Alimentos congelados

Pode congelar salmão defumado?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 janeiro 2024
Pode congelar salmão defumado?

Muitos se perguntam se pode congelar salmão fumado e a verdade é que sim, ele pode ser congelado. Porém, é importante saber fazê-lo corretamente. Além disso, é imprescindível descongelá-lo adequadamente. Ambos os processos são importantes para evitar problemas e poder consumi-lo.

A seguir contaremos no unCOMO qual o processo que deve ser seguido para congelar o salmão defumado da melhor forma e, principalmente, por quanto tempo o salmão defumado pode ficar congelado, sem perder suas propriedades de consumo.

Também lhe pode interessar: Pode congelar maionese?

Índice

  1. Pode congelar salmão defumado ou não?
  2. Como congelar salmão defumado
  3. Quanto tempo dura o salmão fumado congelado
  4. Como descongelar salmão fumado

Pode congelar salmão defumado ou não?

O salmão fumado pode sim ser congelado, mas deve ser bem feito. Uma das opções é utilizar um filme transparente ou um recipiente hermético para colocá-lo no freezer e prolongar sua vida útil, que pode ser de até 3 a 4 meses, desde que manuseado corretamente.

Muitas vezes o salmão fumado é confundido com outra apresentação semelhante, como o salmão curado. Porém, o salmão defumado é preparado com uma técnica específica de curar, por isso é defumado e salgado, porque passa por um processo de salga. Ambos são métodos que permitem uma melhor conservação do alimento.

Vale ressaltar que o salmão defumado proporciona muitos benefícios à saúde, pois contém vitaminas, gorduras, proteínas e minerais, mas é necessário esclarecer que, ao defumar o salmão, como mencionado, o processo costuma ser com sal, portanto pode apresentar alto teor de sódio.

Segundo os médicos, devem ser consumidos peixes com baixo teor de mercúrio, e o salmão é um deles. Em uma semana é possível consumir 4 porções, que equivalem a 85 gramas.

Pode congelar salmão defumado? - Pode congelar salmão defumado ou não?

Como congelar salmão defumado

Existem vários processos para congelar o salmão defumado, mas o ideal é retirá-lo da embalagem e colocá-lo em filme transparente, formando pequenos pacotes. Além disso, pode ser cortado em rodelas ou filés. A sugestão é que, na hora de cortá-lo, coloque um pedaço de papel filme entre cada peça, para que seja mais fácil manuseá-las posteriormente.

Um detalhe muito importante é que cada embalagem seja marcada com a data em que foi congelada. Desta forma, garante-se que o produto seja consumido nas melhores condições, pois, embora possa durar muitos meses no congelador, o ideal é consumi-lo em no máximo 2 meses, visto que com o passar do tempo, vai perdendo boa parte de seus nutrientes até que sejam completamente extintos.

A cadeia de frio deve ser preservada. Ou seja, o produto não deve ser congelado caso já tenha sido previamente congelado. Da mesma forma, se o produto permanecer sem resfriamento por 2 horas ou mais, não deverá mais ser colocado no freezer.

Pode congelar salmão defumado? - Como congelar salmão defumado

Quanto tempo dura o salmão fumado congelado

Estando no congelador, o salmão durará mais. Há quem preserve por até 12 meses; porém, como mencionado anteriormente, suas propriedades e nutrientes não estarão mais presentes e a qualidade não será das melhores, por isso o melhor é congelá-lo apenas por no máximo 2 meses.

O salmão é perecível, mas o salmão fumado dura mais. Se armazenado incorretamente, duraria apenas 1 ou 2 semanas. Em outras condições, como umidade elevada, o produto pode perder a validade mais rapidamente.

Deve sempre ser armazenado longe da exposição à luz solar ou qualquer outra fonte de calor. Portanto, o freezer é recomendado.

Como descongelar salmão fumado

Para descongelar é aconselhável colocá-lo em um saco plástico lacrado e mergulhá-lo em água fria por 1 hora. Da mesma forma, pode-se usar o microondas e o processo seria mais rápido, mas é importante ressaltar que modificará sua umidade e textura escamosa. Além disso, sugere-se, como técnica para descongelar o salmão, retirá-lo do freezer com 12 horas de antecedência, deixando-o na geladeira. Desta forma, evita-se uma mudança brusca de temperatura e mantém-se o seu sabor e textura.

Para que o salmão não se deteriore devido à presença de bactérias, deve ser preparado imediatamente depois de descongelado. O salmão é definitivamente um peixe com muitos benefícios para a saúde, principalmente pelo seu aporte de ômega-3, que é obtido a partir de frutos do mar e pode ajudar a reduzir a pressão arterial, a inflamação e a regular os triglicerídeos. Por fim, queremos lembrar que este delicioso peixe pode ser consumido acompanhado de salada, legumes, com torradas, em sopa com batata, entre outras deliciosas combinações. Na verdade, aqui explicamos os Acompanhamentos para salmão.

Agora que você sabe que pode congelar salmão defumado, como fazê-lo e como descongelá-lo, convidamos você a descobrir Como marinar salmão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar salmão defumado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode congelar salmão defumado?