menu
Partilhar

Como fechar frascos hermeticamente

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fechar frascos hermeticamente
Imagem: jscookiesandco.com

Quando preparamos conservas e pretendemos guardá-las no congelador para que se aguente por mais tempo, há um simples ato que faz toda a diferença: fechar o frasco hermeticamente, ou em vácuo. Essa técnica consiste em garantir que o frasco fica perfeitamente fechado, impossibilitando assim a entrada e saída de ar e consequente desenvolvimento de micro-organismos que poderiam degradar o alimento. Se você quer aprender como fechar frascos hermeticamente para se certificar de que seus alimentos ficam guardados nas melhores condições de conservação, continue lendo este artigo umComo.com.br e descubra!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como esterilizar os frascos para conservas
Passos a seguir:
1

Existem vários métodos para fechar frascos hermeticamente, que têm vindo a ser colocados em prática há vários anos.

2

Um deles consiste em esterilizar os frascos e, enquanto eles estão quentes, colocar no interior o alimento que se pretende conservar (por exemplo: geleia ou molho de tomate caseiro), até encher o frasco completamente; fechar com a respetiva tampa e virar o frasco para baixo. Desta forma será criado um vácuo naturalmente.

Como fechar frascos hermeticamente - Passo 2
Imagem: sites.google.com
3

Se você quiser saltar a esterilização, pode lavar os frascos na máquina da loiça e, quando a lavagem terminar e eles ainda estiverem bem quentes, colocar o conteúdo quente no interior, tampar bem e colocar os frascos "de pernas para o ar" até esfriarem.

Como fechar frascos hermeticamente - Passo 3
Imagem: kikagula.blogspot.pt
4

Para aquecer os frascos de forma simples e conseguir assim a criação de vácuo, experimente colocá-los vazios e limpos no forno pré-aquecido a 100ºC durante 15 a 20 minutos. Quando esse tempo terminar, retire-os cuidadosamente e encha-os ainda quentes com a galeia quente também. Tampe bem os frascos e mantenha-os virados para baixo durante algumas horas.

Como fechar frascos hermeticamente - Passo 4
Imagem: nunapresents.blogspot.pt
5

De igual forma, depois de inserir o conteúdo no interior dos frascos até enchê-los completamente, há quem os coloque tampados numa panela cheia de água e deixe ferver por cerca de 15 minutos. No final desliga-se o fogo e deixam-se os frascos arrefecer na água para, em seguida, os guardar em local fresco e seco.

Como fechar frascos hermeticamente - Passo 5
Imagem: minhacasinhaeassim.blogspot.pt
6

Ao seguir qualquer um destes métodos para fechar os frascos hermeticamente, será difícil que o conteúdo se degrade. No entanto, se ao abrir o frasco, encontrar algum bolor à superfície, saiba que é normal: trata-se de "camada protetora" que evita que o resto do conteúdo se estrague. Retire-a com uma colher ou faca e consuma o conteúdo como normamente.

Como fechar frascos hermeticamente - Passo 6
Imagem: universoalimentos.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fechar frascos hermeticamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Prefira usar tampas metálicas para fechar seus frascos.
  • Para criar vácuo é necessário que o frasco e o conteúdo que se pretende colocar no interior ainda estejam quentes (por exemplo: geleia acabada de fazer).
  • Depois de abertos os frascos para consumo, devem ser guardados no frigorífico e consumidos dentro de poucos dias.
  • Não coloque no forno frascos que estejam rachados, pois eles podem estalar ainda mais ou até partir.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Polly
Para que seja feito o vácuo, necessariamente, o alimento que será inserido dentro do frasco deve estar quente? Caso o produto que será inserido no frasco a ser vedado esteja em temperatura ambiente, sendo que este ambiente possui temperatura entre 20ºC e 25ºC, e o frasco tenha sido submetido ao calor através de água fervente, vou conseguir a mesma eficácia na vedação?
Editor umComo.com.br
Oi, Polly o produto que vai dentro do frasco não necessariamente precisa estar quente, mas o pote sim.
Karen Limp
Olá! E por quanto tempo dura a conserva hermeticamente fechada?
Eucelis N. G. da Silva
Gostei muito das sugestões, estão de parabéns.
Sara Silva
Oi Eucelis, muito obrigada valeu :) Continue seguindo a nossa página :)

Como fechar frascos hermeticamente
Imagem: jscookiesandco.com
Imagem: sites.google.com
Imagem: kikagula.blogspot.pt
Imagem: nunapresents.blogspot.pt
Imagem: minhacasinhaeassim.blogspot.pt
Imagem: universoalimentos.blogspot.pt
1 de 6
Como fechar frascos hermeticamente

Voltar ao topo da página