Partilhar

Como limpar cogumelos

 
Por Sara Viega. Atualizado: 1 agosto 2018
Como limpar cogumelos

O cogumelo branco é a espécie de fungo comestível mais utilizada no âmbito culinário, já que se trata de um ingrediente que tem a capacidade de complementar praticamente qualquer prato, seja de carne, peixe ou massa. Podemos incluir os cogumelos em uma infinidade de acompanhamentos e dar aos nossos pratos um toque de sabor único. No entanto, antes de usá-los devemos limpá-los adequadamente, uma vez que costumam ter uma grande quantidade de terra. Se ainda não sabe como o fazer, não perca este artigo de umComo e descubra como limpar os cogumelos.

Também lhe pode interessar: Como guardar cogumelos
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos fazer para limpar os cogumelos corretamente é cortar o tronco dos cogumelos, uma vez que é a zona com mais terra acumulada. Pegue simplesmente em uma faca afiada de tamanho médio e corte a extremidade do tronco, onde se encontra toda a terra.

2

Quando tiver todos os troncos cortados, já pode começar a limpá-los. Os cogumelos contêm uma grande quantidade de água, de maneira que não é recomendável deixá-los de molho, já que depois ainda acumulariam mais água e ao cozinhá-los expulsariam muito líquido.

3

Assim, o que temos de fazer é pegar um pano limpo, umedecê-lo em água, escorrer para retirar o excesso e esfregar o cogumelo com ele para tirar a terra. Deverá esfregar fazendo movimentos circulares e rápidos para retirar melhor a sujeira. É importante referir que este truque do pano só poderá ser realizado com cogumelos frescos.

4

Para uma maior precisão, depois de limpar os cogumelos com o pano, pode pegar em uma escova de dentes, umedecê-la em água, e esfregar o fungo para acabar de tirar os possíveis restos de terra. Este truque é aconselhável usar naqueles que não ficaram limpos por completo.

Como limpar cogumelos - Passo 4
Imagem: kiwilimon.com
5

O inconveniente deste método é que deve limpar os cogumelos um por um. Outra forma de lavá-los mais rápido e todos ao mesmo tempo é introduzi-los em um escorredor, abrir a torneira de água e passá-los uns segundos debaixo do jato. Além disso, lembre-se que não deve deixá-los de molho. Depois, com as mãos, pode esfregar os restos de terra. Enquanto estão debaixo d'água, agite energicamente o escorredor para que chegue a todos os cogumelos e não fique preso.

6

Uma vez que tenha seus cogumelos bem limpos, já pode cortá-los a gosto e usá-los para cozinhar os seus pratos favoritos. Lavar fungos não é uma tarefa complicada, mas um pouco longa se você preferir o processo mais preciso, que é fazer um por um. Não obstante, se dispõe de tempo, é o mais eficaz já que permite retirar toda a terra.

Dica: Se você gosta das receitas com cogumelos, não perca a seguinte receita - Como fazer molho de cogumelos

Como limpar cogumelos - Passo 6
Imagem: quiendalavez.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar cogumelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como limpar cogumelos

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar cogumelos
Imagem: kiwilimon.com
Imagem: quiendalavez.es
1 de 3
Como limpar cogumelos

Voltar ao topo da página