Partilhar

Como fazer ceviche peruano

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer ceviche peruano

Uma das receitas mais frescas, leves e deliciosas da cozinha peruana é o ceviche de peixe, perfeito para petiscar com os amigos, para almoçar nos dias de mais calor que nos deixam com vontade de um prato refrescante e para servir como prato de entrada e impressionar todos os convidados. O segredo, além de sua preparação, é escolher um peixe fresco e de qualidade para que o sabor seja delicioso, pois não esqueça que este prato macera com o ácido do limão e não com outra técnica, por isso o peixe fresco é imprescindível. No umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, como fazer um ceviche de peixe de lamber os dedos.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer sushi
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

A receita de ceviche peruano que oferecemos a você é a tradicional, portanto, tanto os tempos de cozimento como os ingredientes são os que se usam tipicamente neste prato. Ao ceviche de peixe branco é possível acrescentar, por exemplo, camarões, para dar um toque diferente (algo completamente opcional).

2

É importante ter algo muito claro: o ceviche é feito sempre com peixe branco fresco e de qualidade, nunca com peixe congelado. Este aspecto é imprescindível para obter um prato bom, suculento e de potente sabor. Outro aspecto essencial é o tempo de maceração, que não deve ultrapassar os 10 minutos pois o peixe não deve cozinhar demais no limão, caso contrário ficará muito duro e perderá essa textura suave e própria deste prato.

3

Para começar a fazer seu ceviche peruano deverá descascar e cortar a cebola roxa em juliana, depois recomenda-se colocar em uma embalagem cheia de água e deixar mergulhada 15 minutos enquanto realiza o resto da preparação: esta simples medida ajudará a que o sabor da cebola não seja tão forte na receita, permitindo que possam ser sentidos de forma clara os outros ingredientes.

4

A seguir deverá lavar, abrir e retirar todas as sementes e fibras da pimenta-aji amarela peruana. Se onde mora não for fácil de conseguir este tipo de pimenta, pode substituir por pimenta ardida (tipo dedo-de-moça) mas lembre que sempre deverá retirar as sementes e as fibras internas, caso contrário a pimenta-aji dará um sabor muito picante ao prato, o que pode ser muito forte para algumas pessoas. Pique em tiras fininhas e reserve.

5

Pique também o coentro a gosto, também em pedaços pequenos; pessoalmente, gosto do ceviche com muito coentro, mas isso é decisão de cada cozinheiro. Reserve e comece a limpar e cortar o peixe em cubinhos, tentando que não sejam muito grandes para que as pessoas possam comer direito.

6

Agora vem a parte mais importante da preparação: a maceração. Em um recipiente amplo acrescente todos os ingredientes e incorpore o suco de dois limões grandes e sal a gosto. Mexa muito bem e deixe repousar durante no máximo 10 minutos, tempo durante o qual poderá ir preparando a mesa e servindo as chips de milho para acompanhar este delicioso prato, se desejar.

Recomenda-se servir o ceviche acompanhado de seu suco.

Simples assim! Seguindo estes passos poderá desfrutar de um ceviche peruano fresco e delicioso.

Como fazer ceviche peruano - Passo 6
7

Se gostou desta receita de certeza que vai adorar outras preparações maravilhosas com peixe, por isso convidamos você a elaborar algumas das nossas deliciosas recomendações:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer ceviche peruano, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer ceviche peruano

O que você achou da receita?

Como fazer ceviche peruano
1 de 2
Como fazer ceviche peruano

Voltar ao topo da página