Outras Técnicas para cozinhar

Como congelar alimentos crus

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como congelar alimentos crus
Imagem: merdeka.com

Congelar alimentos crus ajuda a preservá-los, a durarem muito mais tempo do que o normal, permite também que possa comer alimentos de uma época específica todo o ano, basta congelar uma quantidade significativa do alimento. Pode congelar peixe, marisco, carne, vegetais ou fruta mas cada um tem a sua especificação, uma forna diferente de conservar.

Se pretende saber como congelar alimentos crus este artigo umComo vai esclarecê-lo, mostrando passo a passo como congelar os seus alimentos de modo a consumi-los frescos como no dia em que os congelou.

Também lhe pode interessar: Como congelar alimentos cozidos

Passos a seguir:

1

Escolha os alimentos que pretende congelar, no caso da fruta não escolha fruta demasiado madura nem verde de mais. Os vegetais/legumes deve optar por frescos, assim que possa congele, só assim mantém a sua qualidade, em relação às carnes e peixes a dica é a mesma congele quanto mais fresquinhos melhor.

Colocar o peixe no freezer para além de manter os peixes fresco por um período maior de tempo, mata também as bactérias que o peixe possa ter. Para quem gosta de fazer Sushi em casa fica a dica, congele pelo menos 24 horas antes de confeccionar, para cortar o peixe até convém estar parcialmente congelado assim consegue cortar fininho e o peixe não se desfaz.

Como congelar alimentos crus - Passo 1
Imagem: cidademarketing.com.br
2

Lave bem os alimentos crus, no caso da fruta e alguns legumes, como brócolos ou couve-flor deixe em água e vinagre, se for necessário, por uns minutos depois retire e limpe cuidadosamente. Os vegetais/legumes devem ser passados por água a ferver durante um ou dois minutos, depois passe por água fria, vai manter a cor e reduzir os microrganismos deixe escorrer toda a água. A carne deve-se retirar os ossos, os tendões e a gordura excessiva depois lavar e secar com uma pano de cozinha. O marisco deve ser bem lavado e cortado, em relação ao peixe deve ser arranjado para além de lavado e seco delicadamente, retire as escamas e as tripas.

Como congelar alimentos crus - Passo 2
Imagem: jubley.blogspot.com
3

Na hora de embalar os alimentos, se você tiver um sistema de embalar em vácuo é o mais indicado para a conservação dos alimentos no freezer. Caso não disponha desse sistema, opte por comprar sacos próprios para a congelação.

Como congelar alimentos crus - Passo 3
Imagem: portuguese.alibaba.com
4

Com os alimentos crus lavados e arranjados coloque-os nos sacos, identificados e colocando as datas de congelação, muito importante.

Como congelar alimentos crus - Passo 4
Imagem: organizaracasa.com
5

Tempo máximo de congelação

Peixes gordos: 3 a 4 meses

Peixes Magros: 6 a 8 meses

Marisco: 4 a 6 meses

Carne: 6 a 7 meses

Vegetais/legumes: 3 a 6 meses

Fruta: 5 a 6 meses

6

Quando quiser um alimento que esteja no seu freezer basta no caso da carne, peixe e marisco retirá-los 24 horas antes de confeccionar e deixar descongelar no refrigerador lentamente, os vegetais/legumes e frutas descongelam rápido, 4 horas é suficiente para poder consumi-los.

Congelar alimentos crus é uma forma de ajudá-lo na cozinha, tornando a tarefa de cozinhar mais rápida e fácil, poupe tempo e não estrague alimentos com estas táticas de congelação.

Como congelar alimentos crus - Passo 6
Imagem: passionatenutrition.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar alimentos crus, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Não volte a congelar qualquer alimento depois de descongelar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: merdeka.com
Imagem: cidademarketing.com.br
Imagem: jubley.blogspot.com
Imagem: portuguese.alibaba.com
Imagem: organizaracasa.com
Imagem: passionatenutrition.com
1 de 6
Como congelar alimentos crus