Conservas de frutas

Como fazer castanhas em calda

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer castanhas em calda
Imagem: lasrecetasdelibo.wordpress.com

A época de colheita das castanhas varia em função do tipo de castanha a consumir, sendo complicado de encontrar algumas delas em outros momentos do ano. Mas a verdade é que existem diversas técnicas para conservar castanhas e poder saboreá-las a qualquer momento. Um destes métodos consiste em fazer uma calda de castanhas, por isso neste artigo de umComo explicamos todos os detalhes sobre como fazer castanhas em calda.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer goiabas em calda
Passos a seguir:
1

Na hora de preparar castanhas em calda é indispensável descascá-las; alguns retiram a casca dura quando elas ainda estão cruas, usando uma faca, enquanto outros preferem fazer apenas um corte e fervê-las antes de descascar para que a operação seja mais fácil.

Como fazer castanhas em calda - Passo 1
2

Em ambos os casos será necessário depois escaldar as castanhas, isto é, fervê-las um pouco para poder retirar a segunda casca sem nenhum problema. É importante que vá retirando pouco a pouco da água quente para que não sequem, porque então não teria servido para nada.

Como fazer castanhas em calda - Passo 2
Imagem: alacarta.es
3

Por outro lado, devemos colocar em uma panela a água junto com o açúcar e a baunilha ou canela, o que preferir para aromatizar a calda. Vá mexendo para que o açúcar dissolva e quando a calda estiver a ponto de fio, acrescente as castanhas à panela.

Como fazer castanhas em calda - Passo 3
Imagem: esolercocina.blogspot.com
4

Mantenha o fogo baixo e assim saberá que as castanhas estão prontas quando puder atravessá-las com uma faca (ou algum outro utensílio pontiagudo) sem problema . Neste momento, poderá apagar o fogo e passar as castanhas em calda aos frascos ou potes previamente esterilizados para sua conservação.

Lembre que para fechar os frascos a vácuo e poder guardar durante muito mais tempo, é necessário colocar os potes para cozinhar em uma panela com água que cubra eles completamente. Consulte nosso artigo sobre como embalar a vácuo com potes de vidro para conhecer todos os passos.

Como fazer castanhas em calda - Passo 4
Imagem: blanca-mirinconderecetas.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer castanhas em calda, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: lasrecetasdelibo.wordpress.com
Imagem: alacarta.es
Imagem: esolercocina.blogspot.com
Imagem: blanca-mirinconderecetas.blogspot.com
1 de 5
Como fazer castanhas em calda