Armazenar os alimentos frescos

Como conservar a massa fresca

Como conservar a massa fresca

É cada vez maior o número de amantes da massa que decidem fazer a sua própria massa fresca em casa. Nestes casos, a correta conservação da massa tem uma grande importância para que ela dure mais e conserve o seu sabor e textura. Tanto se estiver pensando em comer a massa em alguns dias, como se preferir guardar por um mês, neste artigo de umComo vamos explicar para você como conservar a massa fresca e garantir a mesma qualidade.

Também lhe pode interessar: Como manter a salsinha fresca

Passos a seguir:

1

Se o que lhe interessa é conservar a massa por um curto prazo de tempo, a primeira coisa que deve fazer é colocar a massa sobre uma superfície antiaderente e polvilhar um pouco de farinha sobre ela para ela não grudar. Você também pode juntar a massa formando "ninhos" isso vai ajudar a impedir que grudem uma na outra.

2

Deixe a massa secando ao natural durante no mínimo uma hora. Depois, certifique-se de que a massa está tão seca como a comprada em qualquer loja.

3

Quando a massa tiver secado o suficiente, coloque-a em uma bolsa hermética ou em um tupperware e coloque na geladeira. Desta forma a massa pode ser conservada fresca por até 3 dias. Para não se esquecer do dia em que colocou a massa na geladeira, uma dica pode ser colocar uma etiqueta na bolsa ou tupperware com a indicação do dia em que a guardou na geladeira.

Como conservar a massa fresca - Passo 3
4

Se preferir conservar a massa por mais tempo, deverá repetir o processo explicado, mas neste caso a massa terá que secar por 24 horas. Desta forma, poderá conservar a massa na geladeira por uns 15 dias.

5

Também pode congelar a massa depois de seca e conservar no congelador de 2 a 3 meses. Lembre-se de etiquetar os pacotes de massa identificando a data em que ela foi cozinhada.

Agora que você já sabe como pode conservar a sua massa fresca, não perca as nossas sugestões de recheios para massa fresca e de molhos para massa fresca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar a massa fresca, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Vitor Ferreira
Então.
Eu faço todas as etapas. Mas aqui em Curitiba clima muito úmido. Dependendo da época a massa começa a secar e depois a escurecer. Se eu fizer ravióli/Tortei ela seca as pontas mas a parte do recheio fica macio, coloca na geladeira começa a amolecer e machucar a massa.
Eu tô tentando fazer pra vender, mas tô m batendo quanto a isso.
Eu poderia colocar pra secar no sol, mas quintal aberto e com muito pó.
Qual melhor forma para secagem e embalar as massa mantendo o formato produzido?!
Melina
Olá, Vitor. Não sei se você conseguiu alguma solução, porém o que eu faço é ferver as massas de raviolli por uns 3 a 5 minutos, dar choque térmico, e deixar secar na geladeira e então depois embalar a vacuo.
A sua avaliação:
M. Elisabeth Covas
Bom dia . Gostaria de saber porque a massa secando no varalzinho tem partes que ela escurece ,deixei de um dia para o outro em ambiente arejado .Fiz uma receita mais seca e outra com a massa mais molhada , tempo de chuva ,mas local fechado com tela e vidros basculantes altos abertos ,os que sequei sobre uma toalha não aconteceu isso . Será que devo deixar algumas horas no varal e depois passar par a toalha? Aguardo uma ajuda ,obrigado . Usei farinha de trigo tipo 1 , com ovos ,e pouquinho de óleo.
A sua avaliação:
Elizângela
Adorei as dicas
A sua avaliação:
Sonia
O que fazer para minha massa do tortei não escurecer
Maria das Graças M. A
Quero saber como faço para minha massa de macarrão escurecer?me ajude pir favor.obrigada.
Claudio Fernandes Viveiro
Maria você tem de deixar a massa de macarrão secar bem para depois colocar em sacos plásticos. Se levar a geladeira a massa sem estar seca, depois de alguns dias ela começa a escurecer...
A sua avaliação:
Fátima luziê
Bom dia,quero vender massa fresca, gostaria de saber como preparar massa para uma 3meses,já tenho vasilhas que vão ao freezer e micro ondas.aceito dicas.
CLAUDIO FERNANDES VIVEIRO
Fátima... você pode cozinhar as massas, ir colocando elas sobre uma toalha de mesa limpa e deixar esfriar e secar um pouco... Depois é só intercalar as massas em filme PVC untando com uma pequena camada de óleo entre a massa e o filme... Depois pode levar ao freezer...
maria de lourdes vieira de souza
como embalar massa fresca cozida tipo lazanha,canelone etc
Claudio Fernandes Viveiro
Você pode cozinhar as massas de lasanha e ir colocando elas sobre panos de pratos limpos ou uma toalha de mesa limpa. Assim que secar e esfriar, pegue filme de PVC e espalhe uma camada bem fina de óleo sobre o filme, coloque a massa de lasanha, espalhe uma camada bem fina de óleo sobre o camada da lasanha, coloque filme de PVC e espalhe e camada bem fina de óleo... é assim por diante... Depois você pode congelar essas camadas de massa intercaladas com filme de PVC.
1 de 2
Como conservar a massa fresca