Partilhar

Como cozinhar o atum

Por Sara Viega. Atualizado: 6 setembro 2019
Como cozinhar o atum
Imagem: misfondoss.com

O atum é um dos peixes azuis mais nutritivos e versáteis que podemos encontrar, sendo um ingrediente habitual nas cozinhas de todo o mundo. Podemos encontrá-lo enlatado e fresco, esta última apresentação é a mais nutritiva e recomendável, mas apesar disso muitas pessoas não se animam a comprar por não saberem o modo adequado de prepará-lo. Por isso, em umComo.com.br explicamos como cozinhar o atum e desfrutar de seu delicioso sabor.

Também lhe pode interessar: Como fazer atum ao alho
Passos a seguir:
1

O atum é uma grande fonte de vitaminas A e B, cheio de ácidos graxos essenciais que ajudam a controlar os níveis de colesterol e triglicérides, além de ser um peixe muito popular nas dietas por seu baixo teor calórico.

Se você comprar uma peça de atum fresco e não souber como servi-lo, uma forma excelente e muito simples de fazê-lo é preparando um tártaro de atum. Trata-se de um prato fresco preparado com atum cru, uma forma ótima de consumir este peixe fresco. Descubra a forma de prepará-lo em nosso artigo como fazer tártaro de atum.

Como cozinhar o atum - Passo 1
2

Para os que se perguntam como cozinhar atum e não querem apostar em um prato cru, o atum acebolado é uma excelente e popular alternativa, além de muito simples de preparar.

Você pode usar a peça inteira de atum ou cortá-la em quadradinhos. Frite em uma frigideira rodelas de cebola a gosto e um alho, condimente com sal e pimenta e deixe no fogo até que tudo esteja dourado e tenro. Acrescente uma colher de chá de vinagre em fogo alto e mexa durante um minuto. Depois abaixe o fogo, incorpore o atum e meio copo de água e deixe cozinhar até que a água evapore. O resultado será de lamber os dedos.

Como cozinhar o atum - Passo 2
3

Mas, o que acontece se, ao invés de atum fresco só tivermos atum em lata? Pois a melhor alternativa nesse caso é usá-lo como recheio para a preparação de deliciosos pratos. Uma grande opção são as berinjelas recheadas de atum, um prato saboroso e muito nutritivo. Em umComo explicamos o modo de fazê-lo em nosso artigo como fazer berinjelas recheadas com atum.

Como cozinhar o atum - Passo 3
4

Outra opção para cozinhar atum usando o de lata é preparando uns pastéis. Você pode optar por comprar a massa para pastéis, recheá-la com um refogado de atum e fritá-la, ou pode seguir a nossa receita sobre como fazer pastéis de atum e tomate.

Como cozinhar o atum - Passo 4
5

Uma boa forma de cozinhar atum fresco e fazê-lo de forma leve, é grelhando-o, com um pouco de azeite de oliva. No entanto, você deve saber que o atum tem a tendência a ser seco, por isso é importante que o deixe um pouco cru no centro se desejar que fique suave e delicioso.

Como cozinhar o atum - Passo 5
6

Por último, damos a você outras duas alternativas para cozinhar atum, perfeitas para as crianças e para quem não é muito amigo do peixe. Trata-se de um pudim de atum simples e delicioso ou de um pudim de atum, delícias do mar e pimentão cheio de sabor, ambas fáceis e rápidas de preparar e ideais para toda a família.

Como cozinhar o atum - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar o atum, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como cozinhar o atum

O que lhe pareceu o artigo?

Como cozinhar o atum
Imagem: misfondoss.com
1 de 7
Como cozinhar o atum

Voltar ao topo da página