Preparar o arroz

Como aproveitar arroz cozido

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 12 junho 2019
Como aproveitar arroz cozido
Imagem: drweilblog.com

O arroz é uma fonte de energia, usamos muito o arroz para acompanhar as nossas refeições no dia a dia, mas e se sobrar quase 1 kg de arroz do jantar de família? Ou da churrascada de domingo? Como posso aproveitar tanto arroz? É muito fácil, tem apenas que ter boas receitas disponíveis ou um pouco de criatividade. Se tiver muitas sobras de arroz branco em casa e não souber o que fazer com elas, nós damos algumas sugestões, não precisa deitar comida fora. Existe sempre uma alternativa para fazer uma alimentação completamente diferente com o arroz que sobrou do almoço. Pode também optar por congelar o seu arroz caso não o queira consumir durante a semana. Assim fica com um acompanhamento pronto para aqueles dias em que está sem tempo. Saiba como aproveitar o seu arroz cozido em umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como fazer arroz à camponesa

Índice

  1. Como aproveitar arroz cozido
  2. Dica para aproveitar arroz cozido
  3. Congelar arroz cozido

Como aproveitar arroz cozido

Nos jantares de família ou nas churrascadas com os vizinhos e amigos sobra sempre arroz branco cozido, e muitas vezes você se pergunta o que vai fazer com tanto arroz. É simples, não tem que comer arroz cozido a semana toda, ou acompanhar o bendito arroz com tudo. A melhor forma de aproveitar arroz cozido é procurar receitas que usem arroz cozido como base, normalmente se usar as sobras do seu arroz para fazer outra refeição vai render muito, pelo menos mais duas refeições, tudo depende dos comilões que tenham em sua casa. Fica bastante econômico e não se estraga comida. Exitem milhares de receitas com bases de arroz já cozido, pode fazer arroz chau chau, bolinhos de arroz, salada de arroz, arroz de forno entre outros. É só uma questão de procurar e adaptar aos seus gostos.

Como aproveitar arroz cozido - Como aproveitar arroz cozido
Imagem: chefonline.continente.pt

Dica para aproveitar arroz cozido

Se não tiver muito tempo, pode apenas com uma lata de atum, um pouco de molho de tomate e queijo ralado fazer uma refeição. Basta fazer um refogado, colocar o molho de tomate e o atum, tempere a gosto. Colocar numa travessa de ir ao forno um pouco do arroz, depois o atum com o molho, o restante arroz por cima e por último polvilhar com o queijo. Coloque no forno a uma temperatura média. Em 10 minutos tem uma refeição mega rápida e saborosa para aproveitar o arroz cozido que tem na geladeira.

Como aproveitar arroz cozido - Dica para aproveitar arroz cozido

Congelar arroz cozido

Pode também congelar o seu arroz, deixe sempre esfriar, nunca congele nada quente, isso pode danificar a restante comida que tem no freezer. Coloque o arroz em quantidades certas para cada refeição, não misture todo o arroz em sacos ou potes de plastico, depois de congelado é muito difícil separar. Mexa bem o arroz antes de congelá-lo, para ele não ficar colado de mais, coloque a data e pode guardá-lo no freezer. Na altura de descongelar, não coloque o arroz direto em altas temperaturas, como no microondas ou no forno, deixe ele descongelar por uma hora, pelo menos, na geladeira. Passado essa hora pode acabar o descongelamento no forno ou microondas, o mais aconselhado é mesmo deixar de um dia para o outro na geladeira. Pode sempre congelar os alimentos que cozinhou, assim aproveita as suas sobras de comida, bem econômico.

Como aproveitar arroz cozido - Congelar arroz cozido
Imagem: fazfacil.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar arroz cozido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: drweilblog.com
Imagem: chefonline.continente.pt
Imagem: fazfacil.com.br
1 de 4
Como aproveitar arroz cozido