Outras Receitas saudáveis

Como fazer creme de leite vegano

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 30 novembro 2022
Como fazer creme de leite vegano

Se você é vegano, tem intolerância à lactose, ou se somente busca evitar consumo de produtos de origem animal, com certeza já deixou de consumir algum alimento que levava creme de leite em sua composição. Este ingrediente é amplamente utilizado na confeitaria por todo o mundo, sendo um dos principais subprodutos do leite de vaca.

Para ajudar aqueles que estão em busca de uma alternativa, confira aqui no blog umCOMO a receita completa de como fazer creme de leite vegano e fique por dentro também do creme de leite vegetal.

Também lhe pode interessar: Receitas veganas

Creme de leite vegano: receita

Extraído de castanhas ricas em gordura vegetal, o creme de leite vegano é extremamente saudável e livre de gordura animal, glúten e carboidratos, além de apresentar também um baixo teor de colesterol.

O creme de leite vegano é relativamente novo no mercado e o aumento do número de veganos tem levado cada vez mais empresas do ramo alimentício a fabricar o produto.No caso específico do mercado brasileiro, já existem opções de creme de leite vegano que variam na matéria prima substituta do leite.

As opções industrializadas podem não ser facilmente encontradas e o preço pode não ser atrativo. A solução é aprender a como fazer creme de leite vegano de forma artesanal e em casa, o que torna o produto ainda mais saudável pois é totalmente livre de conservantes.

Assim como a versão industrializada, o creme de leite caseiro pode ser feito com uma grande variedade de matérias primas como por exemplo a castanha de caju, o arroz, o leite de soja e até a couve flor.

Para ajudar, apresentamos aqui uma receita fácil de creme de leite vegano que leva aveia em sua composição. Pela neutralidade de sabor que este cereal apresenta, o creme de leite vegano de aveia é leve e não se sobrepõe a nenhum sabor.

Creme de leite vegano: passo a passo

Para fazer creme de leite vegano de aveia você irá precisar de:

  • 1 xícara e meia de aveia em flocos finos
  • 3 xícaras de água filtrada ou mineral
  • 2 colheres de óleo neutro como o de canola ou de uva
  • ⅛ de colher de chá de sal

Agora siga o seguinte passo a passo:

  1. Primeiro coloque a aveia em flocos finos em um recipiente, cobrindo por 2 horas com 1 xícara de água quente. Pode-se também deixar a aveia com água fria durante toda a noite.
  2. Depois junte a aveia já hidratada com mais uma xícara de água, o óleo e o sal no liquidificador e bata até ficar visivelmente uniforme. É recomendado bater de 3 a 5 minutos, observando sempre se a mistura ficou perfeitamente homogênea. A finalização da receita consiste em coar o creme de leite utilizando um pano limpo, deixando-o ainda mais cremoso.
  3. A consistência desejada do creme de leite vegano de aveia em flocos finos pode ser modificada de acordo com a quantidade de água ao bater no liquidificador. Se quer um creme de leite mais grosso e espesso, utilize menos água, mas se quer ele mais leve, para uso em saladas por exemplo, adicione mais água.
  4. Pelo fato de a aveia em flocos ser mais seca, e não ser muito rica em gordura, a adição do óleo é indispensável nesta receita. Se a receita for salgada a dica é utilizar azeite de oliva, que com certeza irá dar um toque especial de sabor ao prato.

Quanto tempo dura o creme de leite vegano

O creme de leite vegano feito em casa pode ser mantido em vasilhame fechado na geladeira por até 5 dias. Os resíduos de aveia que sobrarem ao coar o creme de leite, podem ser utilizados para o consumo em outros alimentos como por exemplo frutas e iogurte.

Por que consumir creme de leite vegetal

Abaixo detalhamos algumas razões para que você consumo creme de leite vegetal.

Consumo consciente

Em todo o mundo tem crescido cada vez mais a filosofia de consumo consciente dos alimentos. Aspectos como o tratamento dado aos animais pela indústria alimentícia, assim como os impactos causados na natureza, tem feito um grande número de pessoas repensar e mudar seus hábitos alimentares.

Saúde

Outro fator que também aumentou bastante a demanda por produtos que não tenham origem animal é a saúde. Atualmente tornou-se senso comum dentre a comunidade científica que o consumo de gordura animal em excesso, traz sérios prejuízos à saúde, sendo inclusive relacionado a alguns tipos de câncer, além de ser um dos maiores inimigos do coração.

O crescimento da fabricação de creme de leite vegetal é exponencial e tem sido considerado a grande aposta das indústrias voltadas ao mercado vegano. A diversidade de matérias primas que podem ser utilizadas para fabricação do creme de leite vegetal é um outro atrativo para as indústrias que têm enfrentado sucessivos aumentos no preço do leite de vaca in natura.

Fabricação simples

A fabricação, considerada relativamente simples, consiste na trituração da matéria prima até que se forme um líquido espesso também chamado de leite. Nele são adicionadas gomas que tornam o leite espesso aumentando sua cremosidade. Também são adicionados óleos vegetais neutros, para que não ocorra influência do sabor do creme em algum outro alimento.

Se você busca se alimentar melhor, ingerindo menos colesterol e ainda por cima de uma forma consciente perante a natureza, o creme de leite vegetal é ideal. Caso não encontre o produto na cidade onde mora, ou o preço não lhe for atrativo, experimente a fabricação caseira do creme de leite vegetal que é bem simples e com certeza não irá se arrepender.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer creme de leite vegano, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Bibliografia
  • Nomoo. Substituto Vegano para Creme de Leite. Disponível em <https://www.nomoo.com.br/substituto-vegano-creme-leite> Acesso em 28 de novembro de 2022.
  • Amazom. Creme com Amêndoas Almond Breeze. Disponível em <https://www.amazon.com.br/Creme-Am%C3%AAndoas-Almond-Breeze-Piracanjuba/dp/B08W3K1Y8R> Acesso em 28 de novembro de 2022.
  • Receiteria. 10 Receitas de Creme de Leite Vegano para Fugir da Lactose. Disponível em <https://www.receiteria.com.br/receitas-de-creme-de-leite-vegano/> Acesso em 28 de novembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer creme de leite vegano