Conselhos para cozinhar

Como fazer uma comida rápida e fácil

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 4 julho 2019
Como fazer uma comida rápida e fácil
Imagem: colunas.receitas.com

A vida passa a correr, entre trabalho, casa e muitas vezes academia não sobra muito tempo para nós. E que tal, levarmos horas na cozinha? Aí é que o bicho pega! Ainda há aqueles dias em que dá uma preguiça danada de ir para a cozinha. Relaxe, em umComo.com.br damos umas dicas bacanas para você saber como fazer uma comida rápida e fácil. Não tem grande mistério, basta uma organização na sua dispensa e uma pequena planificação das refeições a fazer na semana.

Também lhe pode interessar: Como derreter goiabada - fácil e rápido!

Índice

  1. Planificação alimentar
  2. Tenha sempre à mão enlatados
  3. Massas e arroz também são uma boa opção
  4. Congelados

Planificação alimentar

O maior erro para perder horas na cozinha é não sabermos o que fazer para as refeições, acabamos por cozinhar algo mais demorado, depois falta ingredientes para a receita que queríamos e temos que pesquisar outra. Tudo isto demora tempo.

Para facilitar, no fim de semana ou num dia em que tenha mais tempo, dedique uns 15 a 20 minutos a planejar as suas refeições da semana e a fazer a sua lista de compras semanal.

Pesquise por comidas rápidas e fáceis, existem muitas como um fideuá rápido, uma tarte de maçã ou torta de limão é só uma questão de procurar. Evite receitas com muitos passos ou com muitos ingredientes, opte por receitas com uma base simples e sempre pode dar o seu toque pessoal.

Realize a lista de compras só após o plano das suas refeições estar concluído para não correr o risco de faltar algum item.

Como fazer uma comida rápida e fácil - Planificação alimentar
Imagem: mercadinhossaoluiz.com.br

Tenha sempre à mão enlatados

Nunca esqueça de incluir enlatados na sua lista de compras, poupa muito tempo, por exemplo tenha sempre latas de tomate, para fazer aqueles molhos maravilhosos e rápidos, compre também grão, feijão, milho, atum, tudo o que você gostar de comer se existir em latinha é uma vantagem, você vai perceber que simplifica a sua vida e não deixa de comer o que deseja por não ter tempo.

Como fazer uma comida rápida e fácil - Tenha sempre à mão enlatados
Imagem: batomvermelho.xpg.uol.com.br

Massas e arroz também são uma boa opção

Compre muita massa, massa faz-se rápido e fica bem com tudo, seca ou fresca é como preferir. A massa fresca de pizza é ótima para matar o desejo de pizza e faz-se bem rapidinho só tem que escolher os ingrediente certos, tenha à mão também massa quebrada/folhada fresca para fazer uma tarte deliciosa, fica pronta em 15 minutos. Aproveite o que a indústria tem de bom e adapte aos seus hábitos alimentares. Arroz também é uma boa solução, pode fazer empadão de arroz com atum ou arroz com vegetais e presunto. Exitem muitas receitas com estes ingredientes basta uma breve pesquisa e terá mil e uma opções fáceis e rápidas.

Como fazer uma comida rápida e fácil - Massas e arroz também são uma boa opção
Imagem: ocado.com

Congelados

Compre congelados, o bacalhau é um ingrediente que dá trabalho se for comprado às postas, tem que ser demolhado e muitas vezes desfiado. Se optar por bacalhau congelado e desfiado poupa muito tempo, tal como o restante peixe, opte por comprar peixe em filetes para simplificar. O marisco quando é vendido congelado também vem limpo, isto faz com que possa comer uma comida especial em pouco tempo de confecção.

Comprar comida já confeccionada e congelada é uma opção sim, mas pouco saudável, visto que são usados muitos aditivos para dar mais sabor à comida e para esta durar mais tempo. Dê preferência a congelar as suas refeições, basta fazer comida para sobrar, aumente as doses que costuma fazer, reserve num taparuere ou em vários, deixe arrefecer por completo e congele. É bastante simples e tanto pode congelar alimentos cozinhados como alimentos crus. Dá imenso jeito chegar à geladeira e tirar a nossa refeição, basta descongelar no microondas ou deixar de um dia para o outro.

Como fazer uma comida rápida e fácil - Congelados
Imagem: sandrinha-falcao.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma comida rápida e fácil, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: colunas.receitas.com
Imagem: mercadinhossaoluiz.com.br
Imagem: batomvermelho.xpg.uol.com.br
Imagem: ocado.com
Imagem: sandrinha-falcao.blogspot.com
1 de 5
Como fazer uma comida rápida e fácil