PARTILHAR

Como fazer para o alho nao ficar verde

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 fevereiro 2017
Como fazer para o alho nao ficar verde

Em quase todos as minhas receitas eu acabo usando alho e cebola, juntamente com um pouco de azeite de oliva. Adoro fazer sempre um pequeno refogado porque acho delicioso o sabor do alho misturado com a cebola, além de ficar sempre um cheirinho bem agradável na cozinha. Acontece que nem sempre tenho tempo de picar o alho para fazer o refogado e também não gosto muito de usar aqueles preparados do supermercado porque o sabor não é o mesmo. E um dos problemas do alho é ele ficar verde, oxidado, por isso andei pesquisando e descobri uma forma de poupar tempo e impedi-lo de esverdear. Na continuação deste artigo do umComo vou explicar como fazer para o alho não ficar verde.

Vai precisar de:
  • Liquidificador ou Processador
  • 200 gramas de Alho
  • Óleo ou Azeite de Oliva
  • Frasco de Vidro, seco e esterilizado
  • Frasco de Vidro, seco e esterilizado
  • Recipiente
Também lhe pode interessar: Como tirar o sabor de alho da comida
Passos a seguir:
1

Aquilo que vamos fazer é uma espécie de pasta de alho conservado no frasco de vidro. Descascamos os dentes de alho e cortamos em pedaços, não precisa picar, basta não deixar inteiro para facilitar o trabalho do processador.

Como fazer para o alho nao ficar verde - Passo 1
2

Depois de cortados colocamos pequenas quantidades de alho no processador ou no liquidificador, conforme o aparelho que estiver usando. Certifique-se que não entope o eletrodoméstico e que não fica com dentes de alho inteiros na mistura. Vá colocando um pouco de cada vez e triturando.

Como fazer para o alho nao ficar verde - Passo 2
3

Quando tiver uma boa quantidade retire para um recipiente e continue a processar o resto dos dentes de alho até acabar. Junte tudo e agora se prepare para colocar no frasco de vidro esterilizado e seco. Se não couber num só frasco pode colocar em mais. Se preferir até pode usar mais do que duzentas gramas de alho conforme o uso que dá em casa.

4

Assim que terminar de encher o frasco coloque o azeite de oliva e se certifique que ele se espalha pelo frasco inteiro, de maneira a conservar o alho. Se preferir também pode colocar um pouco de sal na mistura. Como sabe o sal sempre foi e continua sendo utilizado para conservar comida por mais tempo.

5

Para finalizar tampe o frasco e coloque na geladeira. Sempre que precisar pode ir buscar o alho em conserva para os seus pratos preferidos, e se quiser também existe a possibilidade de conservar a cebola para mais tarde usar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer para o alho nao ficar verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Ana
fiz no processador o alho e o azeite de oliva , coloquei no pote de plástico e mais um pouco de azeite por cima e lacrei o pote e agora menos de uma semana o azeite esta ficando verde? É normal ? Da pra consumir assim? Obrigada
Fábio
Olá, tudo bem? Eu também fazia temperos para uso em casa e ele também ficava verde. Andei pesquisando e vi que o alho tem que estar "maduro" para não ocorrer isso. Comecei a usar alho roxo e ficou melhor. Também os utensílios tem que estar secos. Eu descascava os alhos sem molhá-los porque acredito que isso também contribuía para a ficar verde mais rapidamente. Também colocava uma boa quantidade (não muita) de sal, mais ou menos 30% da mistura que fazia. Deu resultado.
Por exemplo, se usasse 300g de alho colocava aproximadamente 90g de sal. Você pode usar mais sal, até 50% que não fica salgado. Já vi receitas que usam 2, 3kgs de sal. Eu já acho muito. Mas cada um tem uma preferência.
Espero ter ajudado. Um abraço!
A sua avaliação:
Fátima R. Silva
Fiz o tempero processado com a cebola, ficou totalmente verde! Pq? Posso usar mesmo assim?
Adriana
Bom diameu nome é Adriana faço conserva de alho para vender mas estou bem triste porque nos últimos tempos meu alho vem ficando azulado perdendo aquela qualidade da cor normal dele estou preocupada além de pagar caro em cada receita que faço ter que jogar fora semana passada perdi 40 kg de alho por que ficaram verde eu achei que não seria ideal para o consumo e joguei fora tô tendo prejuízo por favor poderia me ajudar não mudei a receita mas não sei o que está acontecendo que está mudando muito obrigada.
Fábio
Bom dia, meu nome é Fábio e cheguei a ter esse mesmo problema. O que eu fiz foram alguns passos a seguir que me ajudaram a resolver esse problema:
1. Quando comprei o alho, procurei ver se ele estava bem maduro (a palha solta com mais facilidade). Caso não solte, deixe ele em um ambiente ventilado e longe do sol
2. Uma dos métodos que fiz (dá um pouco de trabalho, mas acho que valeu a pena) foi tirar os talinhos do meio do alho
3. Outro método que fiz foi descascar os alhos sem deixar de molho na água, pois a mesma tem bastante cloro e outros minerais que podem facilitar a oxidação - assim eu li em pesquisas na internet - e também depois de tritura-los coloca-los em um recipiente seco (100% seco mesmo) e cobrir com óleo ou azeite de oliva. Também um item que ajuda a conserva-lo sem mudança de cor é o sal. Por exemplo, se o alho que eu triturei rende 500g de produto, coloco a mesma quantidade de sal (500g). Misturo bem, coloco em potes plásticos ou de vidro devidamente esterilizados - procuro distribuir bem para não ficar com "ar" na mistura - e em seguida cubro com óleo, mais ou menos 10% dessa nova mistura: 500g de alho + 500g de sal + 100g de óleo.
Isso mesmo: 100g de óleo - uso um recipiente (copo medida, por exemplo) para pesar o óleo e adicionar na mistura.
Espero ter ajudado!
Um grande abraço!
Adriana mellos
Cuidado com conservas de algo e azeite ou óleo. Pode ser perigoso por causa do botulismo. "bactéria pode ser encontrada no solo e também em várias raízes ou bulbos, como o alho. O Clostridium botulinum se desenvolve em ambientes sem ar, o que torna o preparo do alho com azeite o ambiente ideal para o desenvolvimento dessa bactéria.
MARCELO
GOSTEI MUITO
vera candido
quando bato alho no liquidificador ele fica verde que faço para não ficar
Como fazer para o alho nao ficar verde
1 de 3
Como fazer para o alho nao ficar verde

Voltar ao topo da página ↑