PARTILHAR

Como torrar castanha-de-caju

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 12 novembro 2020
Como torrar castanha-de-caju

As castanhas-de-caju são alimentos super saborosos que podem ser ingeridos entre refeições como durante um lanche da tarde, ou servidos como aperitivo, sendo uma opção saudável e nutritiva. A forma mais simples e prática de usufruir desse pseudofruto é comprando castanha-de-caju que não precisa assar, ou seja, já pronta para consumo, entretanto, também podemos obtê-las direto da fruta, o que dá um trabalhinho e mais na hora do preparo pois é necessário torrá-las para conseguir abrir a casca que as envolve. A remoção da casca das castanhas do tipo é necessário pois essa parte externa não apenas não é comestível como também possui uma substância tóxica que deve ser eliminada por completo também em razão do gosto amargo que tem.

Se você precisa remover a casca desses pseudofrutos e ainda não sabe como fazer, veja como torrar castanha-de-caju nesse artigo do umCOMO e descubra diversas técnicas que irão facilitar um tanto a sua vida.

Também lhe pode interessar: Como escolher bem o aipim

Como torrar castanha-de-caju no microondas

O microondas é um grande aliado da vida moderna e que pode ser encontrado em quase todas as residências, afinal, é um aparelho simples que pode ser útil na hora de aquecer alimentos já prontos, esquentar água para fazer chás e servir para outras mil coisas, dependendo apenas da nossa criatividade. Uma das funções que os microondas podem ter é na hora de descobrirmos como torrar castanha-de-caju, afinal, o calor proporcionado pelo aparelho é suficiente para deixá-las no ponto certo para consumo.

Para torrar castanhas-de-caju usando o microondas, siga o passo a passo abaixo:

  1. Separe as castanhas que deseja torrar e coloque-as em um recipiente que possa ser levado ao microondas;
  2. Coloque o recipiente no microondas e, em potência máxima, deixe-o por 1 minuto;
  3. Abra o microondas e observe se as castanhas já estão torradas;
  4. Caso necessário, coloque-as por mais 1 minuto até que estejam suficientemente torradas, o que irá variar de acordo com a potência do seu aparelho.

Caso prefira, você também poderá preparar a castanha-de-caju frita, bastando colocá-las em óleo quente por 2 minutos.

Importante: não são todos os recipientes que podem ir no microondas, afinal, alguns materiais podem derreter com o calor ao qual são submetidos, enquanto outros podem até mesmo causar faíscas e acabar por estragar o aparelho. Materiais metálicos como o alumínio jamais podem ser utilizados em microondas, enquanto outros potes como os de plástico podem causar dúvidas. Se você não tem certeza de que um recipiente pode ser utilizado para torrar as castanhas-de-caju, veja também como saber se a vasilha pode ir ao microondas e tire suas dúvidas.

Como assar castanha-de-caju no forno

Já que não são utilizados todos os dias, é muito comum que não estejamos acostumados com os fornos que temos em casa, de forma que pode ser um pouco difícil utilizá-los com certeza do que estamos fazendo quando vamos preparar algum alimento. Se você não é o mestre cuca da casa e precisa de uma pequena ajuda para saber como mexer no aparelho, veja também como usar um forno a gás e se prepara para utilizá-lo adequadamente.

Para saber como assar as castanhas-de-caju no forno, siga o passo a passo abaixo:

  1. Coloque todas as castanhas em uma panela com água e um pouco de sal;
  2. Ligue o fogo e deixa-as até que a água comece a ferver;
  3. Escoe a água e deixe que as castanhas sequem. Para garantir a absorção da água, uma boa ideia é utilizar um pano de prato ou um guardanapo de papel;
  4. Acenda o forno e deixe que aqueça por aproximadamente 15 minutos em temperatura de 180ºC;
  5. Coloque as castanhas em uma forma, tomando cuidado para que todas estejam em contato direto com a forma de forma a não se sobreporem;
  6. Deixe-as no forno por 15 minutos e desligue o fogo;
  7. Espere um pouco para que as castanhas esfriem e fiquem em temperatura própria para consumo.

O procedimento inicial com água é necessário para que as castanhas não fiquem muito ressecadas e acabem por queimar.

Se você tem um forno comum, a lenha ou então um portátil, saiba que também poderão ser bastante eficazes na hora de torras castanhas-de-caju. Além disso, caso você tenha em casa, também é possível preparar as castanhas de caju usando uma Air Fryer.

Como torrar castanha-de-caju - Como assar castanha-de-caju no forno

Como fazer castanha-de-caju na frigideira

Todo mundo tem uma frigideira em casa já que esse objeto é, assim como o microondas, super útil na cozinha podendo ser utilizado para preparar uma enorme diversidade de alimentos, o que inclui as castanhas-de-caju. Uma das vantagens de preparar o alimento desse forma é que, ao contrário dos fornos e do microondas, será um método que te permitirá observar a evolução do processo, permitindo que as castanhas sejam tiradas do fogo exatamente quanto estiverem prontas.

Para preparar o alimento usando esse tipo de panela, siga o passo a passo abaixo:

  1. Coloque a frigideira em fogo médio e espere um pouco até que o utensílio absorva o calor do fogo e esteja bastante quente;
  2. Coloque as castanhas com cuidado na frigideira e, conforme forem torrando, mexa-as para que todos os lados esteja torrados de forma igual;
  3. Assim que estiverem todas torradas, desligue o fogo e espere que as castanhas esfrie para poder comê-las.

Outra opção também saborosa para torras as castanhas-de-caju na frigideira é colocar sal, o que pode ser ótima ideia caso a ideia seja ingeri-las pura em vez de colocá-las em receitas. Para fazer isso, você precisará apenas adicionar um pouco de sal e de óleo ou azeite na frigideira antes de colocar as castanhas e mexer o todo com cuidado para garantir que todas as castanhas estarão igualmente salgadas.

Dica: caso você não esteja preparando as castanhas-de-caju para consumo próprio e deseja realizar o processo em maior escala, é possível adquirir produtos específicos como uma estufa para castanha-de-caju que permitirá a aceleração do processo sem que seja necessário preparar o alimento diversas vezes em pequenas quantidades.

Como torrar castanha-de-caju - Como fazer castanha-de-caju na frigideira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como torrar castanha-de-caju, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Luiz
Sinceramente não funciona essa sua receita se é que pode chamar de receita!
Fiz a experiência e não deu certo! É pura mentira! Não tentem fazer pois é pura mentira é perca de tempo! E até perigoso!
A sua avaliação:
Claudia
Essa forma de assar a castanha no forno é a castanha com casca?
Pamela
Tambem senti falta dessa informação na receita.
A sua avaliação:
Giseli
No micro nao coloquem 3 minutos, as minhas torraram e o pote tb rs. Creio que de um em um minuto seria o certo.
Cristina
Seu microondas não ficou sujo de óleo da castanha do caju? O meu ficou e não sei o que fazer, porque não consigo limpar! Ficou encostado, colado! Sabe alguma dica? Agradeço de verdade!!
Pamela
Sujeira no microondas!!?
Em copo (apropriado) coloque água e um limão cortado em dois, liga lá por 5 minutos (é o modo de limpeza do meu, tira o odor. Marca: Midia Liva), após isso, com o microondas desligado (para sua segurança, fora da tomada) retirar o prato giratório pra lavar, aproveitando a umidade que a água com limão deixou, passe uma flanela limpa.
Se achar necessário úmida com um pouco de sabão.
A sua avaliação:
Iracy Lemos
Precisa ferver as castanhas antes de torrar???
A sua avaliação:
Felipe
Opa. As castanhas precisam está descascada para assar-las no forno do fogão ou pode ser com casca? Porque no meu sítio tem bastante
A sua avaliação:
Dalva Yolanda Mello
Adorei e achei muito simples torrar castanha do Pará
Como torrar castanha-de-caju
1 de 3
Como torrar castanha-de-caju

Voltar ao topo da página ↑