Outros Receitas de molhos

Tipos de molhos para massa

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 18 agosto 2023
Tipos de molhos para massa

Penne, espaguete, talharim... a massa, em qualquer uma de suas propostas, é um alimento versátil para preparar inúmeras receitas com facilidade e em pouco tempo. Em qualquer uma delas, os molhos que o prato pode conter têm um papel determinante no resultado porque a própria massa tem um sabor bastante limitado.

É o restante dos ingredientes e os diferentes condimentos que a enchem de sabor e dão o toque especial a cada preparo. Se você vai fazer massa e quer conhecer algumas alternativas na hora de prepará-la, descubra os tipos de molhos para massa no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Receitas de molhos para massa fresca

Índice

  1. Molho bolonhesa
  2. Molho burro (com sálvia ou tomate)
  3. Molho carbonara
  4. Molho pesto
  5. Molho arrabiata
  6. Molho de cogumelos (funghi)
  7. Molho puttanesca
  8. Molho alfredo

Molho bolonhesa

É um clássico e um dos melhores molhos para massas. A autêntica bolonhesa é muito mais que carne picada com tomate e, bem feita, é deliciosa. Prepara-se fritando primeiro a cebola, o aipo e a cenoura cortados em pequenos pedaços e salteados em uma panela com uma mistura de azeite e uma colher de sopa de manteiga.

Somente quando os legumes começarem a dourar, acrescente a carne picada e, após alguns minutos, o tomate triturado. O segredo do molho é deixar cozinhar todos os ingredientes em fogo baixo por pelo menos 30 minutos, acrescentando água se necessário e temperando com sal, pimenta e orégano a gosto.

Tipos de molhos para massa - Molho bolonhesa

Molho burro (com sálvia ou tomate)

Se você tem pouco tempo, mas quer dar um toque especial aos seus pratos de massa, o molho de burro é um dos mais simples e saborosos. O seu ingrediente secreto são as folhas naturais de sálvia, que garantem um aroma intenso e fresco.

Para fazer é só colocar algumas colheres de manteiga em uma frigideira e levar ao fogo para que derreta. Quando começar a formar espuma, junte as folhas de sálvia previamente lavadas, completamente secas e cortadas em pedaços grandes. Tempere com sal e pimenta, e acrescente a massa cozida al dente, mexendo para que fique bem encorpada neste peculiar molho. Se quiser, também pode fazer misturando a manteiga com pedaços de tomate pelado (molho de burro com pomodoro).

Tipos de molhos para massa - Molho burro (com sálvia ou tomate)

Molho carbonara

Por seu sabor suave e textura cremosa, o molho carbonara é um dos preferidos para acompanhar qualquer prato de massa. A primeira coisa a esclarecer é que a receita original não usa creme, embora, se você quiser, pode adicionar um pouco.

A carbonara tradicional é feita diluindo-se em uma panela algumas colheres de sopa de manteiga misturadas com um fio de azeite virgem. Nesta mistura, alguns cubos de bacon ou toucinho são dourados e, quando fritos, são retirados e reservados.

Depois disso, você deve bater levemente algumas gemas e incorporá-las à mistura junto com algumas colheres de queijo ralado, pecorino ou parmesão. Adicione a este molho sal e pimenta, e pronto. Sirva sobre a massa bem quente sem esquecer de colocar os pedacinhos de bacon. Neste outro artigo explicamos em detalhes Como fazer carbonara.

Tipos de molhos para massa - Molho carbonara

Molho pesto

O pesto é um dos molhos italianos mais intensos e deliciosos graças ao seu principal ingrediente: o aromático manjericão. Embora existam versões diferentes, a mais conhecida e uma das melhores é sem dúvida o pesto genovês, uma preparação muito simples que também não requer cozimento.

Em uma panela, faça um purê com um dente de alho picado e um pouco de sal. Quando estiver pronto, adicione folhas de manjericão fresco picadas e alguns pinhões. Bata novamente e adicione lentamente o azeite de oliva virgem, mexendo para misturá-lo. Por fim, acrescente o queijo ralado para dar mais consistência ao pesto.

Tipos de molhos para massa - Molho pesto

Molho arrabiata

Se você gosta de sabor picante, vai adorar o molho arrabiata. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite nele um pouco de alho fatiado. Adicione também: um pouco de pimenta, malagueta ou caiena, lembrando que quanto mais você adicionar, mais picante ficará o molho. Em seguida, junte o tomate triturado e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando e acrescentando um pouco de água se necessário.

Quando o tomate reduzir, tempere com sal, pimenta, orégano e um pouco de manjericão.

Tipos de molhos para massa - Molho arrabiata

Molho de cogumelos (funghi)

Quer surpreender com um prato de massa diferente? Com este simples molho à base de cogumelos você vai conseguir. Pode usar cogumelos frescos ou secos e reidratados e pode fazê-los com o que quiser, desde cogumelos a boletos.

Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola picadinha bem fininha junto com os cogumelos previamente fatiados. Se você usou cogumelos reidratados, adicione também algumas colheres de sopa da água na mistura. Quando a cebola estiver transparente e os cogumelos meio cozidos, acrescente uma colher de sopa de concentrado de tomate e um pouco de vinho branco. Deixe o álcool evaporar e acrescente um pouco de creme de leite. Mexa por alguns minutos e para finalizar acrescente o queijo parmesão ou grana padano ralado.

Tipos de molhos para massa - Molho de cogumelos (funghi)

Molho puttanesca

Puttanesca é um molho de sabor forte com um toque picante e salgado. A sua preparação é simples, pois basta colocar o azeite de oliva em uma frigideira e fritar os ingredientes que garantem o sabor característico. Primeiro de tudo: coloque um pouco de alho picado, anchovas e uma malagueta (ou duas). Após alguns minutos, adicione algumas alcaparras e algumas azeitonas pretas sem caroço, cortadas ao meio. Por fim, adicione o tomate triturado e deixe cozinhar junto aos outros ingredientes, em fogo baixo, de 30 a 40 minutos.

Tipos de molhos para massa - Molho puttanesca

Molho alfredo

Este molho, que leva o nome de seu criador, o chef Alfredo di Leilo, é perfeito para acompanhar massas como fettuccine, talharim ou espaguete. É tão simples quanto delicioso. Basta derreter um pouco de manteiga em uma frigideira e fritar algumas rodelas de alho. Em seguida, são adicionadas natas líquidas, sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma quantidade generosa de queijo ralado. Servido bem quente sobre a massa al dente.

Tipos de molhos para massa - Molho alfredo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de molhos para massa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Tipos de molhos para massa