Partilhar

Como fazer chantilly

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer chantilly

O chantilly (nome da cidade francesa de onde procede) é um creme batido ligeiramente açucarado e perfumado com baunilha. É uma das estrelas das sobremesas e da pastelaria, tendo sido criado em França no século XVII. Também se utiliza para adicionar ao café e, em alguns países, não é açucarado nem perfumado. Para que também possa prepará-lo em casa, umComo.com.br ensina passo a passo como fazer chantilly.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer chantilly caseiro
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, antes de preparar o chantilly, vale lembrar que tanto os ingredientes como os utensílios com os quais irá preparar o chantilly deverão estar frios. Deste modo, pode colocá-los durante algum tempo na geladeira para que estejam bem frescos e evitar assim que o calor amacie a gordura da nata e esta perca a consistência.

Como fazer chantilly - Passo 1
2

De seguida, colocamos o creme de leite em um recipiente redondo e batemos, pode ser com a batedeira elétrica ou à mão, até conseguir uma consistência cremosa, solta e firme.

No caso de optar por preparar o seu chantilly com uma batedeira elétrica, deverá usar um recipiente alto para isso.

Como fazer chantilly - Passo 2
3

Uma vez conseguida esta textura, adicionamos o açúcar sem deixar de bater, para evitar assim que baixe e conseguir a consistência ideal.

De seguida, adicionamos também a essência de baunilha, e acabamos de bater para que fique bem misturada. Algumas pessoas optam por não aromatizar o chantilly, por isso isto é completamente opcional.

Como fazer chantilly - Passo 3
4

Se for usar o chantilly para decoração de bolos e sobremesas, pode colocá-lo em um saco de confeiteiro com um bico encaracolado e conseguir acabamentos bonitos, para decorar bolos e topo o tipo de confeitaria.

No nosso artigo ensinamos-lhe como fazer um saco de confeiteiro caseiro.

Como fazer chantilly - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chantilly, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Pode conservar o chantilly na geleira, ou até congelá-lo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer chantilly
1 de 5
Como fazer chantilly

Voltar ao topo da página