Outros Alimentos e Saúde

Beber 1 litro de leite por dia engorda?

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 8 junho 2020
Beber 1 litro de leite por dia engorda?

Ao longo dos anos têm surgido inúmeros estudos sobre os efeitos do leite, bons e maus, a verdade é que muita gente em fase adulta tem deixado de consumir o leite bovino, procurando outros tipos de leite que forneçam cálcio mas que não tenham tanta proteína, gordura saturada, e outros componentes que colocam no leite para deixar ele. A verdade é que o leite é bom para quando estamos em crescimento. Em fase adulta depende. Neste artigo do umComo respondemos à pergunta beber 1 litro de leite por dia engorda?

Também lhe pode interessar: A banana engorda?

Índice

  1. Bebendo Leite
  2. O Leite Engorda?
  3. GOMAD!

Bebendo Leite

Uma coisa que deve saber é que o leite não é apenas cálcio. Cerca de 90% é água, o resto contém cálcio, proteínas, açúcares, vitaminas. O ser humano é provavelmente dos únicos animais que consome leite de outro animal. No caso, o leite de vaca é o mais consumido a nível mundial. Nos primeiros tempos após o leite da nossa mãe começamos a ingerir leite de vaca até mais ou menos o início da fase adulta. Depois passamos a ingerir um ou dois copos durante esse período e acabamos a fase idosa a consumir quase tanto como na fase infantil.

Acontece que determinados estudos dizem que não devemos beber mais leite assim que iniciamos a fase adulta. Afinal de contas os animais também deixam de o consumir. Outro problema que ocorre é a dificuldade do nosso metabolismo em digerir esse leite e os nutrientes dele. Acontece que muitas pessoas começam a desenvolver reações como gases e dores de barriga quando consomem leite. Nesses casos o ideal será substituir por outros laticínios como os iogurtes, ou mesmo por outro leite como o de soja. Também pode ocorrer a pessoa desenvolver ou ter mesmo desde o início da vida, intolerância à lactose, aí o ideal é cortar mesmo com o leite e procurar derivados.

Beber 1 litro de leite por dia engorda? - Bebendo Leite

O Leite Engorda?

O leite de vaca contém muitas proteínas e energia que não vamos dispender se não fizermos exercício regularmente. Além disso o excesso de cálcio pode levar a problemas de rins, e mesmo à descalcificação dos ossos por o nosso organismo considerar uma ameaça. Mas se o seu organismo consegue metabolizar o leite sem problemas e se pratica exercício físico então não deve ter problema. Agora se ficar parado, e se por exemplo consumir um litro de leite diariamente, o mais provável é engordar, por conta de todas as gorduras, açúcares e proteínas que o leite contém. Então sim, um litro de leite pode engordar se continuar parado sentado no sofá.

Beber 1 litro de leite por dia engorda? - O Leite Engorda?

GOMAD!

Existe uma "moda" crescendo no mundo do fisiculturismo e de quem quer ganhar massa depressa que se chama GOMAD (Gallon of Milk a Day), traduzido significa um galão (3,75 lt) de leite por dia. Essa "moda" não é aconselhada pelos médicos, e mesmo quem a pratica diz que não deve ser usada durante muito tempo. Isso serve apenas para aquelas pessoas que são muito magrinhas e querem ganhar peso e massa muscular. Assim que atingir o objetivo de peso deve voltar à sua dieta normal. Na verdade ingerindo um galão de leite por dia estamos falando de 2400 calorias, sem contar com as calorias do resto das refeições. Como contêm proteínas e açúcares, tem o que o seu corpo precisa para aumentar o tamanho do músculo e a energia para mover esses músculos todos na academia. Segundo a "moda" GOMAD, apenas deve fazer essa dieta com leite durante um mês no máximo dois. Praticar bastante exercício, especialmente levantar pesos, e nunca deixar de tomar as suas refeições.

Beber 1 litro de leite por dia engorda? - GOMAD!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Beber 1 litro de leite por dia engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Beber 1 litro de leite por dia engorda?