Gengibre fresco

Como escolher gengibre fresco

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher gengibre fresco

O gengibre é uma raiz de origem asiática que oferece vários benefícios para a saúde. O popular alimento, famoso pelo seu sabor picante, possui ação bactericida, termogênica e desintoxicante e anti-inflamatória. O seu consumo é benéfico para o sistema digestivo, circulatório e respiratório. O gengibre é ainda usado para aumentar a imunidade, acelerar o metabolismo e promover a perda de peso e aliviar sintomas menstruais e de ressaca. Se você pretende beneficiar das propriedades do gengibre mas tem dúvidas na hora de comprar, esse artigo pode ajudar a escolher o exemplar perfeito. Continue lendo esse artigo do umComo para saber como escolher gengibre fresco e não volte a errar quando visitar o mercado.

Também lhe pode interessar: Como manter a salsinha fresca

Passos a seguir:

1

Na hora de comprar gengibre, prefira a variedade fresca e evite a forma seca em especiaria. O gengibre fresco não é só superior em sabor, como também possui maior quantidade de substâncias ativas que beneficiam o organismo como o gingerol.

No Brasil, a produção de gengibre é muito pequena. Contudo, é um alimento bastante fácil de encontrar. Procure o gengibre fresco na seção de produtos frescos do mercado, como frutas e legumes.

Para saber como escolher gengibre fresco, passe ao próximo passo.

Nota: Para bolos e biscoitos, pode optar pelo gengibre em pó vendido em lojas de produtos naturais.

2

Prefira comprar uma raiz fresca quando ela é firme e livre de mofo, tem casca lisa e clara e não apresenta machucados. Geralmente, quando o gengibre está ressecado por fora, fica murcho por dentro. Prefira peças mais sólidas e tenha em conta que quanto maior o gengibre é, mais ele encolhe.

Pode testar um dos cones da raiz para conferir a sua frescura interior sem errar. Se ele romper e possui um aspeto sólido e forte, está fresco e bom para consumo.

Dica: É importante ressaltar que, quanto mais velha a raiz de gengibre for, mais picante será o seu sabor.

Como escolher gengibre fresco - Passo 2
3

Para conservar o gengibre fresco, deixe a raiz em temperatura ambiente por uma semana. O gengibre deve ficar longe da luz e da umidade que favorecem o aparecimento de mofo. Após esse tempo, embrulhe em papel toalha, coloque em um saco de plástico fechado e coloque na geladeira. Pode deixar o gengibre na geladeira por 2 a 3 semanas.

Outra opção para conservar gengibre é fazer uma deliciosa conserva. Confira como fazer como fazer gengibre em conserva nesse artigo.

O gengibre pode ainda ser congelado. Para isso, coloque-o em um saco com selo hermético e coloque no freezer por um período até 3 meses. Quando necessitar, corte um pedaço do tamanho que necessita. Tenha em conta que o congelamento destrói as células do gengibre, alterando a sua textura e removendo os seus nutrientes. No entanto, seu aroma e sabor são preservados. Evite congelar a raiz depois de descascada e cortada.

4

Recomendações

  • O gengibre é um dos alimentos mais utilizados na medicina ayurvédica indiana, sendo usado para tratar resfriados, rinites crônicas, doenças asmáticas e obesidade. Para saber como perder peso com ayurveda, entre no artigo.
  • Os Chefs de cozinha atuais usam o gengibre em pratos doces e salgados, abusando da criatividade com o sabor picante e fresco do alimento. Confira como cozinhar gengibre, dando uma olhada nessas dicas.
  • Alguns profissionais que usam a voz, como cantores e palestrantes, mascam gengibre para combater a rouquidão.
Como escolher gengibre fresco - Passo 4
5

Agora que já sabe como escolher gengibre fresco, confira outros artigos sobre esse super alimento:

Como usar gengibre para emagrecer

Como usar o gengibre para a tosse

Como fazer gengibre cristalizado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher gengibre fresco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como escolher gengibre fresco