Sobremesas de Natal

Como fazer maçãs caramelizadas para o Natal

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer maçãs caramelizadas para o Natal

Uma receita muito típica do Natal nos Estados Unidos são as maçãs caramelizadas, mas esta deliciosa sobremesa não se limita apenas à América do Norte, com o passar dos anos tornou-se popular no resto do mundo e a verdade é que é uma forma muito simples e deliciosa de satisfazer os mais pequenos lá de casa com algo doce e diferente, por isso mostramos-lhe a receita para que saiba como fazer maçãs caramelizadas para o Natal.

Vai precisar de:
  • Maçãs pequenas vermelhas
  • Água
  • Manteiga
  • Vinagre
  • Espetos de madeira ou plástico
Também lhe pode interessar: Sobremesas de Natal - 10 sugestões fáceis!
Passos a seguir:
1

Para esta receita precisa de umas quantas maçãs vermelhas, preferivelmente pequenas, 110 ml de água, 220 gramas de açúcar mascavado, 25 gramas de manteiga, 1 colherada de vinagre e espetos de madeira ou plástico segundo a quantidade das maçãs.

2

Para começar lave e seque bem as maçãs, depois pique-as com os espetos de madeira pu plástico pelo centro e deixe-as preparadas para quando o caramelo estiver pronto.

3

Numa panela em lume alto aqueça a água e o açúcar mascavado, depois de dissolver o açúcar e com a água a ferver acrescente o vinagre e a manteiga. Em seguida deve continuar a mexer, preferivelmente com uma colher de madeira durante cerca de cinco minutos, até que a consistência seja de caramelo.

4

Um teste para determinar se o caramelo está no seu ponto é retirar um pouco com uma colher e jogá-lo em um copo de água, se endurecer com o contato com a água a mistura está pronta.

5

Prepare uma bandeja com papel de forno onde irá colocar as maçãs depois de estarem caramelizadas.

6

Depois de ter o caramelo pronto, passamos a mergulhar as maçãs nesta mistura, segurando-as bem pelo espeto enquanto damos umas voltas à maçã, até que estejam completamente mergulhadas, depois podemos colocá-las na bandeja previamente preparada.

7

Uma vez prontas leve-as para a geladeira para que o caramelo fique duro e se possa comer. Para esta receita pode usar também chocolate em vez de caramelo, e decorar as maçãs com raspas de cores natalícias, uma ideia que as suas crianças certamente irão adorar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer maçãs caramelizadas para o Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Seque bem as maçãs antes de as mergulhar no caramelo, caso contrário o caramelo não adere à maçã.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer maçãs caramelizadas para o Natal