Como congelar vagem
Muitas pessoas cultivam sua própria horta em casa e têm a necessidade de congelar os frutos que produzem para poder desfrutar durante o ano, outros preferem comprar fresco no mercado, mas não tem tempo para poder comer esses produtos antes de que comecem a perder propriedades.
Para todas estas pessoas é imprescindível conhecer este método para congelar vagem, com o qual a verdura poderá permanecer intacta durante meses, recuperando o mesmo sabor de quando foi acabada de cortar no momento em que desejar.
Se quer saber como congelar vagem, continue lendo o seguinte artigo de umComo.
Passos a seguir:
Para congelar a vagem não serve simplesmente colocá-las no congelador, temos que as preparar de uma determinada maneira para poder preservar todas suas qualidades e sabor sem danificá-las.
Ao congelar os alimentos, criam-se cristais de gelo e se o processo não for feito da forma correta estes cristais podem mudar a estrutura da comida, fazendo com que a vagem tenha um gosto desagradável de metal, que perca a textura que as caracteriza e todos os nutrientes que esta saudável verdura tem.
Para evitar que isto aconteça o congelamento deve ser rápido, desta forma os cristais de gelo que se formam são pequenos e não podem romper as estruturas celulares da vagem. Para saber como congelar vagem de forma rápida conservando suas propriedades deve seguir os passos que lhe damos em seguida.
As verduras que, como a vagem, se consomem cozidas, devem ser escaldadas antes de serem congeladas. Isto significa que têm que escaldá-las em água fervendo, escorrer e esfriá-las imediatamente com água muito fria. Para o fazer tem que colocar água fria com gelo em um recipiente e jogar as vagens nesse recipiente depois de as escaldar.
O escaldamento deve ser feito com a água fervendo com um tempo que pode variar, dependendo da espessura e corte da vagem, entre 1 a 3 minutos. Quanto maior forem as vagens, mais se aproximará dos 3 minutos, e se as cortar em pedaços pequenos o tempo para as escaldar deve ser inferior.
Uma vez frias, as vagens têm que ser escorridas e secas. Este ponto é importante pois devem-se secar completamente, sem deixar água que depois se congele e queime a vagem. Depois de as secar, congele imediatamente e desse modo já desativou as proteínas da vagem que poderiam estragar o alimento com as suas reações.
Quando colocar as vagens a congelar é importante fazê-lo em porções pequenas, se sumamos a isto ao fato de estarem frias quando vão para o congelador, minimizamos o risco de se formarem cristais que possam prejudicar a sua boa conservação. Deste modo, o congelamento acontecerá de forma homogênea e rápida.
As vagens podem permanecer no congelador até 12 meses, por isso recomendamos comê-las antes de que ultrapassem essa data. Uma boa forma de controlar isso é escrever em um papel a data do dia de congelamento, assim sabemos sempre quanto tempo falta antes de começarem a perder as suas propriedades.
Quando quiser comer, simplesmente deve pô-las em água fervendo durante 30 minutos, sem descongelá-las previamente nem nada.
Se quer saber como congelar outros alimentos como as uvas, os tomates ou as alcachofras, convidamos você a visitar nossos artigos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar vagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.
Conselhos
- Deve se embalar bem as vagens, de forma hermética para que não ressequem e sem ar para que não entrem cheiros que afetem seu sabor.
- É importante que não toque as paredes do congelador, caso contrário, a vagem pode queimar e estragar-se.
- Elimine o ar da bolsa onde congela as vagens, isso é importante para que não se queimem.