menu
Partilhar

Doces típicos de Natal na Espanha

 
Por Juliana Ribeiro. 19 janeiro 2024
Doces típicos de Natal na Espanha

Entre os doces típicos de Natal podemos experimentar nougats, polvorones, mantecados, pestiños, maçapão, rosco de vino... São muitos os petiscos de Natal que podemos encontrar no sortido tabuleiro de doces em qualquer mesa. E o que todos eles têm em comum? São especialmente típicos no período que vai desde as celebrações do Natal até às celebrações dos Reis Magos, por isso é um prazer apreciá-los após os jantares neste período de reuniões e confraternizações.

Abaixo, no umCOMO, preparamos uma lista onde você encontrará uma seleção dos doces típicos de Natal na Espanha, grandes clássicos que não podem faltar na sua mesa. Bom proveito!

Também lhe pode interessar: Como fazer rabanadas de Natal

Torrão

Se existe um doce típico de Natal é, sem dúvida, o nougat, a sobremesa que nunca falta na época natalina. Hoje você encontra essa delícia em inúmeras versões (fruta, café, crème brûlée, chocolate, trufa, laranja, mojito, cheesecake...) e muitos sabores, mas queremos falar com você sobre as versões mais tradicionais: nougat duro ou nougat de Alicante e nougat mole, também conhecido como nougat Xixona ou Jijona. O duro é uma massa dura e quebradiça preparada com mel, açúcar e amêndoas, enquanto o mole é uma pasta de amêndoas moídas à qual se adiciona azeite para amolecê-la e dar aquela consistência mais macia.

Sem dúvida, o nougat, seja em qualquer versão, clássica ou moderna, é um dos doces de Natal essenciais que não pode faltar nas festas de Natal. Aqui contamos Como fazer torrão de Alicante.

Doces típicos de Natal na Espanha - Torrão

Polvorones

Em qualquer casa espanhola encontrará sempre polvorones na bandeja de doces de Natal, uma espécie de torrada pequena e doce feita com banha, canela, farinha e em alguns casos amêndoas moídas ou coco. É um dos doces mais apreciados no Natal e caracteriza-se pelo fato de se desfazer em pó ao ser consumido, daí o seu famoso nome. Embora geralmente seja feito na Andaluzia, Castela e Leão ou Navarra, os polvorones são um dos doces estrela do Natal na Espanha.

Doces típicos de Natal na Espanha - Polvorones

Mantecados

Muita gente os confunde, mas os mantecados não são a mesma coisa que polvorones. Embora o preparo também seja muito semelhante, a diferença entre os dois doces está na porcentagem de manteiga que contêm e no tempo de cozimento. Assim, os polvorones são feitos com mais farinha e menos manteiga, o que se traduz em um menor tempo de forno que fará a diferença no sabor e na textura. Da mesma forma, os mantecados têm mais manteiga e uma grande variedade de sabores, como chocolate ou limão. Justamente por ter mais manteiga, não esfarela com tanta facilidade e sua textura é bem mais macia.

Doces típicos de Natal na Espanha - Mantecados

Pestiños

Outro doce tradicional do Natal são os pestiños, um dos mais populares nesta época do ano. Este doce é preparado com uma massa aromatizada com erva-doce ou gergelim e frita em azeite. Como os pestiños estão espalhados por todo o país, é possível encontrar diferentes versões, como os cobertos com açúcar ou os embebidos com mel local. Esses biscoitos crocantes são obrigatórios nas bandejas de doces de Natal.

Doces típicos de Natal na Espanha - Pestiños

Bolo de Reis

E se estamos falando de doces típicos não podemos esquecer uma das sobremesas estrela da época natalina: o Roscón de Reyes. Com ele nos despedimos do Natal e desfrutamos de uma terna tradição. É um pãozinho feito com massa doce, geralmente decorado com frutas cristalizadas, e recheado com chantilly, creme, maçapão ou chocolate. O Roscón de Reyes é bom para o café da manhã, lanche ou sobremesa. Mas além de delicioso, o roscón tem uma peculiaridade, que é: dentro você encontra uma surpresa, geralmente uma estatueta em forma de rei mago ou feijão. A tradição diz que se encontrar o rei será o rei da casa por um dia e se encontrar o feijão... Terá que pagar o roscón!

Saiba Como fazer bolo de reis com essa receita do umCOMO.

Doces típicos de Natal na Espanha - Bolo de Reis

Maçapão

Amêndoa, açúcar e ovo são os três ingredientes básicos com que se faz o maçapão, outro dos doces típicos do Natal na Espanha. Este doce particular e delicioso tem a sua origem no início do século XIII em Toledo, onde existiam inúmeras fábricas que o preparavam. Sem dúvida é um dos doces mais tradicionais, que você encontra em docerias, supermercados e em qualquer casa do país durante as festas de Natal.

Doces típicos de Natal na Espanha - Maçapão

Rosco de vino

O rosco de vino também não pode faltar no Natal. É um biscoito em formato de rosquinha feito com frutas secas e um pouco de vinho doce e finalizado com açúcar de confeiteiro, que além de dar um toque delicioso, também dá um aspecto bem natalino e invernal. Se quer saborear um dos doces mais típicos do Natal, os roscos de vino não podem faltar no menu de doces deste ano.

Doces típicos de Natal na Espanha - Rosco de vino

Yemas de Santa Teresa

Outro doce típico da confeitaria espanhola são as yemas de Santa Teresa, sobremesa muito apreciada em Ávila desde que começaram a ser comercializadas por Isabelo Sancho, fundador da confeitaria La Flor de Castilla, em 1860, que acabou por se tornar uma marca registada. As Yemas de Santa Teresa são muito fáceis de reconhecer, pois têm formato de bolinhas e são de cor laranja e, além disso, costumam ser embrulhadas em tortinha de papel branco. Além de deliciosas, as yemas de Santa Teresa tornaram-se uma sobremesa fundamental em muitas casas da região, além de uma lembrança indispensável se você visitar Ávila.

Doces típicos de Natal na Espanha - Yemas de Santa Teresa

Guirlache

Viajamos até Aragão para descobrir outro doce típico de Natal na Espanha. Estamos falando do guirlache, um doce feito de amêndoas e caramelo solidificado que vai te cativar. Além de Aragão, este doce com origens associadas à época medieval e à cultura árabe, embora tenha sido popularizado pelos franceses no reino durante o século XIX, também costuma ser muito típico em regiões como a Catalunha ou a Comunidade Valenciana. Você pode saborear o guirlache sozinho ou como parte de outras sobremesas.

Doces típicos de Natal na Espanha - Guirlache

Neules

Crocantes e parecidos com wafer, assim são os neules (neulas em castelhano), um dos doces de Natal mais típicos da Catalunha. Geralmente são consumidos sozinhos ou como acompanhamento de outras sobremesas, como sorvete, crème brûlée, ou mesmo com um copo de capa. Fica delicioso! Este doce é feito com farinha, clara de ovo, essência de baunilha, manteiga e raspas de limão, embora também possa encontrá-los cobertos com um delicioso chocolate.

Doces típicos de Natal na Espanha - Neules

Casadielles

Outro delicioso doce tradicional de Natal são as casadielles, uma sobremesa tradicional das Astúrias que alguns acreditam ter origem pré-romana e outros acreditam que provém da cozinha árabe. Seja como for, se o vir vai te lembrar um bolinho frito em forma de tubo, que normalmente é preparado com massa de farinha e recheado com uma mistura de avelãs, nozes, açúcar e erva-doce, embora estes ingredientes possam variar de região para região das Astúrias. Para finalizar o doce, polvilha-se açúcar por cima. Embora as casadielles asturianas não sejam um doce exclusivo de Natal, poderá saborear estas incríveis massas nas suas próximas reuniões familiares.

Doces típicos de Natal na Espanha - Casadielles

Folhados de Torrelavega

A massa folhada é protagonista de um dos doces mais populares de Santander, os chamados folhados de Torrelavega. É uma sobremesa feita com farinha, manteiga, água e sal, mas para que o sabor fique extremamente delicioso, entrará em jogo a habilidade do confeiteiro para atingir o ponto exato da massa. É um doce muito parecido com os pastéis árabes. Sem dúvida, os folhados de Torrelavega vão te deixar com água na boca pedindo mais.

Depois de descobrir estes 12 doces típicos de Natal na Espanha, te convidamos a conhecer outras tradições desta bela época e o seu significado.

Doces típicos de Natal na Espanha - Folhados de Torrelavega

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doces típicos de Natal na Espanha, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Doces típicos de Natal na Espanha
1 de 13
Doces típicos de Natal na Espanha

Voltar ao topo da página