Técnicas culinárias

Como tirar pimenta da comida

Como tirar pimenta da comida

O sabor picante é um dos toques mais pessoais quando se trata de comida. Para muitos, não há como cozinhar sem adicionar pimenta para dar sabor, enquanto que para outros o gosto do ingrediente pode ser verdadeiramente insuportável.

Provavelmente, ao cozinhar, você já passou do ponto no sal, no açúcar e, neste caso, na pimenta, o que pode ser capaz de arruinar sua receita por completo. Mesmo que você duvide, é possível, sim, reduzir o sabor picante dos alimentos, e neste artigo do umCOMO explicamos as melhores dicas para que você saiba como tirar pimenta da comida.

Também lhe pode interessar: Como curtir pimenta

Índice

  1. Adicione vegetais ricos em amido e açúcares
  2. Use produtos lácteos para tirar o excesso de pimenta na comida
  3. Adicione açúcar ou ácidos
  4. Adicione frutas secas às receitas para tirar pimenta da comida
  5. Substitua ou adicione mais caldo

Adicione vegetais ricos em amido e açúcares

Há uma grande variedade de vegetais e, sobretudo, hortaliças que contém uma grande quantidade de amido e açúcares e, no caso dos alimentos muito apimentados, são uma excelente opção para reduzir esse efeito. As hortaliças absorvem a pimenta e, graças às suas concentrações de açúcar, o tempero é equilibrado e o sabor fica mais tolerável.

As hortaliças que costumam funcionar para diminuir o sabor apimentado são as batatas, as cenouras ou, na falta delas, a batata-doce, sendo esta última a mais doce da lista. A melhor alternativa para usar esses ingredientes é adicioná-los a ensopados, molhos ou outras receitas que ficaram com excesso de pimenta. Para isso, corte as hortaliças em cubos de tamanho médio e deixe que cozinhem dentro do molho picante por um período entre 10 e 15 minutos.

Como tirar pimenta da comida - Adicione vegetais ricos em amido e açúcares

Use produtos lácteos para tirar o excesso de pimenta na comida

Tomar leite quando se consome algo muito picante ajuda a reduzir a ardência causada pela pimenta e, ainda, a desinflamar a língua e os lábios. Na cozinha, adicionar um produto lácteo à receita é uma das melhores dicas para tirar o sabor picante da comida.

Se a receita permitir, vale dizer que adicionar qualquer produto lácteo costuma ser uma ótima opção para controlar o sabor apimentado durante o preparo. Pode ser qualquer derivado do leite: iogurte grego, manteiga, nata, creme de leite ou o próprio leite.

Em alguns casos e, se for de seu agrado, você também pode experimentar usar outro tipo de leite, como o leite de coco ou o leite de amêndoas, que vão dar um toque especial ao seu prato.

Adicione açúcar ou ácidos

Ainda que soe um pouco estranho, principalmente quando falamos dos alimentos ácidos, isso é muito recomendado para neutralizar o sabor apimentado em uma receita. O ácido, assim como o açúcar, ajuda a reduzir e a equilibrar o sabor picante dentro da mistura, deixando-o, assim, um pouco mais sutil (sem ser doce).

Há diversos ingredientes doces que podem ser adicionados às receitas, caso do ketchup, do mel ou de algum xarope de sua preferência. Já quando falamos sobre ingredientes ácidos, podemos adicionar à receitas uma ou duas colheres de vinagre, de preferência de maçã, algumas gotas de suco de limão ou, ainda, alguns pedaços de tomate.

Esses truques são excelentes para preparar saladas e equilibrar o sabor com auxílio do vinagrete, portanto tenha isso em mente.

Como tirar pimenta da comida - Adicione açúcar ou ácidos

Adicione frutas secas às receitas para tirar pimenta da comida

A gordura proveniente das frutas secas em geral é excelente para neutralizar o sabor forte da pimenta, que fica mais equilibrado e é compensado graças ao amargor. Se sua receita permite que você adicione esses tipos de ingredientes, não hesite em fazê-lo.

Qualquer produto derivado dos frutos secos cumpre bem essa função: manteiga de amendoim, amêndoas ou nozes trituradas ou, na falta delas, pistache, amendoins e avelãs, inteiras ou em pedaços.

Substitua ou adicione mais caldo

Se a sua receita for feita à base de um caldo, seja ele de carne, frango, peixe ou mariscos, uma boa opção para tirar o excesso de pimenta da comida é adicionar 1 ou 2 xícaras a mais desse caldo à mistura. Mas tenha sempre em mente que, quanto mais caldo você adicionar, mais suave ficará o sabor da pimenta.

O que fazer caso a receita já esteja líquida demais? Nesse caso, uma solução eficiente é tirar algumas xícaras do caldo ou líquido já temperado com pimenta e substituí-lo por um caldo base. Mas não se esqueça de que, além de amenizar o sabor picante, pode ser que isso também altere o gosto do sal e da pimenta propriamente ditos. O melhor, em qualquer situação, é ir provando o prato enquanto for fazendo as alterações.

Como tirar pimenta da comida - Substitua ou adicione mais caldo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar pimenta da comida, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Eulalia Silva
Bom dia,

Gostaria de receber receitas e newsletters no meu e-mail. Muito obrigada.
A sua avaliação:
Alba
Fiz marinada em 3 kg de paleta. Exagerei na paprica e ainda adicionei um pouco de calabresa. Vou tentar as dicas acima😬
A sua avaliação:
Dulci
No meu caso foi no feijão... Coloquei muita cúrcuma apimentada kakkakkaka
Coloquei leite, coloquei manteiga... Aliviou
Mas mesmo assim quando fui colocar a abóbora coloque ketchup e vinagre de maçã e deu uma aliviada akkakkakakka
A sua avaliação:
KARINA
Nada resolveu.
1 de 4
Como tirar pimenta da comida