Técnicas culinárias

Como curtir pimenta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curtir pimenta

Pimenta curtida, ou conserva de pimenta, é uma das maneiras mais práticas de utilizar o condimento picante em receitas variadas. Pode-se acrescentar tanto o caldinho, quanto a própria "fruta" no preparo de pratos ou até dar aquela temperada básica na hora de mandar ver no arroz e feijão de cada dia.

A vantagem de fazer a sua própria conserva de pimenta, além da economia, é prepará-la a seu próprio gosto, escolhendo pimentas e especiarias de sua preferência e ainda deixando-a mais ou menos picante. Ficou com vontade? Se ligue nesse tutorial do umComo e descubra Como curtir pimenta.

1 convidado Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • 1 pote de vidro com tampa
Também lhe pode interessar: Como conservar pimenta biquinho
Passos a seguir:
1

Antes de começar a execução do processo para curtir pimenta é preciso que o pote de vidro que armazenará as pimentas curtidas esteja esterilizado.

Para isso, lave-o bem e deixe em água fervente por 15 minutos. Realize o mesmo processo com a tampa, só que só deixe fervê-la por 5 minutos. Deixe os dois secarem naturalmente repousando-os de cabeça para baixo sobre um pano limpo.

Cuidado: tentar resfriar o vidro com água fria pode fazer com que este exploda devido ao choque térmico.

2

O tipo de pimenta mais usado para conservas é a dedo-de-moça, originalmente, a pimenta-aji. Mas você também pode substituir por, ou mesclar, pimenta biquinho, jalapeña, malagueta ou outras de sua preferência.

Como curtir pimenta - Passo 2
3

Agora que você já sabe quais pimentas vai utilizar para curtir é hora de prepará-las para o processo. Mas, antes disso, é recomendável que você use uma luva descartável ou então besunte suas mãos com óleo ou azeite. Esse é processo é importantíssimo para proteger sua pele da ardência das pimentas.

Durante a preparação lembre-se o tempo todo de não levar as mãos aos olhos.

4

Descarte as pimentas que não estão em boas condições para uso (machucadas, murchas, coloração muito alterada). Lave e seque-as uma por uma e retire os cabinhos.

Como curtir pimenta - Passo 4
5

Se as pimentas forem de espécies grandes maiores que o pote, corte-as do tamanho que quiser.

6

Com o auxílio de um espeto ou garfo organize-as em camadas dentro do pote de vidro colocando uma sobre a outra na ordem em que você achar mais conveniente. Lembre-se que as que estiverem por cima serão as primeiras a serem degustadas e também as mais acessíveis na hora de se servir. Faça isso até um pouco antes do nível da tampa.

Se você quer adicionar especiarias pode acrescentá-las nessa hora a seu gosto intercalando com as pimentas.

7

Pingue de 5 a 10 gotas de limão.

Como curtir pimenta - Passo 7
8

Prepare uma mistura com os 300ml de vinagre branco e as duas colheres de sal e despeje no vidro das pimentas até o nível da tampa.

9

Tampe bem o vidro e agite-o delicadamente para que o líquido se misture com as pimentas.

10

Guarde o pote longe da luz por 15 dias. Após esse período está pronta a sua conserva de pimenta que tem validade de até um ano.

Após aberta deve-se guardar na geladeira.

Como curtir pimenta - Passo 10
11

Agora que você já sabe como curtir pimenta, que tal aprender a fazer conserva de outros ingredientes como alho ou cebola?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curtir pimenta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Carlos cleiber Ferreira
Gostei muito e quero aprender mais sobre pimenta curtida e conserva.
1 de 5
Como curtir pimenta