Partilhar

Como fazer polvo ao alho

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer polvo ao alho

O polvo é um dos alimentos mais extraordinários que o mar nos oferece e, devido à sua versatilidade, podemos prepará-lo de diferentes formas obtendo como resultado pratos muito saborosos, mas muito diferentes. Uma receita que tem de experimentar polvo ao alho, ideal para saborear este molusco, seja no almoço ou no jantar. Preste atenção aos ingredientes que precisa e coloque mãos à obra para elaborar a seguinte receita de polvo ao alho que mostramos a você em umComo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer salada de polvo
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Em primeiro lugar, é importante que se você comprou o polvo fresco o limpe corretamente para eliminar qualquer resto de sujeira antes de o cozinhar, assim como também deverá tirar as vísceras caso não o tenham feito na peixaria. Aconselhamos a você consultar o artigo Como limpar o polvo para saber de que forma pode fazer ambas as coisas.

2

Uma vez que esteja bem limpo, chegou a hora de cozinhar o polvo. Para isso, coloque uma panela grande no fogo, encha de água e deixe ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, deverá pegar no polvo pela cabeça e introduzi-lo e tirar da água fervendo três vezes seguidas para evitar que descasque durante o cozimento. Depois, deixe o polvo cozinhar em fogo médio-alto durante pelo menos 30 ou 45 minutos para que fique bem macio.

Como fazer polvo ao alho - Passo 2
3

O polvo já está cozido? Perfeito, agora deixe esfriar e passe a cortá-lo em rodelas para depois cozinhá-lo em uma caçarola de barro, de preferência com um pouco de azeite de oliva. Quando notar que o polvo começar a fumegar, retire e reserve-o em um prato para voltar a cozinhar mais à frente.

4

O seguinte passo para fazer esta receita de polvo ao alho é preparar o resto dos ingredientes. Comece descascando e picando os alhos em pedaços muito finos para que não se notem muito na hora de comer este prato, e adicione-os na mesma caçarola de barro com a folha de louro. Deixe que os alhos dourem ligeiramente e mexa com uma colher ou espátula de madeira.

Como fazer polvo ao alho - Passo 4
5

De seguida, adicione os camarões já descascados junto com os alhos e espere uns minutos para refogar. Adicionar os camarões a esta receita é algo opcional, mas se gosta deste marisco verá que o resultado final será um prato muito saboroso. Por último, adicione uma colher de páprica doce, mexa para que o sabor de todos os ingredientes se misturem e volte a introduzir o polvo picado na caçarola.

Como fazer polvo ao alho - Passo 5
6

Só tem que deixar cozinhar tudo durante uns 6 minutos e seu polvo ao alho já estará preparado e pronto para servir. Esperamos que você goste desta receita!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer polvo ao alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer polvo ao alho

O que você achou da receita?

Como fazer polvo ao alho
1 de 4
Como fazer polvo ao alho

Voltar ao topo da página