PARTILHAR

Como congelar acelgas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como congelar acelgas

Se comprou acelga fresca ou a cultiva em seu próprio jardim e precisa guardá-la um tempo antes de consumí-la, o melhor é congelar as acelgas para que se conservem em perfeito estado e mantenham todas suas propriedades intactas. É preferível consumir as verduras frescas. Mas, se precisamos conserva-las uns dias ou meses, congelá-las antes de que comecem a se deteriorar é o método mais indicado para desfrutar delas em qualquer momento.

Se quer saber como congelar acelgas, continue lendo este artigo de umComo.com.br no qual vamos explicar o processo com todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como congelar beterraba
Passos a seguir:
1

Algumas das propriedades das acelgas que conseguimos conservar ao congelar estas verduras de folha são os betacarotenos, os antioxidantes, vitaminas, cálcio, ferro e potássio, componentes necessários para conservar em bom estado nossa vista, os ossos, a circulação sanguínea e a pele. Portanto, as acelgas são uma das melhores verduras para as criança

Para poder cozinhar acelgas mais adiante, e não no momento em que as compramos ou as colhemos da horta, antes de apanhar as acelgas frescas e as pôr no congelador, devemos prepará-las da forma mais correta para que se conservem da melhor forma possível, isto é, temos que limpar, cortar e empacotar devidamente. Se o fizermos bem, evitaremos a indesejada camada de gelo, uns cristais de gelo que se formam nos alimentos congelados quando não se executa o processo corretamente, já que dá um sabor desagradável e tira as propriedades que as acelgas contêm quando estão frescas.

Como congelar acelgas - Passo 1
2

Para congelar acelga corretamente e assim poder saboreá-la em qualquer outro momento e cozinhar, por exemplo, um delicioso e completo prato de acelga com grãos de bico, a primeira coisa que se deve fazer é eliminar as partes que estejam em mau estado, sejam partes das folhas ou do caule. Corte estas partes da acelga e elimine-as; a seguir, lave com bastante água todas as acelgas para tirar qualquer resíduo de sujeira e de substâncias como os possíveis pesticidas que possam restar ainda. Depois, corte em pedaços pequenos tanto as folhas como os caules.

3

Você pode guardar as acelgas congeladas sem cozimento prévio ou pode fazê-la tendo-as pré-cozido primeiro. Se você decidir congelá-las ainda cruas, assim como as cortou, pode guardá-las em potes ou tupperwares com fechamento hermético ou utilizar sacos especiais para congelar, seja qual for o método escolhido, se assegure de que está bem fechado e que nenhuma parte da acelga ficou descoberta.

Uma vez que estejam bem isoladas, já pode guardar as acelgas no congelador, tente fazê-lo rapidamente pois ter o congelador aberto é uma das coisas que provoca o gelo nos alimentos guardados, já que a temperatura varia rapidamente.

4

Por outro lado, se prefere guardá-las pré-cozidas para que depois seja mais fácil o processo de descongelar as acelgas e as cozinhar, uma vez limpas e cortadas, deverá pôr água em uma panela e quando estiver no ponto de ebulição, acrescente as acelgas cortadas e deixe que cozinhem só 2 minutos. Retire-as rapidamente do fogo e escorra bem e, uma vez que já não estejam muito quentes, guarde-as em tupperwares ou em sacos especiais para congelar e as coloque no congelador.

Como congelar acelgas - Passo 4
5

É bom que antes de consumir as verduras elas sejam escaldadas antes de serem cozidas ou congeladas. Este processo que se conhece como escaldamento das verduras faz que se detenha a produção de enzimas e evita, assim, que as verduras amadureçam nos próximos dias e é aconselhável para conservar os nutrientes. Trata-se de escaldar em água fervendo as verduras previamente frias, escorre-las e voltar a esfriá-las.

Para isso, encha uma panela ou um recipiente grande com água, acrescente gelo e deixe esfriar durante uns 3 ou 5 minutos. Imediatamente acrescente as acelgas em água fervendo que tiver preparada em outra panela; graças ao contraste de temperatura conseguiremos deter as enzimas que fazem que a verdura fique em mau estado mais rapidamente, e assim depois de 2 minutos na água fervendo retire do fogo e as esfrie colocando de novo diretamente na água com gelo, deixe no gelo no máximo 2 minutos e retire-as, já pode guardar em sacos especiais para congelar ou embalagens adequadas para o congelamento e coloque-as no congelador.

6

No dia que quiser comer acelga não é necessário tirá-las do congelador horas antes, já que a melhor forma de cozinhá-las é acrescentá-las à panela com a água já fervendo e as deixar cozinhar durante os minutos que sejam necessários para a receita que queira elaborar, ainda que normalmente com 15 minutos é suficiente.

Se gostou de conhecer como congelar acelgas, também pode interessar você saber como congelar espinafre e como congelar alcachofras.

Como congelar acelgas - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar acelgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Divida as acelgas em porções para uma ou duas pessoas e as guarde assim no congelador para que seja mais fácil cozinhá-las mais adiante.
  • As acelgas podem estar congeladas entre 10 e 12 meses sem estragar, mas aconselhamos que você que coloque a data na embalagem para que saiba quanto tempo faz que congelou as acelgas.
  • É importantíssimo eliminar o ar da embalagem onde as colocar para congelar, assim não se formará gelo nem se queimarão pelo frio.
  • A embalagem que contenha as acelgas não deve tocar as laterais da gaveta do congelador, assim evitamos que as acelgas se queimem.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como congelar acelgas
1 de 4
Como congelar acelgas

Voltar ao topo da página ↑