Tipos de molhos para massa

Tipos de molhos para massa

Penne, espaguete, talharim... a massa, em qualquer uma de suas propostas, é um alimento versátil para preparar inúmeras receitas com facilidade e em pouco tempo. Em qualquer uma delas, os molhos que o prato pode conter têm um papel determinante no resultado porque a própria massa tem um sabor bastante limitado.

É o restante dos ingredientes e os diferentes condimentos que a enchem de sabor e dão o toque especial a cada preparo. Se você vai fazer massa e quer conhecer algumas alternativas na hora de prepará-la, descubra os tipos de molhos para massa no umCOMO.

Molho bolonhesa

É um clássico e um dos melhores molhos para massas. A autêntica bolonhesa é muito mais que carne picada com tomate e, bem feita, é deliciosa. Prepara-se fritando primeiro a cebola, o aipo e a cenoura cortados em pequenos pedaços e salteados em uma panela com uma mistura de azeite e uma colher de sopa de manteiga.

Somente quando os legumes começarem a dourar, acrescente a carne picada e, após alguns minutos, o tomate triturado. O segredo do molho é deixar cozinhar todos os ingredientes em fogo baixo por pelo menos 30 minutos, acrescentando água se necessário e temperando com sal, pimenta e orégano a gosto.

Molho burro (com sálvia ou tomate)

Se você tem pouco tempo, mas quer dar um toque especial aos seus pratos de massa, o molho de burro é um dos mais simples e saborosos. O seu ingrediente secreto são as folhas naturais de sálvia, que garantem um aroma intenso e fresco.

Para fazer é só colocar algumas colheres de manteiga em uma frigideira e levar ao fogo para que derreta. Quando começar a formar espuma, junte as folhas de sálvia previamente lavadas, completamente secas e cortadas em pedaços grandes. Tempere com sal e pimenta, e acrescente a massa cozida al dente, mexendo para que fique bem encorpada neste peculiar molho. Se quiser, também pode fazer misturando a manteiga com pedaços de tomate pelado (molho de burro com pomodoro).

Molho carbonara

Por seu sabor suave e textura cremosa, o molho carbonara é um dos preferidos para acompanhar qualquer prato de massa. A primeira coisa a esclarecer é que a receita original não usa creme, embora, se você quiser, pode adicionar um pouco.

A carbonara tradicional é feita diluindo-se em uma panela algumas colheres de sopa de manteiga misturadas com um fio de azeite virgem. Nesta mistura, alguns cubos de bacon ou toucinho são dourados e, quando fritos, são retirados e reservados.

Depois disso, você deve bater levemente algumas gemas e incorporá-las à mistura junto com algumas colheres de queijo ralado, pecorino ou parmesão. Adicione a este molho sal e pimenta, e pronto. Sirva sobre a massa bem quente sem esquecer de colocar os pedacinhos de bacon. Neste outro artigo explicamos em detalhes Como fazer carbonara.

Molho pesto

O pesto é um dos molhos italianos mais intensos e deliciosos graças ao seu principal ingrediente: o aromático manjericão. Embora existam versões diferentes, a mais conhecida e uma das melhores é sem dúvida o pesto genovês, uma preparação muito simples que também não requer cozimento.

Em uma panela, faça um purê com um dente de alho picado e um pouco de sal. Quando estiver pronto, adicione folhas de manjericão fresco picadas e alguns pinhões. Bata novamente e adicione lentamente o azeite de oliva virgem, mexendo para misturá-lo. Por fim, acrescente o queijo ralado para dar mais consistência ao pesto.

Molho arrabiata

Se você gosta de sabor picante, vai adorar o molho arrabiata. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite nele um pouco de alho fatiado. Adicione também: um pouco de pimenta, malagueta ou caiena, lembrando que quanto mais você adicionar, mais picante ficará o molho. Em seguida, junte o tomate triturado e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando e acrescentando um pouco de água se necessário.

Quando o tomate reduzir, tempere com sal, pimenta, orégano e um pouco de manjericão.

Molho de cogumelos (funghi)

Quer surpreender com um prato de massa diferente? Com este simples molho à base de cogumelos você vai conseguir. Pode usar cogumelos frescos ou secos e reidratados e pode fazê-los com o que quiser, desde cogumelos a boletos.

Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola picadinha bem fininha junto com os cogumelos previamente fatiados. Se você usou cogumelos reidratados, adicione também algumas colheres de sopa da água na mistura. Quando a cebola estiver transparente e os cogumelos meio cozidos, acrescente uma colher de sopa de concentrado de tomate e um pouco de vinho branco. Deixe o álcool evaporar e acrescente um pouco de creme de leite. Mexa por alguns minutos e para finalizar acrescente o queijo parmesão ou grana padano ralado.

Molho puttanesca

Puttanesca é um molho de sabor forte com um toque picante e salgado. A sua preparação é simples, pois basta colocar o azeite de oliva em uma frigideira e fritar os ingredientes que garantem o sabor característico. Primeiro de tudo: coloque um pouco de alho picado, anchovas e uma malagueta (ou duas). Após alguns minutos, adicione algumas alcaparras e algumas azeitonas pretas sem caroço, cortadas ao meio. Por fim, adicione o tomate triturado e deixe cozinhar junto aos outros ingredientes, em fogo baixo, de 30 a 40 minutos.

Molho alfredo

Este molho, que leva o nome de seu criador, o chef Alfredo di Leilo, é perfeito para acompanhar massas como fettuccine, talharim ou espaguete. É tão simples quanto delicioso. Basta derreter um pouco de manteiga em uma frigideira e fritar algumas rodelas de alho. Em seguida, são adicionadas natas líquidas, sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma quantidade generosa de queijo ralado. Servido bem quente sobre a massa al dente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de molhos para massa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.