicione um pouco de azeite de oliva em uma panela e leve-a a fogo médio. Uma vez que o azeite esteja quente, coloque os filés de atum para que dourem bem por ambos os lados, espere dois minutos aproximadamente para que cozinhem dos dois lados. Coloque sal e pimenta no atum a gosto e adicione o alho picado, o copo de vinho branco - dará bem mais sabor ao prato- e o suco de meio limão, que previamente deve ter obtido com um espremedor manual ou elétrico.

4

Deixe que os filés de atum cozinhem junto aos restantes ingredientes a fogo moderado durante uns minutos e quando observar que o molho começa a espessar, deverá adicionar a salsinha picada. Espere 15 ou 20 minutos aproximadamente para que os filés de atum fiquem bem impregnados do sabor e aroma do alho, bem como dos restantes ingredientes, e tente virar o atum de vez em quando certificando-se de que o fogo esteja baixo para que não queimem.

Como fazer atum ao alho - Passo 4
5

Simples assim! Agora que o atum ao alho já está pronto, só falta coloca no prato e servir decorado com umas rodelas de limão ou acompanhado de outros ingredientes como um purê de batata, uns tomates cereja, arroz branco, salada e o que preferir.

6

Se você adora o sabor deste peixe azul tão nutritivo, então não pode perder as múltiplas receitas de atum que temos em umComo. Descubra algumas delas nos seguintes links:

Como fazer atum ao alho - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer atum ao alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer atum ao alho