Preparar o arroz

Como tirar o sal do arroz

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 12 abril 2021
Como tirar o sal do arroz

O excesso de sal é um dos grandes riscos da culinária e, em diversas ocasiões, ao pesar a mão no sal é possível que a gente acabe estragando algumas receitas. Quantas vezes você já tentou fazer arroz branco e, ao servir, percebeu que o prato estava salgado demais? Se isso já aconteceu com você e não sabe como resolver o problema, saiba que jogar a comida fora não é uma opção. Em vez disso, lance mão de alguns truques que vão te permitir reduzir a quantidade de sal de maneira eficiente e sem mudar o sabor natural do ingrediente.

Quer saber como tirar o sal do arroz? No umCOMO vamos te dar as melhores dicas para deixar a comida menos salgada de formas práticas e eficientes.

Também lhe pode interessar: Como fazer sal de ervas

Índice

  1. Tire o sal do arroz usando limão
  2. Reduza a quantidade de sal do arroz com água
  3. Tire o sal do arroz usando leite
  4. Elimine o excesso de sal do arroz com uma batata

Tire o sal do arroz usando limão

O excesso de sal é um dos maiores erros da culinária, e pode ser o grande responsável pela perda de várias receitas. Porém, existem alguns truques capazes de te ajudar a salvar seus pratos. Você sabia, por exemplo, que alimentos ácidos podem te ajudar a reduzir o sal na comida? Se você quer saber como regular a quantidade de sal na comida, usar limão pode ser a solução perfeita.

No caso do arroz branco cozido e de outras receitas com arroz, como a paella, o ácido cítrico do limão vai te ajudar a reduzir o sal e regular o sabor. Só use o ingrediente, porém, se você gostar do sabor natural do limão, já que ao adicionar o ingrediente sua receita passará a ficar com um toque cítrico bastante interessante.

O método é simples: adicione um pouco de suco de limão ao arroz caso ele tenha ficado muito salgado, e mexa bem. Se você não tem suco de limão, também pode fazer isso usando vinagre de maçã, já que o ácido acético presente nele também serve. Mas tome cuidado ao colocá-lo no arroz, para não exagerar. O mais importante aqui é que os ingredientes estejam muito bem misturados, para equilibrar os sabores e disfarçar o excesso de sal, sem estragar o arroz.

Como tirar o sal do arroz - Tire o sal do arroz usando limão

Reduza a quantidade de sal do arroz com água

É provável que você perceba que o arroz branco está muito salgado ao prová-lo para saber se os grãos estão bem cozidos ou não, e essa é a melhor hora de regular o sabor da receita. No caso do excesso de sal, o melhor a fazer é lavar o ingrediente antes de seguir com o preparo ou de servir. Com o seguinte método você vai descobrir como tirar o sal do arroz de maneira rápida e eficaz.

Uma vez cozido você pode lavar o arroz na água limpa, a fim de eliminar o sal em excesso. Caso a receita tenha ficado muito salgada, você deve repetir o processo quantas vezes julgar necessário. Passar o arroz na água, além de tudo, vai te ajudar a cortar o cozimento e deixá-lo muito mais soltinho. Se você estiver exagerado no sal na panela, esse é um bom método para tirar o sal dos alimentos, como o arroz branco. Quando notar que ele já não está mais tão salgado, poderá terminar de elaborar a receita que estava fazendo, ou servi-lo nos pratos, caso o arroz seja acompanhamento de outras receitas.

Tire o sal do arroz usando leite

Para cozinhar bem, via de regra você deve sempre se atentar ao preparo de cada receita, e é por isso que provar os alimentos enquanto os cozinha, em diferentes etapas de preparação, é a melhor forma de corrigir o sabor. Saber como tirar o sal de pratos salgados, portanto, é fundamental para ganhar tempo na hora de corrigir o problema.

Se você está fazendo um arroz mais cremoso e exagerou no sal, a solução para tirar o sal do arroz, nesse caso, será o leite. Isso porque o ingrediente vai diminuir o excesso de sal e diluir a água, mantendo a receita cremosa. Adicione uma ou duas colheres de sopa de leite, nata ou creme de leite ao preparar seu risoto ou arroz cremoso – pronto, você notará a diferença!

Recomendamos que você leia este artigo sobre Como fazer um risoto fácil.

Elimine o excesso de sal do arroz com uma batata

O amido é outro elemento capaz de te ajudar a absorver o excesso de sal em algumas ocasiões. Para isso, será necessário adicionar, logo no começo do cozimento, uma batata crua e com casca. Por conta de suas altas concentrações de amido, a batata será capaz de absorver grande parte do sal que você colocou na panela para cozinhar o arroz. Ao notar que a batata está cozida, retire-a da panela.

Embora este truque seja mais usado para fazer ensopados, ele pode ser bastante útil se você usá-lo no arroz que está sendo cozido em água. Para funcionar, você deve se lembrar de que esse método só é recomendado caso você note que ultrapassou o ponto do sal no momento de adicioná-lo, pois dessa forma a batata vai permitir que você absorva o excesso de sal a tempo do arroz cozinhar bem.

É por isso que, se você notar que o arroz está exageradamente salgado quando já estiver cozido, o método da batata não vai dar certo: o ideal seria continuar cozinhando tudo durante alguns minutos a mais para que a batata pudesse absorver o sal e, assim, evitar a perda do ponto de cozimento do arroz, fazendo com que ele ficasse passado e pastoso.

Agora que você já conhece vários truques sobre como tirar o sal do arroz, recomendamos que você descubra estas ótimas receitas do umCOMO:

Agora você já pode preparar suas receitas de arroz sem ter medo de que fiquem muito salgadas!

Como tirar o sal do arroz - Elimine o excesso de sal do arroz com uma batata

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o sal do arroz, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tirar o sal do arroz