
Muitos alimentos, separadamente ou já incluídos em pratos elaborados, conseguem manter um bom estado durante um longo período de tempo no congelador. Alguns deles se conservam com facilidade e sem necessidade de tomar demasiadas precauções, mas outros requerem uma preparação prévia e um método de armazenagem específico, como é o caso dos pepinos.
O ideal para desfrutar desta hortaliça, seja fresca ou cozida, é consumi-la no menor espaço de tempo possível desde que você a compre, mas nem sempre é possível. Por isso, é necessário conhecer como conservá-la no congelador para tentar manter o sabor e a textura. Siga lendo este artigo do umCOMO se você se pergunta: pode congelar pepino? Te adiantamos que, sim, pode congelar pepino e te contaremos como fazer corretamente e também como descongelá-lo.
Pode congelar pepino ou não?
Congelar pepino e fazer com que ele fique bem por um tempo é possível, ainda que seja inevitável que perca parte do sabor e da textura original quando o descongele para voltar a consumi-lo nas saladas ou outras elaborações, mas se manterão grande parte das propriedades e benefícios que contém. Para que se conserve em bom estado deve-se congela-lo de maneira adequada.
Também se pode guardar na geladeira, mas o prazo para comer a hortaliça reduz. Colocados na estante mais quente (temperatura aproximada de 4 a 6ºC) da geladeira, os pepinos frescos se mantém em bom estado durante 3 semanas. Portanto, se você tem dúvidas de quanto tempo o pepino dura na geladeira, tome como referência estas três semanas.
Em contrapartida, se você se pergunta quanto tempo o pepino dura no congelador, conservado a uma temperatura de -18ºC, os pepinos cortados em rodelas podem ser armazenados por um período que oscila entre os 5 e 8 meses. Quanto menor a temperatura, melhor será a conservação do pepino no congelador, ainda que a energia que o eletrodoméstico consumirá será mais elevada.

Como congelar pepinos
Como se pode conservar o pepino no congelador? Essa é uma pergunta que você estará fazendo depois de saber que, sim, pode congelar pepino. Em função da forma que queira congelar ou para que você o usará quando o descongele, terá que optar por um método ou outro. Veja como congelar pepino com estes quatro métodos:
Pepinos em rodelas
Para congelar pepino cru em círculos ou rodelas, uma das principais formas em que se consome este produto para saladas, por exemplo, siga estes passos:
- Lave e seque os pepinos.
- Elimine as pontas de cada um dos lados e corte em rodelas finas.
- Coloque as rodelas em um prato com papel filme e deixe-os no congelador durante 10 ou 12 horas para que se congelem bem.
- Se você vai demorar para consumi-las, agora que já tem uma consistência mais dura por estarem congeladas, coloque-as em sacos para congelador com fecho hermético. Assim você terá mais espaço e o alimento se conservará melhor.
Pepinos em cubos
Congelar pepino inteiro não é muito prático por razões de uso e espaço, por isso é recomendável conservá-lo em distintas formas, como as rodelas já mencionadas ou, inclusive, em cubos, que são práticos para certas receitas. Para congelá-lo desta última maneira, siga estas instruções:
- Lave e elimine o excesso de umidade da casca do pepino.
- Coloque os cubos em bandejas ou pratos, cubra-os com plástico filme e coloque-os no congelador por 12 horas.
- Passado este tempo, guarde-os em pacotes ou sacos para congelador herméticos para armazená-los.
Pepino ralado
Prepare e congele o pepino ralado seguindo os seguintes passos:
- Enxague bem a casca dos pepinos e seque-os.
- Use um ralador fino ou grosso, conforme preferência, para ralar os pepinos.
- Em uma bandeja ou prato, coloque várias camadas dos pepinos ralados e papel de cozinha absorvente ou gases para eliminar o excesso de água.
- Depois, coloque os pepinos ralados sem excesso de água em tupperwares ou sacos de congelador com fecho hermético para armazená-los bem e sem ocupar muito espaço.
Suco de pepino
Congelar suco de pepino também é possível. Você preparou um e sobrou? Guarde no congelador da seguinte forma:
- Despeje o suco de pepino em uma ou várias bandejas de gelo.
- Coloque-as na gaveta para bandejas de gelo e deixe que se formem os cubinhos de suco de pepino.
- Se o seu congelador não tem este espaço específico para colocar bem as bandejas de gelo, envolva-as com cuidado em sacos para congelador para evitar que o suco absorva outros odores e coloque-as em uma superfície plana, na própria base no congelador ou sobre objetos planos, como caixas de alimentos congelados.

Como descongelar pepinos
Depois de descobrir que se pode congelar pepino e como fazê-lo adequadamente segundo para que queira usa-lo depois, é necessário que também saiba como descongelar pepino bem. Tenha em conta que o processo de descongelamento pode deixar o pepino sem a forma que tinha antes de armazená-lo, as rodelas e os cubos podem ficar muito moles.
Para evitar que isso aconteça, por exemplo no caso que te importe porque você vai usá-lo numa salada e quer que mantenha sua forma, procure que não se descongele por completo e use-o um pouco congelado. Para conseguir isso, tão somente deve guardar o pacote que você usou para congelá-lo em uma seção inferior da geladeira e mantê-lo, como mínimo, uma hora para que se descongele parcialmente.
Com este método você conseguirá que o pepino não esteja excessivamente deteriorado e mantenha todas suas propriedades. Passado o período de uma hora na geladeira, comprove seu estado para utilizá-lo na elaboração que deseje preparar e assim chegará com uma forma mais consistente à mesa, momento em que estará praticamente totalmente descongelado e, com certeza, ao começar a comer estará descongelado.
Se você quer conhecer os benefícios de comer pepino, acesse nosso outro artigo sobre o tema.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar pepino?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.