Partilhar

Como conservar berinjelas

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como conservar berinjelas

A berinjela conta com infinitos benefícios que a tornam uma hortaliça perfeita para preparar uma infinidade de pratos. Mas além de saber como cozinhar berinjelas, também se torna necessário saber quais são os melhores métodos para conservá-las e garantir assim todas as suas propriedades nutritivas. Por isso, em umComo queremos lhe contar mais a respeito de como conservar berinjelas.

Também lhe pode interessar: Como conservar alcachofras

Como conservar berinjelas: frescas

Na hora de guardar as berinjelas frescas, será importante que você as mantenha separadas de outras hortaliças e frutas, já que a berinjela reage ao gás etileno que outros vegetais soltam e estraga-se antes. Trata-se da mesma reação que faz com que as bananas escureçam na geladeira.

Deste modo, as berinjelas podem chegar a aguentar alguns dias na geladeira antes de se estragarem, mas não será recomendável conservá-las frescas além deste prazo. Lembre-se que se você as comprou em uma embalagem -saco plástico, papel, filme, etc., será fundamental tirá-las antes de colocá-las no frio.

Como conservar berinjelas - Como conservar berinjelas: frescas

Como conservar berinjelas: congeladas

Caso você tenha um excesso de berinjelas e não vá cozinhá-las, pode optar por congelá-las para assim conservá-las em ótimas condições. Para isso, antes você precisará prepará-las, de modo que deverá lavá-las e cortá-las em rodelas, quadrados, tiras ou como preferir e depois escolher entre escaldá-las ou grelhá-las.

A escolha será em função de que receita você vai quer preparar depois com a berinjela congelada. Se optar por escaldá-la, você só precisará dar-lhe uma fervura durante um ou dois minutos e colocá-la depois em um recipiente com água fria e gelo para parar o cozimento. Pelo contrário, se você passar na grelha ou na frigideira só deverá esperar esfriar antes de colocar a berinjela no congelador.

Como conservar berinjelas - Como conservar berinjelas: congeladas

Como conservar berinjelas: em conserva

Outra boa forma de preservar as berinjelas é colocá-las em frascos ou potes de conserva embaladas a vácuo. Neste caso, também será necessário antes lavar, cortar e cozinhar as berinjelas -por exemplo, assadas ao forno ou na brasa-, como também deverá esterilizar os potes de vidro que for usar. Este último processo você pode ver em nosso artigo sobre como esterilizar potes para conserva.

Do mesmo modo, você também pode optar por conservar as berinjelas em vinagre junto com alguma erva aromática ou alho, por exemplo, à vinagrete. Ou inclusive é possível colocá-las em azeite após tê-las refogado na frigideira ou preparar berinjelas em escabeche. Como você preferir!

Como conservar berinjelas - Como conservar berinjelas: em conserva

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar berinjelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como conservar berinjelas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
rosimeire aparecida de souza
tudo de bom estas coisa
tereza
gostaria de saber quanto tempo dura a berinjela feita no azeite e forno

Como conservar berinjelas
1 de 4
Como conservar berinjelas

Voltar ao topo da página