Receitas veganas

Receitas veganas

Receitas veganas

No conjunto das dietas vegetarianas, a vegana é uma das mais rigorosas, pois segui-la implica não ingerir nenhum alimento de origem animal, não só carne ou peixe, mas também outros alimentos como mel, leite e seus derivados ou ovos.

Embora à primeira vista possa parecer uma dieta muito restritiva, na realidade, são muitos os pratos ricos e deliciosos que podem ser incluídos em um cardápio desse tipo. Se não acredita, anote as receitas veganas que sugerimos neste artigo do umCOMO e verá que são deliciosas, muito fáceis de preparar e que agradarão a todos, veganos ou não.

Também lhe pode interessar: Como fazer creme de leite vegano

Índice

  1. Espinafre refogado com tofu
  2. Abobrinhas recheadas
  3. Lentilhas
  4. Seitán ao molho de mostarda
  5. Creme de abóbora
  6. Salada de quinoa e grão de bico
  7. Biscoitos de aveia e banana

1. Espinafre refogado com tofu

Em questão de minutos você pode preparar uma das melhores receitas veganas fáceis para um saboroso e muito completo jantar vegano, já que combina tofu, uma excelente fonte de proteína vegetal, com espinafre, rico em minerais e vitaminas como a C.

  1. Antes de tudo, você deve grelhar os cubos de tofu que deseja e também escaldar os espinafres em água fervente, embora se usar os enlatados não será necessário.
  2. Preparados os dois ingredientes principais, só falta dourar, em uma frigideira com um pouco de azeite, alguns dentes de alho picados.
  3. Quando começarem a dourar, acrescente o espinafre para cozinhar por alguns minutos, depois adicione o tofu.
  4. Mexa bem, tempere a gosto e, se quiser, complete a receita adicionando algumas frutas secas picadas como amêndoas ou pinhões.

Descubra neste artigo Como cozinhar tofu

Receitas veganas - 1. Espinafre refogado com tofu

2. Abobrinhas recheadas

As abobrinhas recheadas assadas são um clássico que costuma ser feito com carne moída, mas existem outras opções veganas bem fáceis e que dão excelentes resultados. Neste caso, trata-se de preparar um simples arroz com legumes que serve de recheio.

  1. Corte a abobrinha ao meio no sentido do comprimento e retire, com o auxílio de uma faca, parte de sua polpa.
  2. Pique-a e com ela faça um refogado no qual deverá juntar também outros vegetais de que goste, tais como: cebola, alho e pimenta picada.
  3. Quando estiverem prontos, junte-os a um arroz branco que pode temperar a seu gosto, por exemplo com um toque aromático de curry.
  4. Por fim, recheie as abobrinhas com o arroz com legumes e leve ao forno por uns 10-15 minutos. Se quiser, também pode adicionar um pouco de queijo vegano ralado.
Receitas veganas - 2. Abobrinhas recheadas

3. Lentilhas

As leguminosas não podem faltar em uma dieta vegana e a lentilha, sem chouriço, bacon ou salsicha, pode ser igualmente deliciosa e apetitosa. Veja como é fácil fazer essa receita vegana:

  1. Dê uma primeira fervura às lentilhas, escorra a água e reserve-as. Além disso, em uma panela, pique cebola, pimentão verde, alho-poró e algumas folhas de couve.
  2. Refogue-os por alguns minutos com dois dentes de alho e um pouco de azeite.
  3. Quando ganharem cor, acrescente algumas colheres de sopa de tomate triturado e uma colher pequena de páprica doce, mexa e depois (para que a páprica não queime) acrescente a água para cozinhar as lentilhas.
  4. Quando a água começar a ferver, acrescente a leguminosa e, se quiser, uma batata picada. Tempere com sal e uma folha de louro e deixe cozinhar em fogo baixo durante 20-30 minutos.

Você pode ter interesse em saber Como preparar lentilhas.

Receitas veganas - 3. Lentilhas

4. Seitán ao molho de mostarda

O seitan é uma das 'carnes' veganas mais versáteis. Fica bom se preparado simplesmente grelhado e acompanhado de qualquer guarnição, mas uma das melhores receitas veganas fáceis é refogá-lo levemente em um molho requintado.

  1. Corte os filetes de seitan não muito grossos e passe-os, dos dois lados, na grelha.
  2. Prepare um molho colocando em uma panela: cebola picada, cenoura, salsa e algumas colheres de sopa de mostarda. Mexa bem até formar o caldo de legumes.
  3. Mantenha a mistura no fogo por alguns minutos, até a cenoura ficar macia. Nesse momento, retire do fogo e bata os ingredientes no liquidificador para obter um molho requintado.
  4. Quando estiver pronto, coloque-o em uma panela com o seitan de forma a que as porções fiquem bem cobertas pelo molho. Deixe-os cozinhar por 5 a 8 minutos e pronto!

Recomendamos a leitura do artigo Como fazer churrasco de legumes.

Receitas veganas - 4. Seitán ao molho de mostarda

5. Creme de abóbora

Cremes feitos com vegetais são uma entrada ou primeiro prato ideal em qualquer cardápio, e preparar um creme de abóbora e cenoura com 'superpoderosos' antioxidantes é uma ótima ideia.

  1. Descasque e pique ambos os legumes nas quantidades que precisa e coloque-os em um tabuleiro de ir ao forno com uma pitada de sal e um fio de azeite.
  2. Deixe-os assar por cerca de 20 a 30 minutos, até você perceber que estão macios.
  3. Em seguida, passe-os pelo liquidificador para obter o creme. Despeje em uma tigela para aquecê-lo e adicione algum tempero que funcione para ele, como um toque de açafrão ou cominho.

Veja Como descascar uma abóbora.

Receitas veganas - 5. Creme de abóbora

6. Salada de quinoa e grão de bico

As saladas ocupam um lugar importante no livro de receitas veganas, mas é preciso lembrar que elas não podem ser feitas apenas com alface. O que propomos a seguir combina magistralmente um pseudo cereal com uma leguminosa para obter, assim, um prato muito completo.

  1. Para fazer esta salada, prepare a quinoa, deixe esfriar e junte o grão-de-bico cozido (vale o enlatado). Além disso, adicione outros ingredientes vegetais leves e refrescantes, como: pepino em cubos, rabanete e cebolinha.
  2. Misture tudo muito bem e tempere com sal, pimenta e um vinagrete (azeite e vinagre) adicione também um pouco de sumo de limão. Assim você terá uma salada surpreendente e deliciosa.

Você também pode estar interessado nesta receita sobre Como fazer uma salada de quinoa.

Receitas veganas - 6. Salada de quinoa e grão de bico

7. Biscoitos de aveia e banana

Perfeito como parte de um café da manhã ou lanche vegano, você pode fazer deliciosos biscoitos em apenas alguns minutos.

  1. Aproveite algumas bananas bem maduras e amasse-as com a ajuda de um garfo.
  2. Misture-as com aveia levemente triturada. Você também pode adicionar um toque de canela para dar um sabor especial aos seus biscoitos.
  3. Quando tiver uma massa mais ou menos homogénea, divida-a em pequenas bolas e achate-as para lhes dar a forma de uma bolacha.
  4. Leve seus biscoitos ao forno por cerca de 15 minutos, espere que esfriem e aproveite!

Aqui, explicamos Como fazer biscoitos de aveia e banana.

Receitas veganas - 7. Biscoitos de aveia e banana

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas veganas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
flavio
como bem,viva melhor
1 de 8
Receitas veganas