Partilhar

Como identificar o alho importado da China

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar o alho importado da China

O consumo de alho no Brasil tem vindo a aumentar exponencialmente no últimos 15 anos, tanto que hoje em dia a produção nacional não chega nem perto de metade para suprir as necessidades do mercado consumidor. São apenas 30%, o que alho nacional consegue atingir. Por isso o Brasil precisa importar alho, e neste caso maioritariamente de dois países, Argentina e China, sendo que a Espanha também tem entrado no mercado exportador. O problema reside na diferença de preços e há quem diga na qualidade do alho chinês. Mas o melhor mesmo é saber como identificar o alho importado da China para continuar a ajudar o mercado nacional. Na continuação desse artigo do umComo mostramos como fazer.

Também lhe pode interessar: Como tirar o sabor de alho da comida

Potenciais Perigos da Importação do Alho Chinês

Antes de passarmos à distinção há que perceber a realidade do mercado do alho. O consumo desse alimento no Brasil é bastante elevado, estamos falando nas centenas de milhares de toneladas. Sendo que os produtores nacionais não conseguem produzir tanto alho e principalmente nem a um custo tão baixo quanto o alho importado da China. As condições laborais lá são menos controladas, os ordenados mais baixos, logo os custos de produção são menores. Isso representa um perigo para o mercado nacional, mesmo com as medidas antidumping em que as caixas de alho chinês são taxadas na alfândega, ele continua a um preço bastante apetecível. Um outro perigo mais difícil de provar é o nível tóxico existente no alho chinês. Sabendo que muitos dos terrenos na China estão contaminados com metais pesados como o arsênico e o cadmio, se os alhos são plantados lá vão ficar com esses metais pesados e transmitir eles para quem os consumir. Além disso como existe menor controle no cultivo do alho, não será possível que os agricultores chineses utilizem pesticidas proibidos para aumentar a produção, não podemos esquecer que nos últimos estudos sobre a poluição chinesa, esta estava em níveis elevadíssimos e que quando chove, a água da chuva poluída contamina os solos.

Como identificar o alho importado da China - Potenciais Perigos da Importação do Alho Chinês

Diferenças no alho brasileiro e chinês

Mas existe maneira de conseguir diferenciar e identificar os diferentes tipos de alho no mercado. Segundo a legislação brasileira só existem dois tipos de alho no mercado brasileiro, o branco (nobre) e o roxo (tropical), mas o alho chinês se denomina "Super White" e "White". Qual a diferença entre esses dois? É que o "Super White" tem aquele aspeto bem branco e perfeitinho, enquanto que o "White" apresenta pequenas faixas roxas/rosas, sendo que, por causa disso é colocado na categoria de roxo. Esse é um aspecto bastante debatido pelos produtores nacionais, o fato de o tal alho chinês roxo, na verdade não ser roxo, e sim branco com uns ligeiros toques de roxo, enquanto que o alho brasileiro tropical é roxo com umas nuances de branco.

Outro aspeto que permite identificar o alho chinês branco é a qualidade do bulbo e a sua pungência, normalmente o chinês é mais leve e tem menos bulbo e um sabor mais fraco e adocicado. Enquanto que o bulbo brasileiro é mais grossinho, com um sabor mais pungente mais forte, mais ácido.

Como identificar o alho importado da China - Diferenças no alho brasileiro e chinês

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o alho importado da China, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como identificar o alho importado da China

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
William
Suprir as necessidades do mercado? Mas que papo é esse? Recentemente em matéria na TV foi relatado que produtores brasileiros de alho tem tido um prejuízo gigantesco que essa importação de alho chinês. Muitos estão perdendo seus cultivos porque não consegue vender mais, alguns até vendendo ou devolvendo maquinários agrícolas para os bancos porque não consegue mais pagar e o governo facilitando a importação do mesmo. Agora vem dizer que nos brasileiros precisamos de alho chinês o que nem gosto tem aquilo, tá de brincadeira né?
yuri tanaka
p/quem amassa alho, e facil identificar, tem aspecto poroso e cheio de pequenas pretuberancias (que devem ser consequencia de pesticidas) e muito perigoso, se possivel evite consumi-los, eu sou leiga no assunto mas consumo bastante, prefiro nacional
A sua avaliação:
Bruno Areas Pessanha
Somente uma pergunta. Se o solo e consequentemente o alho Chinês é tão contaminado, porquê os Chineses vivem tanto? Aguardo sua resposta.
Wesley
Deve ser porque eles não consomem do próprio alho.

Como identificar o alho importado da China
1 de 3
Como identificar o alho importado da China

Voltar ao topo da página