Partilhar

Como congelar cogumelos

 
Por Redação umCOMO. 6 junho 2020
Como congelar cogumelos

Os cogumelos estão muito presentes em diferentes tipos de culinárias, pois são muito populares, fáceis de cultivar e de encontrar em diversos mercados. É um alimento que pode se tornar parte de várias receitas, seja como ingrediente principal ou quando usado na preparação de molhos ou servido como acompanhamento de legumes, carnes e peixes. Para manter os cogumelos em boas condições e poder aproveitá-los por um longo período, é essencial que você saiba congelá-los. Isso vai permitir que você desfrute do produto em todas as receitas que desejar colocar em prática.

Se você quer saber como congelar cogumelos passo a passo, os diferentes métodos que existem e como conservar molhos feitos com esse ingrediente, recomendamos que você siga lendo este prático artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como congelar abacate

Como congelar cogumelos frescos

Antes de congelar os cogumelos, você deverá observar em que estado eles estão. Em outras palavras, fique atente se eles estão frescos ou já cozidos, pois o método de congelamento será diferente em cada um dos casos. Se você deseja saber como congelar cogumelos crus ou frescos, siga as etapas:

  1. Tanto se você colheu pessoalmente os cogumelos quanto se os comprou frescos, observe cuidadosamente suas condições, e descarte aqueles que contenham vermes ou pareçam estar apodrecendo. Neste link, você aprenderá mais sobre como saber se os cogumelos não estão bons.
  2. Lave os cogumelos antes de congelá-los, pois isso é essencial para que mais tarde você possa comê-los em boas condições. Se você está se perguntando como limpar os cogumelos, observe que será necessário ter em mãos um pano limpo e úmido, além de seguir essas etapas.
  3. Limpe cada um dos cogumelos com o pano e corte a parte inferior do caule para lavá-los, removendo os restos de terra.
  4. Evite limpar os cogumelos com água, já que eles a absorvem facilmente e, quando no congelador, geram um excesso de gelo que pode afetar a qualidade do produto. Aqui você pode aprender mais sobre como limpar cogumelos.
  5. Depois de limpá-los e cortá-los em fatias ou pedaços, coloque os cogumelos em papel absorvente de cozinha para que eles terminem de liberar a umidade.
  6. Coloque os cogumelos já cortados e secos em sacos plásticos, melhor ainda se eles forem específicos para o freezer, e guarde-os. Registre a data em uma etiqueta e cole-a em cada saco para controlar o tempo de congelamento.

Quando você quiser cozinhar os cogumelos, descongele-os na geladeira para que eles se mantenham frescos. Se você tiver dúvidas sobre quanto tempo os cogumelos duram na geladeira, saiba que, para que fiquem perfeitos, eles podem ser refrigerados por um período de até uma semana. Ainda assim, quanto mais cedo você os consumir, mais gostosos eles vão estar.

Como congelar cogumelos - Como congelar cogumelos frescos

Como congelar cogumelos cozidos

Depois de entender que você pode congelar cogumelos e saber como fazê-lo enquanto eles estão frescos, também é importante que você saiba como congelá-los cozidos. Existem duas maneiras de cozinhar cogumelos antes de colocá-los no freezer:

  • Refogados: coloque os cogumelos em uma panela quente com óleo, mexendo bem por cinco minutos. Veja se estão totalmente cozidos quando o líquido tiver evaporado.
  • Cozidos no vapor: mergulhe os cogumelos em uma tigela cheia de água, adicionando uma colher de sopa de suco de limão por cinco minutos. Em seguida, cozinhe os cogumelos no vapor por mais 5 minutos se os pedaços estiverem inteiros, ou por 3 minutos se eles estiverem picados.

Após o cozimento, é hora de entender como congelar os cogumelos que você preparou. Siga as seguintes dicas para congelar cogumelos cozidos adequadamente:

  1. Aguarde até que os cogumelos esfriem após o cozimento.
  2. Coloque-os separadamente em uma bandeja ou prato plano.
  3. Armazene-os em sacos plásticos, de preferência com fecho hermético, deixando um espaço de 3 centímetros entre a abertura do saco e os cogumelos. Assim, eles terão espaço para expandir.
  4. Remova o máximo de ar possível dos sacos antes de selar, para evitar que os cogumelos queimem por conta do frio durante o congelamento.
  5. Coloque os sacos plásticos no freezer e você vai ver que os cogumelos vão congelar completamente em cerca de 2 horas.
Como congelar cogumelos - Como congelar cogumelos cozidos

Pode congelar cogumelo de lata?

Além de poder congelar cogumelos frescos e cozidos, você também pode congelar cogumelos em conserva. Dessa forma, você aumentará os períodos em que poderá consumi-los. Siga as etapas para fazê-lo:

  1. Coloque os cogumelos enlatados no papel absorvente de cozinha para sugar o líquido que eles contêm.
  2. Armazene os cogumelos em recipientes herméticos ou em sacos plásticos adaptados para freezers.
  3. Coloque-os no freezer e lembre-se de que, para aproveitar todo o sabor do produto, você deve consumi-los dentro de 2 meses. Mesmo assim, ainda é permitido comer esses cogumelos por mais tempo, pois por mais que eles percam qualidade, não estarão estragados.

Como congelar molho de cogumelos

Depois de aprender a congelar cogumelos, pode ser que você também queira saber como conservar os molhos que você prepara usando esse ingrediente. Por exemplo, com manteiga, azeite, cebola, suco de limão, nata, sal e pimenta, você pode fazer um excelente molho de cogumelos. Aqui deixamos uma receita passo a passo sobre como fazer molho de cogumelos. Depois de pronto, siga estas dicas sobre como congelar molho de cogumelos:

  • Você pode congelar facilmente o molho de cogumelos em um recipiente hermético para mantê-lo em boas condições, mas isso só funciona se você não usar laticínios em sua preparação.
  • Para evitar laticínios na preparação do molho, lembre-se de que você terá que evitar o uso de nata e, se possível, também o de manteiga (ou use apenas em doses mínimas).
  • Recomendamos o uso de sacolas com zíper hermético, tupperwares ou potes verticais que também fechem hermeticamente.
  • Lembre-se de anotar a data em que cozinhou e congelou o molho de cogumelos, para sempre levar o tempo em consideração.

Outras dicas para congelar cogumelos

No umCOMO, queremos terminar de fornecer todas as informações referentes a esse tema, te oferecendo ainda mais dicas sobre como congelar cogumelos:

  • Se após congelar os cogumelos algumas vezes no freezer você perceber que usando sacolas plásticas eles oxidaram, recomendamos que você as evite a partir de agora. Opte por outros potes ou tupperwares, já que os sacos podem não fechar tão bem, deixando a umidade entrar e causando a oxidação.
  • Cogumelos em conserva adquirem uma textura mais macia após o congelamento e descongelamento.
  • Os cogumelos em lata podem ser conservadas por mais 4 dias na geladeira após o descongelamento.
  • Você deve consumir os cogumelos descongelados no mesmo dia, caso os tenha descongelado em água fria ou no microondas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar cogumelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como congelar cogumelos

O que lhe pareceu o artigo?

Como congelar cogumelos
1 de 3
Como congelar cogumelos

Voltar ao topo da página