Conservar produtos

Como conservar tomates

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 dezembro 2017
Como conservar tomates
Imagem: debierzo.com

O tomate é um alimento muito apreciado em qualquer cozinha. Com eles podemos fazer uma infinidade de pratos, molhos e acompanhamentos, para que nossas refeições sejam bem mais saborosas. Por isso, conservar os tomates de forma adequada pode servir para evitar que apodreçam e possam ser usados a qualquer momento, sem necessidade de estarem frescos. Sendo assim, para armazenar e preservar os tomates, sejam eles maduros, verdes ou velhos, existem diversas técnicas. Em umComo.com.br explicamos a você como conservar tomates de forma fácil, preservando sua qualidade e sabor para poder cozinhá-los a qualquer momento.

Também lhe pode interessar: Como conservar alcachofras

Índice

  1. Conservar tomates maduros
  2. Conservar tomates verdes
  3. Conservar tomates velhos
  4. Conservar tomates crus ou em molho
  5. Conservar tomates secos
  6. Conservar tomates: congelador
  7. Conservar tomates: molhos e conserva

Conservar tomates maduros

Antes de conservar os tomates, preste bem atenção para escolher os melhores. Evite que tenham manchas, pele danificada ou áreas amareladas e que sua cor seja rosada. Para preservar os tomates maduros e frescos, sejam eles comprados ou cultivados, o melhor truque é guardar à temperatura ambiente, por volta dos 13ºC (55ºF). Não é recomendável colocar na geladeira, já que podem perder seu sabor e sua textura. Desta forma, para aproveitar ao máximo a qualidade dos tomates maduros é conveniente consumi-los de 2 a 5 dias depois da compra ou colheita, segundo o tipo de tomate: cereja, de cacho ou maduros no pé, entre outros. Para conservá-los, evite que a luz direta do sol chegue até eles e coloque-os com o caule para cima, para evitar que amoleçam.

Conservar tomates verdes

Os tomates verdes, além de terem um aspecto diferente dos maduros, também são conservados de uma forma diferente. Para preservar sua qualidade durante mais tempo, coloque os tomates com o caule para baixo dentro de uma caixa de papelão coberta com jornal. É recomendável colocar a caixa em um lugar fresco, mas não refrigerado, até que os tomates fiquem vermelhos e, portanto, amadureçam.

Outro método para conservar este tipo de tomates é colocá-los também com o caule para baixo, dentro de uma sacola de papel. Se quiser acelerar o amadurecimento, guarde com eles uma maçã madura. Quando os tomates verdes estiverem completamente vermelhos, pode conservá-los seguindo as técnicas dos tomates maduros.

Como conservar tomates - Conservar tomates verdes
Imagem: clem-floresefrutas.blogspot.com

Conservar tomates velhos

Quando os tomates perderam seu amadurecimento, é o momento de conservá-los na geladeira. Como saber se o tomate passou do ponto? É simples. Observamos se sua cor é muito vermelha e se a textura é mais suave do que o normal. Assim, para evitar a perda dos seus fatores de qualidade e que seu sabor seja maior, podemos conservá-los na geladeira durante uns 3 ou 5 dias. É conveniente colocá-los em uma sacola de papel ou plástico com algumas aberturas se quiser diminuir a perda de água. Lembre-se de tirar os tomates da geladeira pelo menos uma hora antes de cozinhar ou comer. Desta forma você ajuda a que recuperem a temperatura ambiente e com ela seu sabor.

Conservar tomates crus ou em molho

Se quiser fazer conserva de tomate, esta é uma boa opção. Descasque o tomate, corte em quatro pedaços e coloque em um pote. Para guardá-lo deste modo, tente apertar os pedaços de tomate para evitar que fique ar dentro do pote. Outra forma de conservar este tipo de tomates é fazer um molho. Pode acrescentar à conserva outras verduras e armazená-las no mesmo pote.

Como conservar tomates - Conservar tomates crus ou em molho
Imagem: olorajazmin.com

Conservar tomates secos

Secar os tomates ajudará você a conservá-los durante meses. Assim você poderá usá-los para cozinhar estufados, refogados ou em saladas. Para secar os tomates, corte-os e acrescente um pouco de sal. Depois, deixe secar ao sol durante 5 ou 6 dias. Depois deste tempo, coloque os tomates em uma corda e pendure em um lugar seco e fresco. Também pode colocá-los em potes com azeite de oliva.

Como conservar tomates - Conservar tomates secos
Imagem: e-cocinablog.blogspot.com

Conservar tomates: congelador

Um jeito fácil de preservar todas as qualidades do tomate é congelá-lo. Assim você conserva seu sabor fresco e todos os seus nutrientes. Este método ajudará você a ter um alimento fresco nos dias em que precisar cozinhar algo rápido. Pode fazer sopas e molhos ou acrescentar aos seus pratos como molho de tomate, evitando os molhos pré-fabricados. Antes de congelar é bom descascar ou escaldar previamente. Assim poderá conservá-los com todo seu sabor e sem que percam propriedades.

Conservar tomates: molhos e conserva

Fazer conserva caseira com o tomate é muito simples, e além do mais é uma forma de desfrutar do sabor natural do tomate, sem necessidade de comprar os molhos. Além disso, a conserva caseira dura mais de um ano, sem perder as propriedades do tomate.

Também pode fazer geleias ou compotas ou envasar os tomates fritos ou ao natural. Se decidir conservá-los ao natural devem estar muito maduros, e é recomendável descascar antes. Se ao invés disso preferir fritar o tomate, tente cortar em pedaços e coloque para ferver, assim você consegue eliminar líquidos. Depois, quando estiver mais espesso, acrescente óleo, pimenta e sal - a gosto - à panela e deixe ferver por mais 10 minutos. Nos dois casos, pode colocar o tomate em potes fechados hermeticamente e ferver em banho-maria por mais 20 minutos.

Com o que sobrar do tomate que não tenha usado para fazer a conserva, pode fazer suco de tomate com o caldo restante. Deve simplesmente acrescentar sal e pimenta a gosto.

Como conservar tomates - Conservar tomates: molhos e conserva
Imagem: ikerikrecetas.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: debierzo.com
Imagem: clem-floresefrutas.blogspot.com
Imagem: olorajazmin.com
Imagem: e-cocinablog.blogspot.com
Imagem: ikerikrecetas.blogspot.com
1 de 5
Como conservar tomates