Conservas de frutas

Como fazer figos em calda

Como fazer figos em calda
Imagem: recetasdelujo.com

Preparar figos em calda é uma ótima forma de poder conservar esta deliciosa fruta e usufruir dela em qualquer momento que quisermos. Além disso, é uma sobremesa muito saudável já que os figos se destacam por seu grande teor em fibra, favorecendo o trânsito intestinal, e por contribuir com muita água, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Não fique sem provar a receita deste artigo de umComo e prepare figos em calda em muito pouco tempo.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Benefícios do figo
Passos a seguir:
1

Antes de começar a elaborar a receita de figos em calda, deve selecionar muito bem estes frutos. O ideal é que adquira figos maduros, mas que se encontrem firmes e inteiros já que caso contrário poderiam não servir para este preparo.

Como fazer figos em calda - Passo 1
Imagem: tarotida.com
2

Uma vez dispõe dos figos adequados, extraia as pontas e lave-os muito bem, colocando-os sob o jato de água fria da torneira, escorra um pouco e os coloque em uma panela que seja bastante profunda. Enche a panela de água até chegar a cobrir por completo todos os figos e deixe ferver em fogo meio-alto.

3

Passados uns minutos, verá que os figos soltaram uma espécie de seiva branca e se formou uma capa espumosa na água. Neste momento, deve retirar a panela do fogo, tirar essa camada esbranquiçada com a ajuda de uma espumadeira, escorrer os figos e reservá-los.

4

Agora, coloque outra panela bastante grande no fogo e agregue nela o litro de água, o açúcar e a casca de meio limão. Com um garfo, espete várias vezes (4 ou 5) cada figo e vá introduzindo-os na panela junto ao resto de ingredientes. Deverá deixar que tudo vá cozinhando em fogo meio-alto durante ao menos 2 horas para que os figos fiquem bem impregnados e a calda adquira a consistência adequada.

Como fazer figos em calda - Passo 4
Imagem: foroafeitado.com
5

Decorrido esse período de tempo, e quando os figos estiverem macios, retire a panela do fogo e verta a mistura em frascos de vidro. É aconselhável que os frascos estejam esterilizados previamente para garantir uma boa conservação do produto e fechá-los hermeticamente quando tiver acabado de colocar toda a mistura. Seguindo estes simples passos, terá prontos deliciosos figos em calda caseiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer figos em calda, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
3 comentários
Luciana
Olá! Fiz doce de figo caseiro com pouco açúcar. Depois de um mês em geladeira notei a calda com uma baba igual a do quiabo. Isso é normal ou já não está mais apto para consumo?
A sua avaliação:
idalina gomes
devem ficar bem, eu já fiz mas depois seco-os ao sol.
A sua avaliação:
ivanildo francisco
boa noite eu tenho um pe de figo aqui na minha casa carregado de figo eu que fase doce de figo e cauda como tenho fase quero começa com figo verde preciso da receita completa te como me envia manda no meu emal obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivanildo! Para aprender a fazer geleia de figos confira essa receita: https://comida.umcomo.com.br/receita/como-fazer-geleia-de-figos-26427.html Muito obrigada pelo seu comentário :)
Imagem: recetasdelujo.com
Imagem: tarotida.com
Imagem: foroafeitado.com
1 de 3
Como fazer figos em calda