Como congelar acelgas
Se comprou acelga fresca ou a cultiva em seu próprio jardim e precisa guardá-la um tempo antes de consumí-la, o melhor é congelar as acelgas para que se conservem em perfeito estado e mantenham todas suas propriedades intactas. É preferível consumir as verduras frescas. Mas, se precisamos conserva-las uns dias ou meses, congelá-las antes de que comecem a se deteriorar é o método mais indicado para desfrutar delas em qualquer momento.
Se quer saber como congelar acelgas, continue lendo este artigo de umComo.com.br no qual vamos explicar o processo com todos os detalhes.
Passos a seguir:
Algumas das propriedades das acelgas que conseguimos conservar ao congelar estas verduras de folha são os betacarotenos, os antioxidantes, vitaminas, cálcio, ferro e potássio, componentes necessários para conservar em bom estado nossa vista, os ossos, a circulação sanguínea e a pele. Portanto, as acelgas são uma das melhores verduras para as criança
Para poder cozinhar acelgas mais adiante, e não no momento em que as compramos ou as colhemos da horta, antes de apanhar as acelgas frescas e as pôr no congelador, devemos prepará-las da forma mais correta para que se conservem da melhor forma possível, isto é, temos que limpar, cortar e empacotar devidamente. Se o fizermos bem, evitaremos a indesejada camada de gelo, uns cristais de gelo que se formam nos alimentos congelados quando não se executa o processo corretamente, já que dá um sabor desagradável e tira as propriedades que as acelgas contêm quando estão frescas.
Para congelar acelga corretamente e assim poder saboreá-la em qualquer outro momento e cozinhar, por exemplo, um delicioso e completo prato de acelga com grãos de bico, a primeira coisa que se deve fazer é eliminar as partes que estejam em mau estado, sejam partes das folhas ou do caule. Corte estas partes da acelga e elimine-as; a seguir, lave com bastante água todas as acelgas para tirar qualquer resíduo de sujeira e de substâncias como os possíveis pesticidas que possam restar ainda. Depois, corte em pedaços pequenos tanto as folhas como os caules.
Você pode guardar as acelgas congeladas sem cozimento prévio ou pode fazê-la tendo-as pré-cozido primeiro. Se você decidir congelá-las ainda cruas, assim como as cortou, pode guardá-las em potes ou tupperwares com fechamento hermético ou utilizar sacos especiais para congelar, seja qual for o método escolhido, se assegure de que está bem fechado e que nenhuma parte da acelga ficou descoberta.
Uma vez que estejam bem isoladas, já pode guardar as acelgas no congelador, tente fazê-lo rapidamente pois ter o congelador aberto é uma das coisas que provoca o gelo nos alimentos guardados, já que a temperatura varia rapidamente.
Por outro lado, se prefere guardá-las pré-cozidas para que depois seja mais fácil o processo de descongelar as acelgas e as cozinhar, uma vez limpas e cortadas, deverá pôr água em uma panela e quando estiver no ponto de ebulição, acrescente as acelgas cortadas e deixe que cozinhem só 2 minutos. Retire-as rapidamente do fogo e escorra bem e, uma vez que já não estejam muito quentes, guarde-as em tupperwares ou em sacos especiais para congelar e as coloque no congelador.
É bom que antes de consumir as verduras elas sejam escaldadas antes de serem cozidas ou congeladas. Este processo que se conhece como escaldamento das verduras faz que se detenha a produção de enzimas e evita, assim, que as verduras amadureçam nos próximos dias e é aconselhável para conservar os nutrientes. Trata-se de escaldar em água fervendo as verduras previamente frias, escorre-las e voltar a esfriá-las.
Para isso, encha uma panela ou um recipiente grande com água, acrescente gelo e deixe esfriar durante uns 3 ou 5 minutos. Imediatamente acrescente as acelgas em água fervendo que tiver preparada em outra panela; graças ao contraste de temperatura conseguiremos deter as enzimas que fazem que a verdura fique em mau estado mais rapidamente, e assim depois de 2 minutos na água fervendo retire do fogo e as esfrie colocando de novo diretamente na água com gelo, deixe no gelo no máximo 2 minutos e retire-as, já pode guardar em sacos especiais para congelar ou embalagens adequadas para o congelamento e coloque-as no congelador.
No dia que quiser comer acelga não é necessário tirá-las do congelador horas antes, já que a melhor forma de cozinhá-las é acrescentá-las à panela com a água já fervendo e as deixar cozinhar durante os minutos que sejam necessários para a receita que queira elaborar, ainda que normalmente com 15 minutos é suficiente.
Se gostou de conhecer como congelar acelgas, também pode interessar você saber como congelar espinafre e como congelar alcachofras.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar acelgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.
Conselhos
- Divida as acelgas em porções para uma ou duas pessoas e as guarde assim no congelador para que seja mais fácil cozinhá-las mais adiante.
- As acelgas podem estar congeladas entre 10 e 12 meses sem estragar, mas aconselhamos que você que coloque a data na embalagem para que saiba quanto tempo faz que congelou as acelgas.
- É importantíssimo eliminar o ar da embalagem onde as colocar para congelar, assim não se formará gelo nem se queimarão pelo frio.
- A embalagem que contenha as acelgas não deve tocar as laterais da gaveta do congelador, assim evitamos que as acelgas se queimem.